Um cearense radicado em Campinas, especialista em provas de pista, e uma brasiliense conquistaram na manhã deste domingo (4/8), as suas primeiras vitórias no tradicional Circuito de Corridas CAIXA. Joilson Bernardo da Silva e Rosiane Xavier dos Santos foram os campeões da sexta etapa, disputada em Fortaleza. Os favoritos, Giomar Pereira da Silva e Roselaine de Sousa Silva, ficaram em segundo e terceiro lugares, respectivamente. A sétima etapa está programada para o próximo domingo (11/8), em Recife (PE).
A capital do Ceará provou ser o principal centro da corrida de rua no Nordeste. A cidade bateu novamente o recorde de participantes dos 10 anos de Circuito CAIXA. No ano passado reuniu 4 mil corredores e, neste domingo, juntou 4.800 pessoas, que começaram a se aglomerar no estacionamento do Marina Park Hotel, local de largada e chegada, desde os primeiros momentos da bela manhã de sol e temperatura em torno de 23 graus.
A maciça maioria dos amadores era de Fortaleza e das cidades vizinhas. Mas, pela tradição da prova na cidade, que é realizada desde a primeira edição, há 10 anos, atrai corredores de Estados próximos e até de locais bem mais distantes. João Benedito, por exemplo, professor de educação física aposentado veio de Campo Grande, capital do Mato Grosso do Sul. "Já disputei outras etapas do Circuito neste ano e sempre fico entre os primeiros na minha faixa etária (70 a 75 anos). Cheguei há dois dias a Fortaleza e nesta semana vou para Recife para disputar a sétima etapa do Circuito CAIXA", contou, animado, antes de completar os 5 km em 23min48.
Ausência dos africanos
Sem a concorrência dos quatro africanos que estavam inscritos, a elite nacional fez uma disputa acirrada. No feminino, Edielza Guimarães, Roselaine de Sousa Silva e Rosiane Xavier dos Santos puxaram o ritmo desde o primeiro quilômetro. A partir da metade da prova, Rosiane forçou e assumiu a ponta para vencer, pela primeira vez, no Circuito CAIXA, em 34min54. "Não esperava ganhar, embora goste de correr neste tipo de clima que encontrei em Fortaleza. Esta foi uma das maiores vitórias da minha carreira", contou a atleta de Brasília, de 30 anos, que vem se dedicando a provas de 10 km nesta temporada e já conquistara alguns pódios no Circuito. "Minha meta é fechar o ano entre as cinco primeiras do ranking (hoje está em décimo lugar)", completou.
Mesmo chegando extenuada e quase desmaiando ao cruzar a linha, Roselaine Silva estava muito feliz com o terceiro lugar. A líder do ranking nacional correu com uma contusão na panturrilha, mesmo contrariando seu técnico, e conseguiu ampliar um pouco mais sua vantagem sobre Conceição Oliveira, segunda colocada no ranking e quarta neste domingo. Agora ela tem 92 pontos a mais (336 contra 244). "Precisava correr aqui para conseguir mais alguns pontos e consolidar minha liderança no ranking. Consegui fazer uma ótima prova, mesmo sentindo um pouco de dor", afirmou Roselaine, que volta para Belo Horizonte para continuar o tratamento da contusão, mas quer ir para Recife no domingo.
Cearense surpreende os favoritos
Especialista em provas de pista, o cearense Joilson Bernardo da Silva ficou a 11 segundos do índice dos 5 mil metros para ir ao Mundial da Rússia, que será disputado de 10 a 18 deste mês. Por isso, resolveu voltar para sua cidade natal e correr a sexta etapa do Circuito.
Nos primeiros quilômetros ele manteve-se no grupo da frente, sem forçar muito. Mas, a partir do sexto quilômetro aumentou o ritmo e assumiu a ponta até cruzar em primeiro, em 29min02, apenas 13 segundos a mais do que o recorde brasileiro do Circuito, feito também em Fortaleza por José Márcio Leão, no ano passado.
"Estava me sentindo bem e consegui manter a vantagem, mesmo sendo perseguido de perto pelos adversários no final", explicou o corredor de 25 anos, que mora há seis em Campinas, onde treina com a equipe BM&FBOVESPA. Joilson tinha sido vice-campeão da prova de Fortaleza em 2011 e corre pouco na rua. "Em maio ganhei uma prova de 6 km em Sorocaba", acrescentou.
O segundo colocado, Giomar Pereira da Silva, segue firme na busca do sexto título nacional. Com os 26 pontos de Fortaleza, ele aumentou para 88 a distância para seu companheiro de equipe Ivanildo Pereira, o "Gomes", que ficou em quinto. "Tentei buscar o Joilson no ultimo quilômetro, mas não consegui. Mesmo assim, o resultado foi ótimo, pois ampliei ainda mais a liderança no ranking", disse o baiano de Jacobina, que soma agora 311 pontos.
Resultados
Masculino
1.- Joilson Bernardo da Silva (BM&FBOVESPA) - 29min02
2.- Giomar Pereira da Silva (Cruzeiro/CAIXA) - 29min06
3.- Valdir Sergio de Oliveira (GranCursos/CAIXA) - 29min17
4.- Justino Pedro da Silva (Cruzeiro/CAIXA) - 29min17
5.- Ivanildo Pereira dos Anjos (Cruzeiro/CAIXA) - 29min47
6.- José Márcio Leão da Silva (Cruzeiro/CAIXA) - 30min03
7.- Antonio Carlos de Jesus Borges (Pé de Vento) - 30min11
8.- Sivaldo Santos Viana (M.Calçados/Naval Freitas) - 30min49
9.- Valdison das Neves Silva (Ades/Mix) - 30min58
10.- Francisco Ivan da Silva Filho (ZF Sachs) - 31min08
Feminino
1.- Rosiane Xavier dos Santos (GranCursos/CAIXA) - 34min54
2.- Edielza Guimarães (GranCursos/CAIXA) - 35min13
3.- Roselaine de Sousa Silva (Cruzeiro/CAIXA) - 36min11
4.- Conceição Oliveira (Mizuno/CAIXA) - 36min23
5.- Antonia Bernadete Lins da Silva (Mr Team) - 36min32
6.- Graciete Moreira C. Santana (AAFS/Faz Atleta) - 36min59
7.- Maria Bernadete Cabral - 37min07
8.- Marluce Queiroz Ferreira (CAIXA/Faz Atleta) - 39min04
9.- Maria Zeferina Baldaia (CAIXA/Ascoruse) - 39min19
10.- Joelma de Jesus (Ascoruse/Phercon)- 39min43
O Circuito CAIXA já teve etapas em Goiânia (7/4), Uberlândia (11/5), Belo Horizonte (26/5), Campo Grande (9/6), Salvador (16/6), Fortaleza (4/8). A sétima etapa sera em Recife no próximo domingo (11/8). Depois das corridas no Nordeste, vai para o Sul, com etapas em Porto Alegre (1/9) e Curitiba (29/9), segue para Ribeirão Preto (19/10) e São Paulo (27/10), no Estado paulista, e encerra as comemorações de dez anos em Brasília (24/11). Passando por quatro das cinco regiões brasileiras, o evento conta com a chancela da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt). As 12 provas somam pontos para o ranking brasileiro de corredores de rua. Os dez primeiros colocados no ranking, no masculino e no feminino, garantem o patrocínio da CAIXA para 2014.
Mais informações em www.circuitocaixa.com.br |