O domingo foi de recordes em Campo Grande. Os quenianos dominaram a quarta etapa do Circuito de Corridas CAIXA e ainda baixaram os tempos da prova na cidade. Hillary Kipgetich Kibet completou os 10 quilômetros em 29min37 (19 segundos abaixo de José Nascimento, em 2009) e Jacklyne Chemwek Rionoripo venceu em 34min24 (36 segundos abaixo de Sueli Pereira, em 2011). A prova ainda marcou novo recorde participantes: 1.700 corredores, 350 a mais do que o ano passado. A quinta etapa será a estreia de Salvador, na Bahia, no Circuito CAIXA, no próximo domingo (16).
A temperatura amena, em torno de 23 graus, e o belo dia de sol no Parque das Nações Indígenas eram um prenúncio de que a manhã deste domingo (9) seria especial para o Circuito CAIXA. Parte da elite brasileira estava presente na capital do Mato Grosso do Sul, mas novamente os quenianos eram os favoritos.
A largada da elite feminina aconteceu pontualmente às 8 horas e logo as duas quenianas dispararam na frente e mostraram que vieram não só para vencer, mas para baixar o tempo da prova. Com um ritmo forte, Jacklyne Rionoripo fechou o percurso em 34min24, mais de um minuto à frente de sua compatriota Maurine Jelagat.
"Gostei muito do percurso e até preferi as subidas do que as descidas. Não tive dificuldade e forcei o ritmo desde o início", contou tranquila a campeã e nova recordista de Campo Grande, após seu sexto título no Circuito CAIXA. Há duas semanas, Jacklyne tinha vencido em Belo Horizonte, com um tempo um segundo maior. Ela disputa no domingo a Maratona de Porto Alegre, "apenas para ajudar uma compatriota", e volta para o Quênia, depois de uma temporada de três meses no Brasil.
A terceira colocada e melhor brasileira, Roselaine de Sousa Silva, chegou bastante cansada, mas satisfeita. "Tentei acompanhar o ritmo das quenianas, mas não deu. Aí procurei garantir o terceiro lugar e controlei a aproximação da Edielza (Alves Guimarães, quarta colocada). Este resultado foi importante para me deixar mais isolada na liderança do ranking nacional e, quem sabe, garantir o bicampeonato, que é o meu objetivo nesta temporada", contou a atleta do Cruzeiro.
Um queniano quebrador de recordes
Quinze minutos depois da elite feminina foi a vez da largada do grupo masculino e dos demais corredores inscritos. Novamente, um queniano despontou e foi abrindo vantagem até a vitória. Hillary Kipgetich Kibet chegou do Quênia há 5 cinco dias e logo na sua primeira prova mostrou força para marcar 29min37, novo recorde da cidade. "Me senti muito bem, porque cheguei de um período de treinamento e gosto do tipo de percurso que enfrentei hoje, com subidas e descidas. Meu objetivo era fazer abaixo de 29 minutos, mas a subida de 300 metros no final me atrapalhou um pouco", explicou o atleta que ficará três meses no Brasil e que, provavelmente, estará em Salvador semana próxima. Esta foi a quarta vitória dele no Circuito CAIXA e a terceira com quebra de recorde (bateu também em Curitiba, em 2011, e em São Paulo, em 2012).
O segundo colocado é bastante conhecido em Campo Grande, o baiano Giomar Pereira da Silva, que sempre está no pódio. "A prova foi muito dura, porque tive uma virose e senti bastante após o quinto quilômetro, quando não consegui acompanhar o queniano. Mesmo assim, o resultado foi ótimo, pois me dá uma folguinha na ponta do ranking nacional. Agora vou para a minha terra lutar por uma vitória em Salvador", assegurou o maior vencedor de provas nestes 10 anos de Circuito CAIXA.
Amadores confirmam crescimento
O fenômeno que se repete a cada etapa do Circuito CAIXA se confirmou também em Campo Grande. O crescimento da corrida entre os amadores provoca a quebra de recorde em todas as provas. Neste domingo, a competição de 5 e 10K teve 35% de participantes a mais do que em 2012 - 1250 a 1700.
O número de assessorias esportivas também evolui naturalmente. Na área do Parque das Nações Indígenas 13 assessorias montaram suas tendas para apoiar os clientes. A maior e pioneira na cidade, a VO2, inscreveu 70 dos seus 130 clientes, 20 a mais do que em 2012. Além disso, outros grupos organizados, como o Correios, tinha 25 atletas na prova.
Padrinho da prova
O medalhista olímpico Cláudio Roberto de Souza foi o padrinho do Circuito CAIXA em Campo Grande. Cláudio participou de uma conversa com 250 crianças na Associação Atlética Pioneira (Rua Barão de Campinas, 187 - Jardim Colonial, Campo Grande), na sexta-feira (7). Neste domingo, participou da largada da prova e da premiação aos vencedores.
Resultados
Masculino
1- Hillary Kipgetich Kibet (Quênia/Luasa) - 29min37
2- Giomar Pereira da Silva (Cruzeiro/CAIXA) - 30min06
3- Valdir Sérgio de Oliveira (GranCursos/CAIXA) - 30min21
4- Joseph Aperumoi (Quênia/Luasa) - 30min24
5- Ivanildo Pereira dos Anjos (Cruzeiro/Café do Doutor) - 30min35
6- Flávio Henrique Guimarães Andrade (Pé de Vento) - 30min45
7- Francisco Ivan da Silva Filho (ZF Sachs) - 31min13
8- Sivaldo Santos Viana (M.Calçados/Naval Freitas) - 31min27
9- Glênio Caetano Rodrigues (Unimed/Celer Faculdades) - 31min32
10- William Salgado Gomes (Luasa) - 32min11
Feminino
1- Jacklyne Chemwek Rionoripo (Quênia/Luasa) - 34min24
2- Maurine Jelagat Kipchumba (Quênia/Luasa) - 35min32
3- Roselaine de Sousa Silva (Cruzeiro/CAIXA) - 35min44
4- Rosiane Xavier dos Santos (GranCursos/CAIXA) - 35min59
5- Edielza Alves S. Guimarães (GranCursos/CAIXA) - 36min01
6- Kleidiane Barbosa Jardim (GranCursos/CAIXA) - 36min55
7- Maria Bernadete Cabral (avulso) - 37min02
8- Conceição de Maria Carvalho (CAIXA/FindYourSelf) - 37min46
9- Maria Zeferina Baldaia (CAIXA/Serquímica/Mizuno) - 38min18
10- Joelma de Jesus (Ascoruse/Maria Zeferina) - 39min30
Mais informações em www.circuitocaixa.com.br |