Principal
 Calendário
 Contato
 Cronometragem
 Editorial
 Fórum
 Inscrições
 Links
 Notícias
 Procure sua foto
 Promoção
 Resultados
 Saúde
Editorial
Domingo, 24 de Abril de 2005
A alegria das pequenas corridas

(baseado na Corrida de Páscoa de Caieiras. Fotos gentilmente cedidas por Tião Moreira)

Olá amigos,

O que é uma pequena corrida ?

Uma pequena corrida normalmente é organizada por pessoas que amam o esporte amador. Pessoas que dedicam parte de seu dia e de sua vida ao atletismo e tentam dividir os benefícios recebidos pelo esporte entre a comunidade onde residem. As inscrições costumam ser gratuitas ou é estipulado um valor acessível para a maioria dos corredores de baixa renda. A estrutura do evento é bem modesta, diferente das grandes provas que costumamos assistir na TV.



Independente da premiação, distância, número de participantes, condições adversas, etc., os atletas encaram a corrida como se fosse a mais importante de todas. O semblante de cada um, momentos antes da largada, é o mesmo que vemos nas grandes provas que costumamos assistir na TV.



A largada é sempre muito rápida. Os atletas tentam vencer seus adversários nos primeiros metros da prova. A estratégia é correr o mais rápido possível no começo e depois aumentar o ritmo um pouco mais !
Obs.: O trânsisto nem sempre é totalmente bloqueado. Na lista de adversários devemos sempre incluir os motoristas desatentos e/ou maldosos.



A chegada é sempre repleta de emoções. Não existe nada mais gratificante do que ser recebido pela comunidade com aplausos calorosos. O reconhecimento pela vitória, o nome sendo anunciado pelos auto-falantes, a medalha no peito, o pódio, o troféu, são momentos inesquecíveis na vida de um atleta.



Mas o mais importante é o papel social que as pequenas corridas desenvolvem na periferia e nas pequenas cidades. Há muito tempo o atletismo deixou de ser ensinado e praticado nas escolas, atualmente só se fala em futebol, voley e basquete. Corridas de rua então... só na TV e no dia 31 de dezembro. As pequenas corridas estão aí para ocupar esse espaço vago deixado pelas autoridades governamentais.



Estimular as pequenas corridas, principalmente na periferia, é uma forma de proporcionarmos a inclusão social dessas crianças. É uma maneira de aumentarmos a auto-estima delas, oferecendo uma alternativa de vida sadia longe do crime e das drogas.



Como atletas e cidadãos, essa é a dose de contribuição que temos a obrigação de doar. Precisamos manter acesa a chama de esperança representada pelas pequenas corridas. Precisamos lutar contra os que estão fazendo de tudo para acabar com esse espetáculo de cidadania, impondo restrições e cobrando taxas abusivas para realização dos eventos.
Somos os responsáveis pela continuidade da "safra" de grandes corredores brasileiros. Acabando as pequenas corridas, acabam os futuros atletas. Acabando os futuros atletas, acaba nossa alegria de sonhar com grandes vitórias brasileiras no circuito internacional.

Queremos de volta as pequenas corridas.

Queremos de volta nossas grandes alegrias !



 


Nelson Mendonça
Atleta e consultor de sistemas
Conheça o editor

Leia os últimos editoriais

Envie mensagens para o editor