RESULTADOS

Circuito de Corridas da Caixa

Data: 27/09/2009

Percurso: 10 km

Local: Fortaleza - CE

Telefone: (11) 3045-0018

Site: www.circuitocaixa.com.br

Resultados estão publicados no site do Circuito

VEJA COM FOI


A alagoana Marily dos Santos e o pernambucano Ubiratan José dos Santos foram os vencedores da etapa de Fortaleza do Circuito de Corridas da CAIXA, realizada neste domingo. Em um bonito dia de sol forte, Marily completou o percurso de 10 km, com largada na bela Praia de Iracema, em 35min53. Ubiratan garantiu a primeira colocação com 30min49. A dupla ainda não tinha vencido nenhuma etapa da competição, que tem dez provas realizadas em oito cidades do país.

Fortaleza foi a sétima corrida do calendário 2009 do Circuito CAIXA, que terá a próxima prova no dia 18 de outubro, em Curitiba (PR), antes das etapas de São Paulo e Brasília. Realizada pelo sexto ano consecutivo na capital cearense, a etapa atraiu 2.600 participantes nas disputas de 5 km e 10 km. Os cinco primeiros colocados de cada categoria na elite, masculino e feminino, dividiram o prêmio de R$ 13.800,00.

"A disputa foi muito boa e é sempre bom correr aqui”, disse Marily, que foi acompanhada de perto pela piauiense Conceição de Maria Carvalho Oliveira. Segunda colocada na prova, Conceição buscava a terceira vitória consecutiva no Circuito (venceu em Belo Horizonte e Porto Alegre), mas cruzou a linha a 0s05 da campeã.

Além do nível das concorrentes, a piauiense destacou o calor forte como mais um obstáculo a ser vencido nesta manhã. "A prova foi muito difícil, as meninas estão todas muito bem, mas hoje meu maior adversário foi o calor”, admitiu. "É complicado quando você sai de São Paulo, com 14°C, e corre aqui com 28°C. O calor estava bem forte, mas deu para superar”, completou, satisfeita.

Em terceiro lugar ficou Marizete Moreira dos Santos, com 36min04. "Esta é uma prova muito forte, mas graças a Deus consegui um bom resultado.” A quarta colocada foi Andrea Celeste (37min01), seguida por Simone Alves da Silva (37min14).

Ubiratan evita o bi de Giomar - Estratégia e treinamento foram os diferenciais de Ubiratan para conquistar a vitória nesta manhã. "Saí um pouco atrás e fiquei estudando meus adversários. No meio da prova, decidi avançar porque o Giomar é muito bom de final e você não pode vacilar”, disse o pernambucano, que participou pela primeira vez no ano no Circuito. Ele não estranhou o calor, mas confessa ter sofrido mais com o vento forte. "Evitei o pelotão da frente para não me desgastar com a ventania.”

Ubiratan e Giomar correram juntos até o km 7, quando o pernambucano ganhou a dianteira. "Assumi a liderança e não perdi mais. Adotei a estratégia certa, porque decidi no meio da prova. Estou muito feliz por ter vencido e vim pensando nisso. Treinei bastante para esta prova e gostei muito. O percurso está de parabéns, tinha muita água pelo caminho e a corrida teve um nível bem forte.”

Campeão em Fortaleza na temporada passada, Giomar Pereira da Silva teve os planos do bicampeonato impedidos e teve de se contentar com a segunda colocação, com o tempo de 31min23. "Não venci, mas a prova foi boa e consegui um bom resultado, principalmente porque estou vindo da Meia maratona do Rio e não estava no ritmo para uma prova de 10 km”, avaliou o atleta. Giomar foi o melhor brasileiro na Meia Maratona do Rio, com a terceira posição, assim como Marily, também a melhor atleta nacional da prova.

"Estou treinando para o Mundial e, por isso, acho que consegui correr em um ritmo bom aqui”, completou, lembrando sua convocação para o Mundial de Meia Maratona, dia 11, em Birminghan (ING).

Líderes mantêm a ponta do ranking

Apesar dos resultados em Fortaleza, o ranking CAIXA/CBAt de Corredores de Rua manteve os líderes. No feminino, Marizete de Paula Rezende permanece na ponta com 200 pontos (somou 14 pela sétima colocação no Ceará), mas a diferença para a segunda colocada, Marizete Moreira dos Santos, caiu. Com a terceira posição obtida neste domingo, Marizete Moreira mantém a vice-liderança no ranking e chega aos 172 pontos. Antes, 40 pontos separavam as duas na lista.

"Vou lutar até o final", avisou Marizete Moreira. "A briga está forte e, a cada ano que passa, mais meninas chegam deixando grande a concorrência."

Já Conceição de Maria assumiu a terceira posição, agora com 158 pontos, ultrapassando Andrea Celeste, que soma 151. "Meio caminho está andado, agora é buscar o segundo lugar”, comemorou Conceição. "Minha prioridade será disputar o Circuito para brigar no ranking”, completou, confirmando presença na etapa de Curitiba.

No masculino, Giomar também segue na primeira posição, agora com 182 pontos. Em segundo está José do Nascimento Souza (140), seguido por Anoé dos Santos Dias (128), João Ferreira de Lima, o João da Bota (121), Marcos Antonio Pereira (116), Sivaldo Viana (105) e Ivanildo Pereira dos Anjos (100), o Gomes.

Resultados

Feminino

1 - Marily dos Santos - 35min53
2 - Conceição de Maria Carvalho Oliveira - 35min58
3 - Marizete Moreira dos Santos -36min04
4 - Andrea Celeste - 37min01
5 - Simone Alves da Silva - 37min14
6 - Antonia Bernadete Lins da Silva - 37min24
7 - Marizete de Paula Rezende - 38min25
8 - Maria Sandra Pereira da silva - 40min05
9 - Elizabeth Esteves de Souza - 40min40
10 - Rosângela Figueiredo - 43min15

Masculino
1 - Ubiratan José dos Santos - 30min49
2 - Giomar Pereira da Silva - 31min22
3 - Jair José da Silva - 31min27
4 - Sivaldo Santos Viana - 31min28
5 - Raimundo Nonato da silva - 31min34
6 - Adelson Alves Rodrigues - 32min10
7 - Ivanildo Pereira dos Anjos - 32min22
8 - Naval Figueiredo Assis de Freitas - 32min40
9 - Benedito Donizetti Gomes - 32min50
10 - Alex Januário de Mendonça - 32min54

Mais informações em www.circuitocaixa.com.br