RESULTADOS

Revezamento Super 40

Data: 06/04/2008

Percurso: 40 km

Local: Rio de Janeiro - RJ

Telefone: (11) 3714-0506

Site: www.yescom.com.br

Resultados estão publicados no site da Yescom

VEJA COM FOI



A equipe do Exército confirmou o favoritismo e conquistou o tricampeonato do Super 40 km de Revezamento, prova disputada na manhã deste domingo no Aterro do Flamengo, no Rio. O time de 10 corredores completou a prova em 2h02min53, e marcou novo recorde, 2min53 abaixo de sua própria marca no ano passado. No feminino, a vitória foi do Maratona Clube Brasil e Proforma, comandado pela ex-atleta Janete Mayal, com o tempo de 2h52min18.

O Rio de Janeiro amanheceu neste domingo com o tempo nublado e a temperatura amena, em torno de 18 graus, condições perfeitas para a disputa de uma competição que reuniu corredores amadores e alguns iniciantes no esporte.

O Super 40 chega à sexta temporada como o principal circuito de revezamento do país. A prova de 40 km reúne equipes de 10 corredores, em sua maioria, facilitando a integração de amigos e iniciantes no esporte. Cerca de 800 equipes participaram da abertura da temporada, com destaque para a Academia Proforma, que teve 21 equipes, a Bodytech, com 18 e a Cia Athletica, com 11. Entre os grupos de funcionários de empresas, a TV Globo compareceu com 15 equipes, seguida da CAIXA, com 13, e Golden Cross, com 11.

A largada foi dada pelo medalhista olímpico Arnaldo de Oliveira, que integra o programa Heróis do Atletismo, patrocinado pela CAIXA. Desde o início, ficou claro que a equipe da Comissão Desportiva do Exército (CDE) não teria adversários. Seus atletas saíram na ponta e mantiveram a liderança a cada revezamento de 4 quilômetros. No final, Reginaldo Campos fechou o percurso com o tempo de 2h02min53, baixando o recorde de seu time em quase três minutos. Em 2007, a equipe do Exército venceu com o tempo de 2h05min44.

O grupo do Exército reuniu dois atletas profissionais – José Gutembergue Ferreira, que treina em Petrópolis com Henrique Viana, o técnico de Franck Caldeira, e o próprio Reginaldo, treinado por Adauto Domingues, técnico de Marilson Gomes dos Santos -, os cariocas Weder Dias Ferreira e Sérgio Machado, Alisson Vieira, do interior do Rio Grande do Sul, Fabrício Borges, de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, Laerte Lodi, de Porto União, em Santa Catarina, e os paranenses Marcelo Vecchi, Valdir Batista e Alessandro de Souza.

O time treinou na Urca, no Rio de Janeiro, nas últimas três semanas depois de vencer uma seletiva entre os melhores corredores do Exército. “Fizemos um treinamento para baixar nosso recorde e deu tudo certo neste domingo”, explicou o coordenador do grupo o major José Carlos Pinheiro. Segundo ele, estes corredores representarão o Brasil no Mundial de Maratona Militar, em outubro, em Capri na Itália, mesmo mês em que alguns deles estarão na Corrida de 10 Milhas do Exército Norte-americano para defender o título conquistado individualmente e por equipes no ano passado. Esta prova reúne 26 mil atletas de todo o mundo e foi vencida por José Gutembergue em 2007.

Ritmo mais lento no feminino

Se no masculino, o ritmo foi muito forte, o mesmo não se repetiu no feminino. Mesmo liderando a prova inteira, a equipe comandada pela ex-atleta Janete Mayal, a Maratona Clube Brasil e Proforma venceu com o tempo de 2h52min18, bem inferior à marca do ano passado. Mesmo assim, o grupo de 10 corredoras cariocas fez muito festa na chegada.

“Sabia que íamos lutar pelo pódio, mas conquistar a vitória foi muito importante, pois é a estréia desta equipe em provas do gênero”, explicou Mayal, que atualmente treina 20 corredores em uma área da Lagoa. Mayal divide o comando do time com a portuguesa radicada no Rio, Rita Borralho, que está em seu país por causa de um problema de saúde. A equipe reúne corredoras amadoras de várias atividades. As domésticas Margareth de Souza, Maria Aparecida Ângelo e Antonia Lemos, a psicóloga Vanessa Protásio, a administradora Denise Cesca, a comerciaria Adaide Jesus, a contadora Roselina Monteiro, a advogada Andréa Folegatti, a estudante Danielle Carvalho e a personal Janete Mayal.

A atriz Lucélia Santos também participou da prova. Ela completou os quatro quilômetros em 15min51 e sua equipe fechou o percurso em 4h02min25.

O organizador do Super 40, Thadeus Kassabian, da Yescom, empresa responsável por algumas das principais provas de rua do país, como a Maratona de São Paulo, Meia Maratona do Rio, Volta da Pampulha e São Silvestre, está otimista com o futuro deste tipo de prova. “O Super 40 tem um grande potencial de crescimento. Em 2009, acredito que teremos 10 mil corredores aqui no Aterro do Flamengo.”

Nesta temporada, o Super 40 tem mais três provas programadas. Em São Paulo, no dia 18 de maio, em Belo Horizonte, em 17 de agosto e, em Brasília, em 28 de setembro.

Resultados

Masculino
1) CDE (Comissão Desportiva do Exército), 2h02min53
2) Lauter Nogueira Sports/Asics, a 2min08
3) Montevérgine, a 8min37

Feminino
1) Maratona Clube Brasil e Proforma, 2h52min18
2) Toscano Preparação Física, a 16min57
3) Chão do Aterro, a 17min22

Mais informações no site www.super40.com.br