Em sua estreia na Meia Maratona Internacional do Rio de Janeiro, o queniano Geoffrey Mutai ratificou, com sobras, sua condição de um dos melhores nomes das corridas de rua na atualidade. O campeão de Berlim, Boston e Nova York, além de líder do ranking mundial em 2011/12, não apenas venceu a prova neste domingo, em sua 17ª edição, como também estabeleceu o novo recorde, com o tempo de 59min57seg para os 21.097 metros, entre a Praia de São Conrado e o Aterro do Flamengo. No feminino, outra vitória queniana, com Nancy Kipron, marcando o tempo de 1h11min52seg. O Brasil ficou com o quarto lugar nas duas provas: Giovani dos Santos, com 1h02min17seg, e Cruz Nonata da Silva, 1h14min47seg. Os resultados mantiveram a hegemonia estrangeira na disputa, vencendo todas as edições desde 2009.
O dia chuvoso e a baixa temperatura acabaram ditando o ritmo na 17ª Meia Maratona Internacional do Rio de Janeiro, que este ano reuniu cerca de 20 mil pessoas e, mais uma vez, confirmou seu crescimento. Amadores de todo o país e do exterior e um grupo de elite muito forte, com destaque para a presença de Geoffrey Mutai, fizeram com que a prova foi emocionante do começo ao fim. Por falar em Mutai, ele fez o que se esperava, largando na ponta e mantendo a posição até o final. Os quenianos Mark Korir, com 1h00min49seg, e Edwin Kipsang Rotich, com 1h02min08seg, ficaram com os segundo e terceiro lugares, respectivamente.
"Gostei muito de estar aqui e conseguir vencer em minha estreia. Um percurso duro e que ficou mais complicado em razão da umidade e o vento contra. Mas achei muito bom estar aqui e ver esta bonita festa na largada e chegada", destacou o corredor, que esteve sempre simpático com o público. "Espero voltar aqui no próximo ano e defender esse resultado no Rio de Janeiro", completou.
Geoffrey Mutai ainda elogiou os corredores brasileiros. "Eles estão evoluindo muito e treinando mais forte. Tenho certeza que nos Jogos Olímpicos estarão prontos para brigar por grandes resultados", finalizou o vencedor, que ainda levou para casa um prêmio de 14 mil Reais pela conquista.
Giovani dos Santos, vencedor da Volta da Pampulha (12) e da Meia de São Paulo (13), foi o melhor brasileiro. Longe de se preocupar com um duelo com Mutai, o brasileiro ressaltou que seu foco era melhorar o desempenho, e que atingiu a meta. "Fiz o meu melhor e esse era meu pensamento. Consegui baixar meu tempo e gostei do resultado, especialmente por enfrentar tantas feras. Agora é seguir trabalhando e buscar a evolução para poder encarar qualquer adversário", declarou.
Feminino
A disputa pelo título feminino também ficou entre estrangeiras. Campeã da Meia Maratona das Cataratas neste ano e da Volta da Pampulha em 2011, Nancy Kipron ganhou o duelo contra a compatriota Maurine Kipchumba, vencendo com uma vantagem de apenas três segundos. Leah Jeortich, também do Quênia, ficou em terceiro, com 1h12min49seg.
Para Nancy Jepkosgei Kipron, da equipe Coquinho/Fila/Caixa, a prova se manteve competitiva do inicio ao fim. "Esta é a terceira vez que participo da Meia Maratona do Rio de Janeiro e, apesar do tempo ter ajudado, achei a prova bem competitiva, destacou a atleta. "O percurso é muito bom e o visual lindo, sendo muito agradável participar desta prova", finalizou a vencedora.
Na quarta colocação, a brasileira Cruz Nonata da Silva, acostumada a correr a Meia Maratona, disse que o tempo não foi seu aliado. "Apesar de ser uma prova muito competitiva, mantive o ritmo bom durante todo o percurso. No meu caso, o clima úmido e a chuva atrapalharam um pouco, pois eu prefiro correr com calor e sol", finalizou Cruz que cruzou a linha no tempo de 1h14min47seg.
Resultados de 2013
Masculino
1) Geoffrey Mutai (QUE), 59min57seg
2) Mark Korir (QUE), 1h00min49seg
3) Edwin Rotich (QUE), 1h02min08seg
4) Giovani dos Santos (BRA), 1h02min17seg
5) Daniel da Silva (BRA), 1h03min19seg
Feminino
1) Nancy Kipron (QUE), 1h11min52seg
2) Maurine Kipchumba (QUE), 1h11min55seg
3) Leah Jerotich (QUE), 1h12min49seg
4) Cruz Nonata da Silva (BRA), 1h145min47seg
5) Sueli Silva (BRA), 1h15min51seg |