A 18ª edição da Meia Maratona Internacional do Rio de Janeiro teve festa estrangeira mais uma vez. Na manhã deste domingo, o etíope Leul Aleme e a queniana Nancy Kipron, ambos da Equipe Fila, ficaram com o título. Após os 21.097 metros pela orla da cidade, com largada na Praia de ao Conrado e chegada no Aterro do Flamengo, Leul marcou o tempo de 1h03min44seg, seguido pelo brasileiro Damião de Souza, com 1h04min17seg, pelo queniano Stanley Koech, 1h04min19seg. Foi a segunda vitória de Leul no país, tendo garantido o topo do pódio da 25ª Dez Milhas Garoto, há alguns dias.
Entre as mulheres, Nancy chegou ao bicampeonato com o tempo de 1h13min13seg. A segunda colocação foi de sua compatriota, Delvine Meringor, com 1h13min38seg, enquanto o terceiro posto foi da brasileira Cruz Nonata, mais uma vez a atleta nacional mais bem colocada da Elite. Ao todo, a prova contou com 20 mil corredores, divididos pelas distâncias de 21.097 m e 5.000 m, de todo o país e do exterior, confirmando sua condição de destaque no calendário nacional.
Não foi desta vez que o atletismo brasileiro pode voltar a comemorar o topo do pódio da Meia Maratona Internacional do Rio de Janeiro. Mas, um segundo lugar no masculino e o terceiro no feminino mostraram que a diferença está diminuindo. Na disputa feminina, que largou logo após os cadeirantes, Nancy, Delvine e Cruz formaram um grupo isolado das restantes, tendo a campeã apresentando um ritmo forte e puxando o pequeno pelotão. Depois, as duas estrangeiros deixaram a brasileira para trás e acabaram fazendo uma briga particular. Nancy confirmou seu bom momento e garantiu o bicampeonato.
"Foi uma prova dura, pois estava muito quente. Acho também que foi mais tranquilo para vencer minhas adversárias do que no ano passado, o que mostra que estou numa fase positiva. Estou muito contente por este segundo título aqui no Rio de Janeiro. Declarou a atleta que, no ano passado, venceu também a Corrida Internacional de S!ao Silvestre.
Para a atleta Cruz Nonata da Silva a conquista do terceiro lugar significa a concretização de um ano inteiro de preparo. "Procurei fazer o percurso no meu ritmo sem olhar para trás. O calor atrapalhou um pouco, porém treino o ano inteiro para estar aqui e fazer um bom resultado. Agora é pensar na São Silvestre", comemorou Nonata.
Masculino
Leul Aleme segue brilhando no país, com aproveitamento de 100%. Duas provas, duas vitórias. Poucos dias depois de vencer no Espírito Santo, o corredor disputa a Meia do Rio e consegue o topo do pódio. Depois de um começo forte dos brasileiros, com destaque para José Marcio Leão Silva, do Cruzeiro, Leul, Damião e Stanley foram para a briga, que acabou sendo vencida pelo etíope.
"Gostaria de agradecer a organização mais uma vez. Foi uma estreia incrível, apesar do calor. Procurei seguir as instruções do meu treinador e tudo acabou dando certo", afirmou Leul, que sempre demonstra muita concentração. Agora, ele deverá voltar ao seu país e retornar para fazer a São Silvestre, no dia 31 de dezembro, pelas ruas de São Paulo, na condição de favorito.
Segundo lugar no pódio masculino, o brasileiro Damião Ancelmo de Souza destacou a importância da equipe na conquista do pódio. "Durante todo o percurso fiquei muito confortável mantendo a velocidade média de 3 minutos por mil metros, a mesma que venho treinando com minha equipe para a Maratona de Nova Iorque, em novembro. O resultado de hoje é conseqüência de um trabalho contínuo em equipe", destacou o corredor.
Resultados
Masculino
1) Leul Gebresilase Aleme (ETH), 1h03min44seg
2) Damião de Souza (BRA), 1h04min17seg
3) Stanley Koech (QUE), 1h04min19seg
4) Joseph Aperumoi (QUE), 1h04min25seg
5) José Marcio Leão da Silva (BRA), 1h04min25seg
Feminino
1) Nancy Kipron (QUE), 1h13min13seg
2) Delvine Relin Meringor (QUE), 1h13min38seg
3) Cruz Nonata (BRA), 1h14min44seg
4) Joziane Cardoso (BRA), 1h15min49seg
5) Natalia Sulle (TAN), 1h16min22seg
Mais informações: www.meiamaratonadoriodejaneiro.com.br. |