RESULTADOS

45ª Corrida Sargento Gonzaguinha

Data: 11/12/2011

Percurso: 15 km

Local: São Paulo - SP

Telefone: (11) 4191-1236

Site: www.yescom.com.br

Resultados estão divulgados no site da Yescom

VEJA COM FOI




A 45ª edição da 15K Sargento Gonzaguinha reuniu cinco mil corredores e foi marcada pelo equilíbrio na manhã deste domingo (11), em São Paulo. Do primeiro ao último quilômetro, os atletas não conseguiam se desgarrar do pelotão e a definição das posições ficou apenas para os metros finais na Escola de Educação Física da Polícia Militar. O clima úmido e até frio para a época do ano foi fundamental na avaliação dos competidores.

No masculino, pódio 100% brasileiro e vitória do estreante na Gonzaguinha Cosme Ancelmo de Souza, que cruzou a linha de chegada em 45min28s. Pela quinta vez na corrida, o atleta policial militar Israel dos Anjos ficou com o segundo lugar (45min49s) e o terceiro foi o cruzeirense Luis Paulo da Silva (46min00s).

"A temperatura ajudou e pude fazer o meu melhor chegando inteiro e pronto para a São Silvestre", relata Cosme de Souza. O vice-campeão até brincou com a tradição de segundo colocado. "Todos os anos sempre chega um fundista com mais gás nos metros finais. Ano passado foi o Marílson e agora o Cosme. Mas tenho que comemorar, já que divido o atletismo com a atividade de policial militar", acrescenta Israel dos Anjos.

O grupo se alternou nas primeiras posições no percurso, que passou por importantes vias da Zona Norte como Marginal Tietê e Olavo Fontoura (Avenida do Sambódromo do Anhembi e do Aeroporto Campo de Marte). "A minha estratégia foi forçar mais o ritmo a partir do quilômetro 11 sem reduzir. Corri solto e deu certo", comemora Cosme de Souza.

No feminino, a queniana Jacklyne Chemwek (53min04s) levou a melhor, seguida de uma chegada emocionante da campeã pan-americana da maratona Adriana Aparecida da Silva (53min11s). Sirlene Pinho ficou com o bronze com a marca de 54min21s.

"A corrida foi bastante disputada e as brasileiras são muitos fortes tecnicamente, o que valoriza a minha vitória. Volto para o Quênia com dever cumprido", explica Jacklyne Chemwek, que encerrou a temporada 2011 com 11 vitórias.

O Quênia quebrou um jejum de títulos de três anos no feminino. A brasileira Adriana Aparecida da Silva fez sua primeira prova depois do ouro do Pan. O vice-campeonato mostrou que a atleta está pronta para brigar pelo título da São Silvestre, que tem a mesma distância da Gonzaguinha.

"Esse resultado foi importante para a minha preparação. Intensifiquei meus treinos nesta reta final do ano para chegar forte na briga pelo pódio da São Silvestre", explica Adriana Aparecida da Silva.

Já Sirlene Pinho fez a festa com o terceiro lugar. Sem resultados expressivos no ano, a atleta disse que deu a volta por cima ao passar forte os primeiros 10 quilômetros (34min). "Foi uma vitória depois de uma temporada de contusões", salienta Sirlene Pinho.

De olho em Londres - Os atletas que se destacaram na 45ª edição da 15K Sargento Gonzaguinha sonham em conquistar uma vaga na Olimpíada de Londres na Maratona. Ouro em Guadalajara na distância, Adriana Aparecida da Silva está confiante e pronta para ser uma das duas atletas brasileiras nas ruas da capital inglesa.

"O ouro conquistado no México foi um sonho realizado e agora estou traçando novos objetivos na minha carreira, como conquistar uma medalha olímpica. Em fevereiro, na Maratona de Tóquio, vou tentar a vitória, para bater o índice olímpico", reforça Adriana da Silva.

O campeão no masculino, por exemplo, terá a ajuda e concorrência do irmão gêmeo, Damião Ancelmo de Souza. "Será mais uma temporada desafiadora e espero que consiga a vaga. O meu irmão está trabalhando ainda mais forte e torço por ele representar bem o Brasil nas provas internacionais", indica Cosme de Souza.

O atleta policial militar Israel dos Anjos também promete lutar pela vaga. Mesmo tendo que fazer turno de trabalho na corporação, o atleta se diz preparado e confiante em fazer uma marca top e dividir espaço com Marílson Gomes.

"Vou com tudo para fazer o melhor tempo do País na Maratona de Paris em março. Tenho a estratégia de treinos pronta e, se for preciso, aumentarei a rotina com atividade na altitude", projeta Israel dos Anjos.

A data limite para obtenção do índice para Londres-2012 é 29 de abril.

Policial medalhista no Pan marca presença na premiação - O atleta e soldado da Polícia Militar, Leandro Prates de Oliveira, foi um dos nomes do esporte que assistiu a prova e também marcou presença na premiação dos competidores. O corredor conquistou a medalha de ouro para o Brasil nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, na prova dos 1.500 m rasos.

Em 2011, o atleta de 29 anos decidiu não participar da 15K Sargento Gonzaguinha em virtude de seus treinamentos em provas mais curtas. Mas nem por isso deixou de estar presente.

"Gosto muito de participar da Sargento Gonzaguinha e fiquei muito feliz em ter a honra de premiar os atletas vencedores. Meu objetivo agora é conseguir o índice olímpico. Pretendo baixar mais meu tempo para alcançar essa meta", diz o soldado Leandro Prates.

História - A tradicional prova paulista tem o nome de Sargento Gonzaguinha em função do apelido de Luiz Gonzaga Rodrigues, sargento da Polícia Militar e que foi um nome importante do atletismo nacional na década de 40.

Campeão brasileiro e recordista em diversas provas de meia-distância, Gonzaguinha foi duas vezes vice-campeão da São Silvestre.

O filho e o neto de Gonzaguinha prestigiaram a prova neste domingo. "É um orgulho representar o meu pai na corrida. O legado deixado por ele no esporte foi preservado e a corporação faz uma homenagem justa", revela o escriturário Ralf Gonzaga, filho do Sargento Gonzaguinha.

Resultados

Masculino
1) Cosme Ancelmo de Souza (APPAI/Marinha) - 45min28s
2) Israel dos Anjos (EEFPM) - 45min49s
3) Luis Paulo da Silva Antunes - (Cruzeiro) - 46min00s

Feminino
1) Jacklyne Chemwek (Luasa/Quênia) - 53min04s
2) Adriana Aparecida da Silva (Pinheiros) - 53min11s
3) Sirlene Sousa de Pinho (Pinheiros/Mizuno) - 54min21