RESULTADOS

9ª Meia Maratona da Praia Grande

Data: 02/09/2012

Percurso: 21 km

Local: Praia Grande - SP

Site: www.triesportes.com.br

Resultados estão divulgados no site do evento

VEJA COM FOI


Um dos grandes nomes das corridas de rua da Baixada Santista, Maria dos Remédios Castro foi a grande vencedora da 9ª Meia Maratona A Tribuna Praia Grande, neste domingo (2), com tempo de 1h16m56s, 19 segundos à frente que Sirlene Sousa de Pinho, outro grande talento da região e campeã da prova em 2005.

No masculino, o Quênia garantiu terceira vitória na história da competição, com o estreante James Cheboi Kimaiyo, cruzando a linha de chegada, após os 21.097 metros, em 1h05m36s, numa grande disputa com o tanzaniano Saidi Makula. O melhor brasileiro foi Silvano Lima Pinto, em terceiro lugar.

Neste ano, o percurso se tornou ainda mais atraente, indo em direção a São Vicente, sendo totalmente plano, ao nível do mar e com a parte final pela orla da praia. A mudança foi bem recebida pelos atletas, que elogiaram muito a alteração. Ao todo, cerca de 3 mil pessoas participaram do evento, que também contou com uma corrida participativa de 10 km.

O esforço não foi em vão para Maria dos Remédios. Frustrada em 2011 por não poder disputar a Meia Maratona (estava morando no Equador), a corredora contratou um treinador visando única e exclusivamente a realização de um sonho. “Eu sempre sonhei vencer uma prova de A Tribuna e hoje fui recompensada. A tristeza por não poder participar da última edição me motivou a buscar essa conquista”, disse a campeã, logo após o término da corrida.

Aos 43 anos, Maria dos Remédios mostrou que ainda pode deixar seu currículo mais vitorioso. Em quarto lugar durante quase toda a prova, ela ultrapassou Sirlene, que liderou durante quase todo percurso, no 18º quilômetro. Um sprint para deixar qualquer um boquiaberto. “Hoje não pensei nas quenianas, que costumam se dar bem aqui. Pensei na Sirlene, que fez uma grande prova”, comentou.

Agora, com o sonho conquistado, Maria dos Remédios vai aproveitar para descansar. “Esse era o meu grande desafio no segundo semestre, a última prova longa do ano. Estou muito feliz”, ressaltou.


MASCULINO

O queniano James Cheboi Kimaiyo não conseguia esconder a alegria após concluir a prova no primeiro lugar. Pela primeira vez em Praia Grande, o atleta buscou um fôlego extra para ultrapassar o atleta da Tanzânia, Saidi Juma Makula, no 20º quilômetro. “O pelotão dos brasileiros correu muito forte até o décimo quilômetro e eu fui acompanhando de trás para buscar a vitória no final”, disse Kimaiyo.

Mas Makula não entregou facilmente a vitória. Ele tentou até o último momento retomar a ponta, terminando a prova com apenas um segundo abaixo de Kimaiyo. O brasileiro Silvano Lima Pinto, de Indaiatuba, também correu bem e chegou seis segundos após o campeão. David Benedito de Macedo, da Praia Grande, terminou em quinto lugar e foi o melhor da Baixada Santista.

Para o próximo ano, os brasileiros provavelmente terão o queniano campeão como desafiante. “Eu vou voltar. É uma prova muito boa, plana e mesmo com o sol forte, é possível obter um bom tempo aqui”, disse ele, que é considerado um dos principais maratonistas do Quênia.

RESULTADOS

MASCULINO
1) James Cheboi Kimaiyo - 1h05min36s
2) Saidi Juma Makula - 1h05min37s
3) Silvano Lima Pinto - 1h05min42s
4) José Rodrigues da Fonseca - 1h06min19s
5) David Benedito de Macedo -

FEMININO
1) Maria dos Remédios Castro - 1h16min56s
2) Sirlene Sousa de Pinho - 1h17min35s
3) Failuna Abdi Matanga - 1h18min32s
4) Andréa Celeste Coelho da Silva - 1h19min27s
5) Maria Bernadete Cabral - Recife - 1h20min37s