Deu "repeteco" da 15ª Volta Internacional da Pampulha 2013. A prova, disputada na manhã deste domingo (1), em torno da Lagoa da Pampulha, em Belo Horizonte (MG), teve os mesmos vencedores da edição passada. O brasileiro Giovani dos Santos, da equipe Pé de Vento/Caixa, e a queniana Maurine Kipchumba, da Luasa Sports/Caixa, garantiram o bicampeonato da competição, uma das mais importantes dos calendário nacional. Giovani marcou o tempo de 53min15seg para os 17.800 metros do percurso, enquanto Maurine fez a marca de 1h01min27seg. Ao todo, 12 mil corredores participaram da Volta Internacional da Pampulha, confirmando a força da competição.
A 15ª edição da prova mineira coloriu a Pampulha em um dia nublado, bastante úmido e quente na capital mineira. Isso, entretanto, no diminui o ânimo dos participantes, que fizeram bonito na disputa pelo primeiro lugar ou apenas pelo prazer de correr. A boa presença de público ao longo do percurso foi um prêmio para o esforço dos participantes.
Giovani dos Santos mostrou, desde o começo, que não deixaria escapar o bicampeonato. Sempre no pelotão da frente, ele começou a abrir dos adversários a partir do oitavo quilômetro, seguindo sem ameaças até o final para conquistar seu segundo título na disputa e garantir o país no topo do pódio masculino.
"Trabalhei bastante para poder chegar aqui e fazer um prova como esta. Isso é fruto de muito treino e dedicação e só tenho a agradecer à minha equipe, minha família e à torcida brasileira", ressaltou o campeão. "Foi preciso muita concentração para impedir que os adversários, que são fortes, chegassem", completou.
Com relação ao próximo desafio, a Corrida Internacional de São Silvestre, no dia 31 de dezembro, ele disse estar se preparando da mesma forma. "Chegarei feliz por conta dos resultados e vou treinar para estar ainda mais forte e buscar melhorar meu resultado do ano passado, quando terminei em quarto lugar", completou o bicampeão.
O pódio masculino, aliás, foi todo nacional, fato que não acontecia há muito tempo. A segunda colocação ficou com Damião de Souza, seguido por Valério Fabiano, José Marcio da Silva e Gilmar Lopes. O tricampeão Franck Caldeira terminou na sexta colocação.
Feminino
No feminino, o domínio continuou estrangeiro, sendo que das cinco primeiras apenas uma era do Brasil, Sueli Pereira, que terminou em quarto lugar. A vitória de Maurine Kipchumba acabou sendo diferente do ano passado, a queniana preferiu não andar na ponta, deixando para dar o "bote"na tanzaniana Sarah Makera no final e assegurar mais um título no país. Ela que também ganhou a São Silvestre 2012 e da Corrida Eu Atleta 10 k Rio deste ano.
"Preferi começar mais tranquila e depois aumentar o ritmo no final. Acabou dando certo e estou feliz por ter conseguido vencer aqui na Pampulha de novo", declarou a vencedora, que também vai para a São Silvestre na condição de favorita ao topo do pódio e ao bi.
A brasileira Sueli da Silva, mais uma vez a melhor corredora nacional, disse ter feito seu melhor. "Queria vencer, mas não deu de novo. Gostei da minha prova, mas percebi que tenho de treinar mais para poder brigar com as estrangeiras. Agora é pensar na São Silvestre para fechar o ano com mais um bom feito", disse a atleta.
Resultados
Masculino
1) Giovani dos Santos (BRA), 53min15seg
2) Damião de Souza (BRA), 54min07seg
3) Valério Fabiano (BRA), 54min26seg
4) José Marcio da Silva (BRA), 54min41seg
5) Gilmar Lopes (BRA), 55min10seg
6) Franck Caldeira (BRA), 55min14seg
7) Valdir de Oliveira (BRA), 55min36seg
8) Reginaldo da Silva (BRA), 55min45seg
9) Edmilson Santana (BRA), 55min46seg
10) Justino Pedro da Silva (BRA), 56min16seg
Feminino
1) Maurine Kipchumba (QUE), 1h01min27seg
2) Sara Makera (TAN), 1h01min48seg
3) Ednah Mukhwana (QUE), 1h02min41seg
4) Sueli Pereira da Siva (BRA), 1h03min30seg
5) Faulina Matanga (TAN), 1h04min29seg
6) Fabiana da Silva (BRA), 1h05min27seg
7) Betty Chepleting (QUE), 1h06min01seg
8) Marily dos Santos (BRA), 1h06min10seg
9) Maria Aparecida Ferraz (BRA), 1h06min20seg
10)Larussa Quintão (BRA), 1h06min39seg
Mais informações no site www.voltadapampulha.com.br |