RESULTADOS

São Paulo Classic

Data: 23/11/2008

Percurso: 10 km

Local: São Paulo - SP

Telefone: (11) 3884-4188

Site: www.corpore.org.br

Resultados estão publicados no site da Corpore

VEJA COM FOI

Após uma noite chuvosa, o dia amanheceu com tempo bom e levou para a Assembléia Legislativa de São Paulo nada mais nada menos que 12mil pessoas para participarem da 14ª Samsung 10K Corpore São Paulo Classic / 7º Trófeu Zumbi dos Palmares. “O esporte é um grande instrumento de aproximação das pessoas, para educação das pessoas e a Prefeitura tem que estar ao lado desses eventos para assim tornar São Paulo uma cidade de grandes eventos, e isso tem que incluir os esportes”, afirmou o Prefeito Gilberto Kassab que acompanhou a corrida.

Com a retirada de kits acontecendo antecipadamente, os atletas puderam chegar com tranqüilidade e aproveitar as diversas ações que a Samsung criou para o evento antes mesmo de dar a largada. Espaço Sustentabilidade, Bem-Estar, Experience e Criança foram alguns dos locais que as pessoas que estavam na arena puderam conhecer.

Às 7h50 a largada foi dada para a elite feminina; 10 minutos depois, foi dada a largada geral, inclusive para a caminhada de 4km, que trouxe a possibilidade de um grande número de iniciantes e novos corredores conhecerem um grande evento.

Na corrida, logo no início os atletas imprimiram um ritmo forte e após 2km Nicholas Kiprutto Koech, Daniel Kipchirchir Too e Franck Caldeira tomaram a dianteira. Mas, no km 4 o atleta brasileiro acabou abandonando a prova. “Estou vindo de um período que comecei a fazer treinamentos na altitude e normalmente demora um pouco a se adaptar a velocidade. Essa é uma prova rápida e não consegui acompanhar os atletas, acredito que em breve conseguirei e no atletismo é preciso paciência. Quero parabenizar a Corpore e Samsung por conseguirem colocar 12 mil pessoas nas ruas. Participar de uma prova dessas e ver as pessoas gritando seu nome é melhor do que qualquer vitória”, afirmou o atleta.

Foi então que outro brasileiro, Damião Ancelmo de Souza, conseguiu forçar o ritmo e garantir a segunda colocação, já Nicholas conseguiu abrir uma boa vantagem e não foi mais alcançado. “A organização da prova está de parabéns. Atleta nenhum vai reclamar, porque está muito bem organizado. Premiação, público... está tudo de parabéns”, afirmou Damião.

Entre as mulheres, o Quênia dominou a prova, sendo que Nancy Jepkosegi Kipron não deu chances para as adversárias e conseguiu o bi-campeonato na corrida. “Esse ano foi mais fácil que o ano passado. Eu gosto muito dessa prova, é uma prova boa pra mim”, disse.

O clima do Brasil foi o que mais chamou a atenção da segunda colocada, a também queniana Ednah Mukhwana, que correu pela primeira vez no país. “O clima do Brasil é maravilhoso. Estou muito feliz com o meu resultado, apesar de não ter alcançado minha adversária”.

Conhecida pelo grande número de premiações, a prova trouxe prêmio em dinheiro aos primeiros 10 colocados masculino e feminino, Troféu Fleury (exclusivo para médicos), troféus na Faixa Etária e ainda foi palco para a disputa do JUP, os Jogos Universitários Paulistanos.

Ao final do percurso, os atletas puderam conferir todas as ações dentro da arena, aguardar pelos sorteios, acompanhar as apresentações musicais de stand-up comedy de Marcelo Adnet e Dani Calabresa, além do som do DJ William Ribeiro e do Techsamba e ainda acompanhar as premiações que tiveram a participação especial de diversos atletas renomados que foram acompanhar o evento, como o nadador César Cielo, a ginasta Daiane dos Santos, o também nadador e atleta paraolímpico Clodoaldo Silva e o ex-jogador de vôlei Mauricio, que se mostraram animados em ver o grande número de participantes em plena manhã de domingo.

“O pessoal da corrida estava reclamando de correr às 8h, mas ontem comecei um treino às 6h30 da manhã e nos Estados Unidos começava às 5h30. Uma prova como essas em São Paulo, numa manhã de domingo, com 12mil pessoas num esporte não tão divulgado... É muito legal ver isso, pois no Brasil as pessoas pensam que ao praticar um esporte tem que chegar no alto nível, mas o legal é isso aqui, é incentivar a prática, a qualidade de vida”, afirmou Cesar, atleta que emocionou o Brasil ao receber sua medalha de ouro nas Olimpíadas de Pequim.

Em uma prova com grandes nomes e disputas, a ginasta Daiane dos Santos também destacou a prática do esporte como uma busca pela qualidade de vida e não só por resultados. “Acho muito legal ver as pessoas que vêm participar sem se preocupar com o alto nível. Eventos como esse estimulam as pessoas a praticar o esporte e eu como futura professora de educação física vejo isso como algo muito bom”.

Clodoaldo ainda destacou a participação dos atletas com deficiência na prova. “Há um tempo a sociedade brasileira não imaginava que deficientes pudessem estar nadando, jogando vôlei, correndo... e hoje eles vêem que somos atletas como qualquer outro. Buscando diariamente superação, se dedicam. A importância do esporte é a inclusão e a possibilidade que traz de ter uma vida mais digna. Espero que todos aqui possam ser grandes campeões não só no esporte, mas na vida, tendo dignidade, respeito, sendo cidadãos”.

Depois de tudo isso, Ricardo Di Sora, gerente de marketing esportivo da Samsung, mostrou-se contente com o resultado de todo o evento: “Fechamos as 12mil inscrição com antecedência e tentamos fazer uma prova melhor, hoje, por exemplo, com várias ações além da corrida. Além disso, estar junto da Corpore é muito legal, pois a entidade organiza as corridas de forma muito eficiente e quem sabe ano que vem não estamos em mais eventos”.

Fonte: Corpore

A largada para a categoria elite feminina aconteceu às 7:50.
Às 8 horas aconteceu a largada para os demais participantes.
Durante os primeiros quilômetros o atleta Franck Caldeira esteve entre os líderes.
Os atletas percorreram as ruas da região do Parque do Ibirapuera.
Por ter largado antes, a queniana Nancy Jepkosegi Kipron foi a primeira atleta a cruzar a linha de chegada, registrando o tempo de 00:33:55.
Na categoria masculina, a vitória também foi queniana: Nicholas Kiprutto Koech com o tempo de 00:29:15.
Pódio masculino:

1) Nicholas Kiprutto Koech - 00:29:15
2) Damião Ancelmo de Souza - 00:29:38
3) Daniel Kipchirchir Too - 00:29:40
4) Reginaldo O. Campos Jr. - 00:30:05
5) Luis Paulo da Silva Antunes - 00:30:13

Pódio feminino:

1) Nancy Jepkosegi Kipron - 00:33:55
2) Ednah Mukhwana - 00:34:53
3) Jane Katalai Kiyara - 00:34:53
4) Sirlene Sousa de Pinho - 00:35:36
5) Rosangela Raimunda P. Faria - 00:35:42