Valdir de Oliveira e Edielza dos Santos Guimarães foram os campeões da segunda etapa do Circuito de Corridas da CAIXA. Eles provaram que estão em ótima forma, superando vários adversários da elite nacional e o forte calor da manhã deste domingo em Campo Grande. A prova, realizada em torno do Parque das Nações Indígenas, distribuiu R$ 15 mil de prêmio aos cinco melhores do masculino e do feminino e marcou o novo recorde de participação na capital de Mato Grosso do Sul, com 1.000 corredores.
A temporada de 2010 começa a revelar um novo nome do atletismo de rua do Brasil. O mineiro Valdir de Oliveira, de 24 anos, da equipe do Cruzeiro, fez uma estreia de gala em Campo Grande e conquistou sua primeira vitória no Circuito CAIXA. O resultado consolida sua posição de líder do Ranking Nacional CAIXA/CBAt, com 104 pontos, 36 à frente do segundo colocado, Sivaldo Santos Viana, terceiro colocado neste domingo. Na abertura do Circuito CAIXA, em Ribeirão Preto, Valdir foi o vice-campeão, atrás apenas do queniano Kiprop Mutai.
"Meu objetivo é ser campeão do Ranking nesta temporada. Quero participar de quase todas as etapas do Circuito CAIXA e das principais provas do País, como a Meia Maratona do Rio e a São Silvestre", explicou o confiante campeão, depois de concluir os 10 km do percurso em 30min27 e cruzar a linha de chegada num salto impressionante. O quarto colocado em Campo Grande, Lindomar de Oliveira, o Pantanal, influenciou o irmão mais novo a começar no atletismo.
Quem conta é Valdir. "Eu tinha 16 anos, morava num sítio a 18 km de Guanhães, no interior de Minas Gerais, e resolvi participar de uma prova para jovens cujo prêmio era uma bicicleta. Fui a pé e descalço para a cidade. Quando cheguei, muito cansado, encontrei meu irmão, que me deu um tênis para participar da corrida. Ganhei a prova e comecei a correr para valer".
Neste domingo, em Campo Grande, a elite masculina foi dominada quase o tempo inteiro por outro atleta do Cruzeiro, Luís Paulo Antunes. Ele liderou a prova com tranquilidade até o quilômetro nove, quando começou a sentir os efeitos do calor, em torno de 27 graus. José do Nascimento e Valdir de Oliveira, que vinham logo atrás, aproveitaram para tomar a ponta e, faltando 500 metros para a chegada, o mineiro assumiu a liderança para vencer. Nascimento cruzou sete segundos depois e Luís Paulo só completou a prova carregado por um membro da organização e por uma corredora, o que provocou sua desclassificação.
"Sou bom de chegada e quando percebi que o Luís Paulo não estava bem, forcei o ritmo, passei o Nascimento e logo depois meu companheiro de equipe para conseguir a vitória", explicou Valdir, que confirmou presença na terceira etapa do Circuito CAIXA, em Goiânia, no dia 9 de maio. Luís Paulo foi atendido rapidamente e alguns minutos depois já estava recuperado.
Edielza passa Conceição no final
Outra estreante em Campo Grande conheceu o lugar mais alto do pódio neste domingo. A baiana de Lençóis, Edielza dos Santos Guimarães, de 30 anos, também se aproveitou do cansaço dos adversários para vencer.
Ela liderou o pelotão feminino até o quilômetro quatro, quando foi alcançada por Conceição Carvalho Oliveira. As duas travaram um bom duelo até perto do final. O percurso tem uma subida forte a 500 metros da chegada. Nesse momento, Conceição não teve mais forças e Edielza assumiu a ponta para conquistar sua primeira vitória no Circuito CAIXA, em 35min37. Cambaleante, Conceição ainda cruzou em segundo, 15 segundos depois, e desmaiou. Foi também socorrida pela equipe médica e logo recuperou-se.
"A prova foi difícil por causa do calor e por ter um percurso bem variado. Fiquei muito feliz pela vitória e agora vou com tudo para a Maratona de São Paulo, na próxima semana. Treinei dois meses para a prova e quero garantir o pódio. Quem sabe não consigo vencer?", disse Edielza, que tem o patrocínio da cidade de Pindamonhangaba, no Vale do Paraíba. Ela mora e treina na vizinha Taubaté e até 2009 era atleta do Cruzeiro. Em 2008, foi vice da Maratona de São Paulo e ficou em quarto na São Silvestre. Com o resultado em Campo Grande, confirmou a vice-liderança do Ranking, com 83 pontos, sete a menos do que a líder Conceição.
Depois de descansar por cerca de 20 minutos, Conceição explicou o que aconteceu na prova. "Senti muito cansaço porque na quarta-feira, dia 21, participei da Maratona de Revezamento de Brasília, quando corri dois trechos de 10 quilômetros para ajudar minha equipe de quatro atletas a vencer. Em nenhum momento pensei em desistir, mesmo quando senti que as forças estavam acabando. Tanto que só desabei depois de cruzar a linha", contou a atleta, que mora e treina em São Paulo. Ela garantiu que vai encarar com força uma sequência forte de provas nas próximas três semanas - Maratona de São Paulo e as etapas da CAIXA em Goiânia e Belo Horizonte.
Maria Zeferina Baldaia e Giomar Pereira da Silva confirmaram presença na competição, mas acabaram desistindo de participar na última hora.
Resultados
Masculino
1- Valdir Sérgio de Oliveira (Cruzeiro) - 30min27
2- José do Nascimento Souza (Supercei) - 30min34
3- Sivaldo Santos Viana (M.Calçados/Naval Freitas) - 30min43
4- Lindomar Modesto de Oliveira, o Pantanal (Cruzeiro) - 31min30
5- Naval Figueira de Freitas (M.Calçados/CAIXA) - 32min34
Feminino
1- Edielza Alves Guimarães (Pindamonhanga) - 35min37
2- Conceição Carvalho Oliveira (Find Your Self/CAIXA) - 35min52
3- Marizete Moreira dos Santos (Caso/FreeCorner/CAIXA) - 36min22
4- Vanda Carneiro Chagas (Avulso) - 37min22
5- Valquíria Silva Santos (BGAAT/Unimed/Araguaia) - 38min33 |