O favoritismo prevaleceu na Prova Sesc, a 5ª etapa do 27º Campeonato Santista de Pedestrianismo, neste domingo (14). Novamente Elias Bastos e Maria dos Remédios Castro foram os vencedores e já garantiram os títulos do torneio, por antecipação. Elias foi o primeiro pela quarta vez, enquanto que Maria dos Remédios manteve os 100% de aproveitamento para festejar o pentacampeonato.
Já nos cadeirantes, vitória de Heitor Mariano. A prova, realização da Prefeitura/Semes, reuniu mais de dois mil atletas e teve 10 km de percurso. Os corredores e os espectadores também puderam participar da Campanha de Saúde Poupafarma, patrocinadora do Campeonato, com exames de pressão arterial e glicemia capilar (diabetes). “O objetivo é sempre levar mais qualidade de vida à comunidade”, disse Mayra Leme, da Poupafarma.
Na disputa masculina, Elias chegou à reta final com o bicampeão 2010 e 2011, José Uilton dos Santos, na sua “cola”, cruzando a linha de chegada em 30 minutos e 23 segundos, dois à frente do rival. Geovane de Jesus Santos ficou em terceiro, com 30min51s.
Aos 38 anos, Elias vibrou muito com o inédito título de um campeonato tão tradicional e aproveitou para desabafar. “Vinha de uma lesão de menisco (direito) no ano passado e fiquei sete meses parado. Quase ninguém acreditava em mim, mas estou ai, na ponta do casco. Tenho de agradecer à minha equipe, Epas-Osan, que acreditou em mim. Amo correr e enquanto Deus permitir estarei ai”, festejou Elias, que tem no currículo vários resultados de destaque, como a vitória na Maratona de Miami (EUA), em 2005, e o terceiro lugar na Maratona de Milão (Itália), em 2000.
No feminino, Maria dos Remédios Castro venceu com tranquilidade, com 37min56s, para chegar ao quinto título seguido. A experiente atleta de 43 anos comemorou o melhor ano de sua carreira como corredora. Em setembro, ela foi campeã da 9ª Meia Maratona A Tribuna Praia Grande.
“Sem dúvida esse é o melhor ano da minha vida, em relação a tudo. Agradeço a Deus por tanta alegria”, afirmou a atleta patrocinada pela Prefeitura de Cubatão e Ao Fiel Barateiro. “Estou muito feliz, porque esse é o único torneio regional do País e tem muita história. São muitos anos correndo aqui e acho que temos obrigação de representar bem a nossa região”, acrescentou. |