RESULTADOS

Circuito de Corridas da Caixa

Data: 16/06/2013

Percurso: 10 km

Local: Salvador - BA

Telefone: (11) 3045-0018

Site: www.circuitocaixa.com.br

Resultados estão divulgados no site do evento

VEJA COM FOI


No clima de festa de junina e do futebol da Copa das Confederações, os baianos fizeram uma bela festa na manhã deste domingo (16) na orla de Salvador na estreia do Circuito CAIXA na capital baiana. A chuva forte impediu que os tempos fossem melhores, mas mesmo assim os quenianos confirmaram o favoritismo. Hillary Kibet conquistou sua quinta vitória no Circuito e Consolata Cherotich obteve seu primeiro título. O baiano José Nilson de Jesus e Roselaine de Souza Silva foram os vice-campeões. Agora o Circuito CAIXA dá uma parada e retorna em Fortaleza, no dia 4 de agosto.

Nem mesmo a forte chuva que caiu desde a madrugada reduziu a animação dos corredores baianos que se aglomeraram no Parque Atlântico, local de largada e chegada da quinta etapa do Circuito CAIXA. Às 7h30, a elite feminina largou para os 10 quilômetros e, como sempre, uma das quenianas inscritas, Consolata, forçou o ritmo e liderou de ponta a ponta para cruzar a linha em 36min08. Enquanto isso, as brasileiras brigavam pelas demais posições, com grande recuperação da líder e atual campeã do ranking nacional Roselaine, do Cruzeiro, que chegou 13 segundos depois. Edielza Guimarães foi a terceira, seguida de Rosiane dos Santos e de Marily dos Santos, que ainda garantiu o pódio para fazer uma homenagem à mãe, falecida nesta semana.

"A chuva e o frio me atrapalharam um pouco, mas gostei bastante do percurso", disse Consolata Cherotich, que foi quarta em Uberlândia e segunda em Belo Horizonte, nas recentes etapas do Circuito CAIXA. Ela está voltando para o Quênia nesta segunda-feira, depois de fazer outros bons resultados por aqui, como as vitórias nas meias maratonas de Campinas e Fortaleza, em março e abril, respectivamente.

Roselaine cruzou a linha muito feliz. "Fiz uma prova de recuperação muito forte na segunda metade do percurso. Estava esperando calor em Salvador e nesta manhã só choveu e fez um pouco de frio. Nos primeiros cinco quilômetros, não consegui correr, tanto que que estava em sétimo e aí comecei a buscar e fui passando as adversárias até chegar bem perto da queniana vencedora", explicou "Rose", animada por abrir uma vantagem maior na liderança do ranking - tem 255 pontos contra 163 da vice-líder, Edielza, que foi terceira neste domingo. Ela vai disputar uma prova em Roraima e depois a Meia de Salvador, ambas em julho, para retornar às etapas do Circuito CAIXA, em agosto, em Fortaleza e Recife. "Continuo perseguindo meu objetivo, que é o bicampeonato do ranking. Até agora está tudo dando certo", completou.

Quinta vitória de Hillary no Circuito

O queniano Hillary Kibet é um especialista em provas do Circuito CAIXA. Tanto que chegou a Salvador e, mais uma vez, não tomou conhecimento dos adversários para conquistar sua quinta vitória. Dominou a prova a partir do sexto quilômetro e cruzou em 30min33, um tempo até alto, comparado com sua vitória em Campo Grande, domingo passado, quando marcou 29min37, novo recorde naquela cidade. "Podia até ter feito melhor, mas a chuva atrapalhou um pouco e refrescou o clima. Gostei muito de Salvador e do percurso", afirmou o queniano que ficará mais um mês e meio no Brasil.

O grande destaque nacional foi justamente um atleta local. José Nilson de Jesus nasceu na Bahia, mudou-se para Sergipe, onde começou a correr e agora voltou para seu Estado, para treinar com Gilmário Madureira, marido de Marily dos Santos. Ele foi vice-campeão, cruzou a linha 14 segundos depois do queniano, para conquistar seu principal resultado na carreira, chegando à frente de nomes como Valdir Sérgio de Oliveira, Ivanildo Pereira dos Anjos e Giomar Pereira da Silva, que completaram o pódio. "Sempre corri provas no Nordeste, por falta de condição de sair, mas agora, com o apoio do Gilmário, estou melhorando e neste domingo tinha de conquistar o pódio e o vice foi um prêmio ainda maior", contou o atleta de 36 anos, que vivia num sítio em Lagarto, em Sergipe, e colhia laranja e acerola para sobreviver.

"O Nilson sempre correu bem aqui no Nordeste e já tinha obtido resultados expressivos, mas agora está em ótima fase e, se tiver algum apoio, vai se desenvolver ainda mais", acrescentou Gilmário, que treina 12 atletas de elite e 45 amadores na Bahia.

Clima junino e muita animação

Os baianos mostraram neste domingo porque são conhecidos pela animação. A forte chuva, que não parou um minuto sequer, não desanimou ninguém e os atletas amadores deram uma bela demonstração de alegria e incentivo à qualidade de vida. Grupos de corrida da cidade, como o de funcionários da Embratel, e da Leal Assessoria, com várias moças com curtos vestidos juninos, destacavam-se do pelotão, que cumpriu percursos de 5 e 10 km, entre Piatã e o Jardim de Alá.

Além dos baianos, a estreia do Circuito em Salvador foi prestigiada por gente de muito longe. É o caso do gaúcho Djair Nobre, que saiu de Pelotas, no interior do Rio Grande do Sul, na noite de quinta-feira e só chegou a Salvador na manhã do sábado, quase 30 horas depois, em função do atraso da escala dele no Aeroporto do Rio de Janeiro. "Mesmo assim, valeu muito a pena. O povo baiano é quente e recebe muito bem os visitantes. Adorei a prova, tanto que fiz os 10 km em 47 minutos, mais de 7 minutos do previsto, porque fiquei deslumbrado com a paisagem da orla da cidade", ressaltou Djair, que veio para a Bahia, com a mulher Marisa e seu enteado Igor. Agora os três preparam-se para ir a Fortaleza, no dia 4 de agosto.

Resultados

Masculino
1- Hillary Kibet (Quênia/Luasa) - 30min33
2- José Nilson de Jesus (Multsport/Cercus) - 30min47
3- Valdir Sérgio de Oliveira (Mizuno/GranCursos/CAIXA) - 30min58
4- Ivanildo Pereira dos Anjos (Cruzeiro/Café Doutor/CAIXA) - 31min00
5- Giomar Pereira da Silva (Cruzeiro/CAIXA) - 31min06
6- Nelson Priva Mbuya (Tanzânia/Luasa) - 31m12
7- Marcos Antonio Pereira (Cruzeiro/CAIXA) - 31min33
8- Adelson Alves Rodrigues (Marinho Projetos) - 31min39
9- Francisco Ivan da Silva Filho(ZF Zachs) - 31min50
10- Antonio Carlos Jesus Borges (Pé de Vento/CAIXA) -31min59

Feminino
1- Consolata Cherotich (Quênia/Luasa) - 36min08
2- Roselaine de Sousa Silva (Cruzeiro/CAIXA) - 36min21
3- Edielza Alves dos Santos Guimarães (GranCursos/CAIXA) - 36min23
4- Rosiane Xavier dos Santos (GranCursos/CAIXA) - 36min24
5- Marily dos Santos (Mizuno/Ferbasa/CAIXA) - 36min42
6- Kleidiane Barbosa Jardim (GranCursos/CAIXA) - 36min47
7- Larisse do Nascimento de Sousa (ACAAT/Vando&Larisse) - 37min29
8- Caroline Jepkemei Kimosop (Quênia/Luasa) - 37min43
9- Maria Zeferina Baldaia (CAIXA/Serquímica/Mizuno) - 39min34
10- Adriana dos Santos Lopes (Multsport) - 40min01

O Circuito CAIXA celebra dez anos de história, em 2013. Passando por quatro das cinco regiões brasileiras, conta com a chancela da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt). Nesta temporada o Circuito já percorreu cinco cidades: Goiânia, Uberlândia, Belo Horizonte, Campo Grande e Salvador. Agora segue para Fortaleza (4/8), Recife(11/8), Porto Alegre (1/9), Curitiba (29/9), Ribeirão Preto (19/10), São Paulo (27/10) e Brasília (24/11). As 12 corridas somam pontos para o ranking brasileiro de corredores de rua. Os dez primeiros colocados no ranking, no masculino e no feminino, garantem o patrocínio da CAIXA para 2014.

Mais informações em www.circuitocaixa.com.br