A festa foi queniana na 8ª Corrida do Trabalhador Sindeepres, competição que marca as comemorações do Dia do Trabalho. Na manhã desta quarta-feira (1º), no Parque do Carmo, os atletas africanos Paul Kimutai e Jacklyne Chemwek venceram a disputa de 10 km pelas subidas e descidas do local, numa das mais técnicas provas do gênero. Paul marcou o tempo de 32min11seg, apenas nove segundos na frente do brasileiro Ivanildo de Souza.
Jacklyne, por sua vez, completou a prova em 37min09seg, seguida pela brasileira Beatriz Nascimento, 40min05seg. Uma caminhada de 5 km, com grande número de pessoas, e clínicas de esportes fecharam a programação na Zona Leste de São Paulo.
A oitava edição da competição movimentou o Parque do Carmo mais uma vez. Desde cedo, corredores a caminhantes de todas as idades foram chegando para participar do evento, que mescla esporte e qualidade de vida, para enfrentar um percurso misto, com trechos de terra, asfalto e cascalho, sem contar as subidas e descidas. Neste cenário técnico, a vantagem foi toda dos africanos, que ficaram com o título no masculino e feminino.
Paul Kimutai destacou a dificuldade da prova.
"Foi muito duro, pois tem muitas subidas e descidas. Mas fico feliz em ter conseguido terminar em primeiro, pois os adversários deram bastante trabalho", destacou o atleta, de 21 anos, e que no ano passado venceu o Golden Four, no Rio de Janeiro, e, neste ano, levou a Meia Maratona Caixa de Floripa.
O melhor brasileiro foi Ivanildo de Souza, de 34 anos. Coletor de lixo, ele trabalhou até tarde na véspera da prova e, mesmo assim, foi para cima do queniano. "Estou realmente contente, pois consegui correr num bom ritmo neste percurso tão complicado. Dedico este resultado a todos os trabalhadores", disse o corredor, que na semana passada venceu a Meia de Santo André, no ABCD paulista.
A campeã Jacklyne Chemwek também falou sobre o percurso.
Ela, mesmo sofrendo com o relevo das alamedas do Parque do Carmo, disse ter gostado muito. "Foi muito legal, um percurso desafiador e que consegui superar. Isso é motivo de alegria para mim, que não sou especialista neste tipo de prova", declarou a atleta, de 29 anos, e que entre seus melhores resultados tem o título da Prova Sargento Gonzaguinha em 2011.
Resultados
Masculino
1) Paul Kimutai (Quênia), 32min11seg
2) Ivanildo de Souza (Brasil), 32min20seg
3) Fábio do Nascimento (Brasil), 33min32seg
Feminino
1) Jacklyne Chemwek (Quênia), 37min09seg
2) Beatriz Nascimento 9Brasil), 40min05seg
3) Rosangela Silva (Brasil), 41min32seg
Mais informações no site www.corridadotrabalhador.com.br |