RESULTADOS

8 Km AT Revista Guarujá

Data: 09/12/2007

Percurso: 8 km

Local: Guarujá - SP

Telefone: (13) 2107-7081

Classificação Geral

VEJA COM FOI

Deu Quênia na 3ª AT Revista Guarujá 8K, a corrida exclusiva para mulheres, disputada na manhã deste domingo (dia 9), na Praia da Enseada. Correndo na ponta desde a largada, Chemtai Rionotukei foi a campeã em 26 minutos e 52 segundos, abrindo 14 segundos sobre a baiana radicada em Guaratinguetá, Edielza Alves dos Santos. Pela vitória, a queniana garantiu R$ 4,5 mil, dos R$ 20,1 mil de premiação, oferecidos às 10 melhores classificadas.

A goiana Marizete Rezende, uma das grandes cotadas, fez uma prova de recuperação e garantiu o terceiro lugar, com 27min11s, enquanto que a medalha de bronze na maratona do Pan Rio, Sirlene Souza de Pinho, vice nas duas edições iniciais, terminou na 10ª posição.

Feita sob um forte calor, a prova reuniu 800 mulheres e entre as amadoras e caminhantes a alegria foi a marca registrada. Muita festa, antes, durante e após a disputa, que teve a orla da Praia da Enseada como cenário nos quilômetros finais. As atletas de todas as idades foram recepcionadas na linha de chegada, à Praça Horácio Lafer, com um tapete vermelho, ornamentado com flores, e todas receberam um botão de flores e uma medalha.

Vários grupos participaram da prova, dando um colorido especial. Entre eles, as equipes da própria Cidade, como a Educa, a Acorg e a Academia Biofitness. Um grande público prestigiou o evento, principalmente na área de chegada, com a maioria dos espectadores homens, munidos de máquinas fotográficas.

Na disputa pela vitória, a briga foi forte desde o início, entre Chemtai, Edielza e a também queniana Eunice Jeptoo. As três correram na frente, juntas, até o KM 3. A partir deste ponto, houve um duelo particular entre Brasil e Quênia, até que no KM 6 a vencedora apertou o ritmo e começou a abrir vantagem, correndo isolada os dois últimos quilômetros, numa chegada muito aplaudida pela torcida.

“Fiz uma largada muito forte para tentar definir no começo. Gosto de correr forte e de provas curtas, como esta. Fiquei muito feliz em vencer novamente aqui no Brasil e ver toda a torcida me aplaudindo. Realmente, foi uma prova muito bonita e com um nível técnico ótimo”, afirmou Chemtai, 21 anos, 5ª colocada no Mundial Júnior de Cross Country, em 2003. Esta foi a quarta vitória da atleta em sua passagem pelo Brasil. Também foi a primeia nos 10 KM de Goiânia, na Nextel 10 KM, no Rio de Janeiro, e na etapa de Curitiba do Circuito Caixa de Corridas.

EDIELZA - Edielza reconheceu a superioridade da atleta africana na prova de domingo. “Saí muito forte e depois fui surpreendida pela queniana. Fomos juntas, mas a partir do KM 6,5, ela apertou e começou a abrir e não consegui acompanha-la. Estava muito calor, mas era quente para todo mundo. Realmente, ela estava muito bem”, contou. “Gostei muito da prova, é super plana, bem organizada, o público torcendo e é só para nós, mulheres”, afirmou.

Aos 27 anos de idade e correndo há sete, a atleta baiana, que hoje mora em Guaratinguetá, teve outros dois importantes pódios este ano, sendo a quarta colocada na Meia do Rio e a quinta na Volta Internacional da Pampulha. “Gosto de provas curtas. É o que eu mais gosto, mas graças a Deus estou treinando para tudo”, comentou.

MARIZETE - Quem comemorou muito o resultado foi Marizete Rezende. Já conhecida por sua garra, ela fez uma prova de recuperação, para compensar a sua falta de velocidade. Vencedora de duas provas na região este ano, o 2º Desafio da Mata Atlântica A Tribuna Cubatão e a 4ª Meia-Maratona A Tribuna-Praia Grande, a atleta de 32 anos saiu do grupo de trás e foi buscando posições, chegando muito perto de Edielza nos metros finais, apenas cinco segundos depois, num sprint emocionante, que empolgou o público.

“Então, a hora que eu comecei a correr, acabou a prova”, brincou Marizete. “Foi legal. O problema é que não sou muito veloz e não consegui largar junto. E para buscar em oito quilômetros é difícil. Eu estava lá atrás e até consegui pegar algumas”, afirmou.

A experiente corredora mostrou grande felicidade com o seu desempenho pessoal. “Gostei da minha corrida, principalmente da minha chegada. Foi progressiva e não cheguei morrendo. Se tivesse mais uns oito, correria mais ou menos no mesmo ritmo. Estou muito feliz e espero voltar o ano que vem um pouco mais rápida para vencer, porque tem de sair muito veloz”, relatou Marizete, elogiando a disputa. “Adorei. Só mulheres. É a primeira prova deste tipo que eu vejo no Brasil e a única. Estão de parabéns”, frisou.

Outra estrela na prova, Sirlene Souza de Pinho, não conseguiu repetir o bom desempenho das duas edições iniciais. “Vim para tentar a vitória, mas minhas pernas travaram, porque fiz uma maratona no dia 4 de novembro. Ainda não deu para recuperar totalmente e como a prova saiu muito forte, ficou complicado”, justificou Sirlene, campeã da Maratona de Buenos Aires, na Argentina.

2008 - O diretor-presidente de A Tribuna, Marcos Clemente Santini, já confirmou a 4ª edição da corrida para 2008, para o dia 30 de novembro. “Foi um sucesso, com 800 mulheres correndo com muita alegria e um grande público, num dia maravilhoso. Isso é muito legal para nós, organizadores”, resumiu. “A parceria que temos com a Prefeitura de Guarujá e com os nossos patrocinadores, como a Unilus, também colaborou muito para o evento ser perfeito para as atletas e o público”, complementou.

Após a festa na prova e na premiação, o público em geral assistiu ao show com o grupo de pagode Agamamou, no caminhão palco da Caravana da Tri, encerrando o evento em grande estilo. Os resultados completos da 3ª AT Revista Guarujá 8K poderão ser acompanhados no site www.triesportes.com.br.

RESULTADOS

1) Chemtai Rionotukei (Athletic Sports/Luasa) – 26min52s
2) Edielza Alves dos Santos (Cruzeiro) – 27min06s
3) Marizete de Paula Rezende (Mizuno/Damha) – 27min11s
4) Eunice Jeptoo (Fila) – 27min30s
5) Maria Lúcia dos Santos Nascimento (Matilat/Nardini) – 27min40s
6) Pauline Chepchumba (Fila) – 27min48s
7) Isabel Cristina Feliciano (Moraes Rego M. Imobiliário) – 28min17s
8) Conceição de Maria C. Oliveira (Find/ Segasp/ Caixa) – 28min24s
9) Nadir Sabino Siqueira (São Caetano do Sul/BM&F/Caixa) – 28min31s
10) Sirlene Souza de Pinho (Memorial/Mizuno/Semes/Caixa) – 28min39s