Mais uma vez, os africanos dominaram o pódio do Circuito de Corridas CAIXA em Curitiba. Mesmo com o vento soprando contra e a baixa temperatura deste domingo (30), em torno dos 12 graus, o queniano Edwin Kipsang Rotich liderou a prova de ponta a ponta e cruzou a linha de chegada com 29min04, novo recorde da etapa. Damião Anselmo de Souza foi o segundo, com 29min39. Entre as mulheres, a etíope Meseret Legese Biratu, pela primeira vez no Brasil, surpreendeu as adversárias com um ritmo forte e também não teve dificuldades para vencer, com 34min51. Edielza Guimarães ficou com a vice-liderança, com 35min55.
"Eu só fiquei sabendo que tinha batido o recorde da prova no momento da premiação. Me surpreendi com o tempo, porque foi uma prova difícil, com muito vento contra", disse Edwin Rotich, que superou seu compatriota e antigo recordista paranaense, Hillary Kipgetich Kibet (29min22, em 2011), terceiro colocado na disputa deste domingo.
Para Damião Anselmo de Souza, melhor brasileiro na prova, o nível forte da prova já era esperado. "É uma corrida com muita variação de altitude, e o queniano é melhor na subida. Minha preocupação era fazer o melhor resultado possível. Claro que a intenção era vencer, mas, pelo nível da disputa, estou contente com o tempo que fiz e com o segundo lugar", destacou.
Outro que saiu satisfeito com o resultado foi José Márcio Leão, quarto colocado. Brasileiro mais rápido do Circuito CAIXA, com 28min51 marcados em Fortaleza este ano, Leão se recuperava de um resfriado. "Senti um pouco de dificuldade para respirar, mas consegui correr junto com o pelotão principal até o quilômetro 6. Fui colado com os primeiros colocados e só perdi o terceiro lugar na reta final", analisou o pernambucano.
O desempenho o deixou confiante para seus desafios, o Mundial de Meia Maratona da Bulgária, dia 6 de outubro, com a seleção brasileira, e a etapa de São Paulo do Circuito CAIXA. "Quero melhorar minha marca na Bulgária, fazer o melhor pelo Brasil. E, em São Paulo, acredito que já vou conseguir cravar 29 minutos", apostou Leão.
Vitória na estreia no Circuito CAIXA
A etíope Meseret Legese Biratu fez neste domingo sua primeira prova do Circuito CAIXA e acabou surpreendendo as adversárias. "O percurso é ótimo, com algumas subidas e descidas. Foi uma prova muito boa, agradável", elogiou Meseret, que colocou uma boa distância para as outras competidoras desde o início da disputa.
"Não deu mesmo para alcançar a africana. Ela imprimiu um ritmo muito forte", admitiu Edielza Guimarães, melhor brasileira na disputa. "Senti um pouco o cansaço no final, até porque venho disputando uma sequência de provas. Corri em Brasília, no domingo passado, e hoje em Curitiba. Agora vou descansar para poder chegar mais forte à etapa de São Paulo, que também será difícil."
Veterana do Circuito CAIXA, com um "conhecimento muito íntimo dos percursos das provas", como diz, Conceição Oliveira contou que vem fazendo um trabalho de força focado nas últimas etapas da competição, as mais difíceis. "A etapa de Curitiba foi razoavelmente forte. Agora teremos a de São Paulo, a de Ribeirão Preto e a de Brasília, todas com trechos de subida e um nível muito alto. Por isso estou focando nos treinos de força. Quero alcançar a vice-liderança do ranking e manter o meu padrão, que é estar sempre no primeiro ou no segundo lugar", destacou a atleta, tricampeã brasileira.
Recorde de público em Curitiba
Os amadores também não se intimidaram com o frio paranaense e bateram o recorde de participação no evento, com 3.500 competidores - número mais de 50% maior em relação à última edição da prova e segundo maior contingente da história do Circuito CAIXA. Apenas Fortaleza, este ano, levou mais atletas (4.000) à disputa. No Paraná, a quantidade de assessorias esportivas também impressionou: 17 equipes marcaram presença na oitava etapa da competição.
Resultados
Masculino
1- Edwin Kipsang Rotich (Quênia/FILA) - 29min04
2- Damião Anselmo de Souza (Gran Cursos) - 29min39
3- Hillary Kipgetich Kibet (Quênia/Luasa Sports) - 29min41
4- José Márcio Leão (Cruzeiro/CAIXA) - 29min46
5- Valdir Sérgio de Oliveira (Cruzeiro/CAIXA) - 30min01
6- Fikre Assefa Robi (Etiópia/FILA) - 30min03
7- Giomar Pereira da Silva (Cruzeiro/CAIXA) - 30min35
8- Alison Rocha Peres (Pé de Vento) - 31min19
9- Joash Kiplimo (Quênia/FILA) - 31min33
10- Eliezer de Jesus Santos (Pé de Vento) - 31min34
Feminino
1- Meseret Legese Biratu (Etiópia/FILA) - 34min51
2- Edielza Alves S Guimarães (GranCursos/CAIXA) - 35min55
3- Conceição de Maria C Oliveira (Palmeiras/CAIXA) - 36min50
4- Roselaine de Souza Silva (Cruzeiro/CAIXA) - 37min45
5- Larisse Nascimento Souza (ACAAT/Vando&Larisse) - 38min25
6- Maria Zeferina Baldaia (CAIXA/Serquímica) - 38min52
7- Gisele Barros de Jesus (APPAI/PMERJ) - 39min24
Mais informações em www.circuitocaixa.com.br |