Um pedaço da zona Norte de Joinville se transformou em um circuito de corrida para mais de 400 participantes na manhã deste domingo. Eles disputaram a primeira edição da Joinville 10k - uma minimaratona para atletas e "quase atletas" acima de 16 anos.
A prova se dividiu em duas categorias: 5km e 10km nas modalidades masculino e feminino. Com o céu limpo e ensolarado, os competidores precisaram ter fôlego para suportar o calor até a linha de chegada.
— O clima estava quente e muito abafado. Isso foi um desafio durante toda a prova —, destaca o campeão da corrida de 10km, Gilialdo Koball, 25 anos. Apesar do calor, ele não teve muita dificuldade para superar os adversários.
Giliado abriu distância sobre os outros competidores e liderou a prova sozinho a partir dos dois quilômetros.
— Não fiz nenhuma estratégia. Só decidi me manter num ritmo forte durante todo o percurso —, conta o vencedor.
A vencedora dos 5km na categoria feminina, Aline Bandeira, de 22 anos, também segurou o fôlego para atravessar a linha de chegada na frente das concorrentes.
— Fez muito calor na hora da prova. Mas eu já sabia quem seriam as minhas concorrentes nos 5km e quem estava disputando a outra categoria, então me mantive na ponta do meu grupo até o final —, revela Aline.
Assim como nas maratonas olímpicas, a corrida teve cronometragem eletrônica feita por meio de chips fixados nos tênis dos corredores. Todos foram monitorados em um computador durante o percurso.
O circuito da Joinville 10k foi aprovado pela Federação Catarinense de Atletismo. Os organizadores esperam repetir o evento duas vezes no ano que vem.
Confira algumas fotos do evento: |