Giomar Pereira voltou a vencer neste domingo (6/11), em Brasília. O baiano de Jacobina disparou nos últimos 500 metros, deixando os adversários para trás, e completou os 10 km da última etapa do Circuito de Corridas CAIXA em 29min54. Com a vitória, ainda abriu 9 pontos de vantagem na liderança do ranking brasileiro de corredores de rua sobre o segundo colocado, Gilmar Silvestre. Na prova feminina, Sueli Pereira também travou um duelo acirrado com a queniana Nelly Jepkurui, que levou a melhor e cruzou a linha de chegada na frente, com 34min23.
O encerramento do Circuito CAIXA 2011 deixou Giomar Pereira e Conceição Oliveira mais próximos de garantir a liderança do ranking brasileiro. Giomar tem agora 305 pontos, contra 296 do vice-líder Gilmar Silvestre, que cruzou em quinto lugar e soma 296 pontos (os dois africanos no pódio não pontuam). Giomar e Gilmar estavam separados por apenas um ponto, desde a semana passada, quando Giomar venceu também a etapa de Porto Alegre (30/10). Já Conceição Oliveira, que ficou com o sexto lugar na prova deste domingo, mantém boa vantagem no primeiro lugar entre as mulheres - soma 386 pontos, 94 a mais que Sueli Pereira, que tem agora 292 pontos.
Na prova deste domingo, Giomar repetiu uma história vitoriosa na etapa brasiliense do Circuito CAIXA. "Foi aqui que comecei minha carreira. Foi onde disputei minhas primeiras provas para valer, quando saí de Jacobina", lembrou. O fundista já havia vencido três edições da etapa, em 2006, 2008 e 2009, anos em que também garantiu a liderança do ranking brasileiro. Com a quarta vitória, está mais uma vez próximo de assegurar o primeiro lugar na classificação geral.
"O que aconteceu comigo não foi uma evolução; foi um pulo mesmo para o primeiro lugar", comentou Giomar Pereira, referindo-se às vitórias em Porto Alegre e agora em Brasília. O fundista sofreu com uma lesão no nervo ciático, que chegou a afetar seu desempenho em algumas provas. "Tenho muito a agradecer ao professor (o técnico Alexandre Minardi, do Cruzeiro), que acreditou em mim o tempo todo e me deu condições de fazer um tratamento lá em Jacobina para superar a lesão. Ainda não estou 100%, mas melhorei bem."
Giomar repetiu em Brasília a estratégia de Porto Alegre e acompanhou o pelotão principal - liderado pelos companheiros Luiz Fernando e Paulo Roberto de Almeida Paula, os gêmeos do Cruzeiro, e o queniano Hillary Kipgetich Kibet. Só arrancou nos últimos 500 metros, deixando Hillary com o segundo lugar. "Venceu o melhor mesmo. Não tive problemas, achei o percurso e o clima bons, o ritmo dos fundistas estava suave. Tentei de tudo para vencer, acompanhei o Giomar até o fim, mas não deu", reconheceu o queniano, vencedor de duas etapas do Circuito CAIXA, em Uberlândia e Curitiba.
Duelo na elite feminina
Na prova das mulheres, Sueli Pereira e a queniana Nelly Jepkurui protagonizaram uma disputa muito acirrada. As duas correram lado a lado, alternando-se na liderança até o km 5, quando Nelly começou a abrir distância. "Foi uma prova muito difícil pela velocidade das brasileiras. A Sueli estava muito rápida, fez com que eu forçasse mais o ritmo. Comecei a ganhar vantagem depois dos cinco quilômetros, mas só no último quilômetro, quando vi que ela estava bem mais para trás, senti que ia mesmo vencer", contou a africana, que já disputou outras etapas do Circuito CAIXA e teve, neste domingo, sua primeira vitória na competição em 2011.
"Eu tentei puxar mais nos primeiros quilômetros, para ganhar uma vantagem sobre as adversárias, mas não deu certo. Estou acostumada com o clima daqui, que é como o de Jataí (interior de Goiânia, onde vive e treina), mas acho que hoje o tempo estava mais seco, talvez. Me desgastei demais", explicou Sueli.
Brasileira mais rápida do Circuito CAIXA em 2011, com recordes dos 10 km nas etapas de Goiânia e Campo Grande, a fundista assumiu a vice-liderança do ranking nacional com a vitória em Porto Alegre, domingo passado (30/11). Após o resultado deste domingo, soma 292 pontos, diminuindo de 108 para 94 pontos a distância para a líder Conceição Oliveira. "É o meu primeiro ano no Circuito CAIXA e entrei só no segundo semestre. Se tivesse corrido desde o início do ano, poderia estar na liderança. É muito bom ter um resultado como esse", finalizou Sueli.
Amadores em festa no encerramento do Circuito CAIXA
Entre os amadores que largaram junto com o pelotão de elite masculino, o grupo Sereias e Tubarões chamou a atenção pela alegria. Criada há pouco mais de dois meses para reunir funcionários da empresa Poupex em torno da proposta de melhor qualidade de vida, a equipe de 20 atletas escolheu a prova de encerramento do Circuito CAIXA para estrear em competições oficiais. O resultado empolgou tanto que os corredores já fazem planos para as provas do ano que vem, como preparação para a São Silvestre.
"Foi uma iniciativa que deu muito certo. Nós saímos para correr depois do expediente, muitos movidos pela superação, pela vontade de acreditar que tudo é possível. E o resultado tem ido além das expectativas. Até o trabalho, no escritório, melhorou muito", contou Anízio de Costa, técnico da equipe. Ex-atleta, com várias participações na Corrida de São Silvestre, Anízio é membro-fundador do Instituto Joaquim Cruz, que leva o esporte a jovens carentes do Distrito Federal. Também criou um outro projeto, voltado para as crianças de Ceilândia: a Escolinha de Atletismo Talentos nas Ruas.
Mais importante competição de corridas de rua do Brasil, com chancela da CBAt, o Circuito CAIXA encerrou em Brasília a temporada 2011. A competição, que começou em Goiânia (15/5), passou ainda por Belo Horizonte (29/5), Campo Grande (7/8), Fortaleza (14/8), Recife (28/8), Uberlândia (18/9), Curitiba (25/9), São Paulo (2/10), Ribeirão Preto (16/10) e Porto Alegre (30/10). Os dez primeiros colocados no ranking, masculino e feminino, garantem patrocínio da CAIXA em 2012.
Resultados da etapa de Brasília
Masculino
1 - Giomar Pereira da Silva (Cruzeiro/CAIXA) - 29min54
2 - Hillary Kipgetich Kemei (Kenia/Luasa Sports) - 29min59
3 - Paulo Roberto de Almeida Paula (Cruzeiro/Gran Cursos) - 30min08
4 - Kiprono Kimosop (Kenia/Luasa Sports) - 30min25
5 - Gilmar Silvestre (Pé de Vento) - 30min41
Feminino
1- Nelly Jepkurui (Kenia/Luasa Sports) - 34min23
2 - Sueli Pereira (Gran Cursos/Eja-Jataí) - 34min53
3 - Edielza Guimarães (Pinda/Olympikus/CAIXA) - 35min22
4 - Maria Lúcia Nascimento (Matilat/Nardini/CAIXA) - 35min38
5 - Vanda Carneiro Chagas (Agel/Ajax) - 35min47
Mais informações em www.circuitocaixa.com.br |