Os corredores do Quênia mostraram neste domingo, em Ribeirão Preto, por que estão entre os melhores do mundo. Dominaram amplamente a corrida de 10 quilômetros, que marcou a abertura do Circuito da CAIXA 2010. Kiprop Mutai completou o percurso em 31min01 e Elizabeth Rumokol precisou de 36min23 para vencer a prova.
Os melhores brasileiros foram vice-campeões - Valdir Sérgio de Oliveira, do Cruzeiro, e Maria Zeferina Baldaia, vereadora da vizinha Sertãozinho e ídolo na região. Os cinco atletas mais bem classificados, tanto no feminino quanto no masculino, dividiram a premiação total de R$ 15 mil. A próxima etapa do Circuito CAIXA será em Campo Grande, em 25 de abril.
O domingo de sol e calor em Ribeirão Preto foi marcado pela quebra de recordes. Logo cedo, uma multidão reuniu-se no Jardim Botânico, na zona sul da cidade, para a primeira prova da temporada do Circuito CAIXA. As elites somaram 51 atletas - 37 no masculino e 14 no feminino, número recorde nos sete anos do evento. Os amadores chegaram a 2 mil corredores, superando os 1.850 que competiram em 2009.
O aumento pode ser explicado pela crescente organização das academias locais e grupos de corrida, que montaram cerca de 20 tendas na rua em frente ao Parque Municipal Dr. Luis Carlos Raya, local da largada e chegada, para apoiar os corredores. A Cia Athletica inscreveu 130 pessoas e a Corpore, 105.
A elite feminina largou pontualmente às 7h30 e, dez minutos depois, foi a vez dos homens. Os amadores saíram às 7h55. A mudança, introduzida este ano, quer garantir maior tranquilidade aos corredores profissionais, que terão o percurso livre para completar os 10 quilômetros.
Quenianos disparam na metade da prova
A corrida masculina manteve-se equilibrada até a metade. Nesse momento, os quenianos Jacob Kiprotich e Kiprop Mutai forçaram o ritmo e abriram vantagem, sendo acompanhados por alguns brasileiros. No quilômetro 7,5, Kiprotich não suportou o forte de calor de 27 graus e desistiu. Teve de ser medicado para se recuperar. Seu parceiro Kiprop aproveitou-se para abrir vantagem e não foi mais alcançado até a vitória.
Kiprop Mutai gostou do percurso e admitiu que não teve dificuldades para vencer. "Segui a orientação do meu técnico (o ex-maratonista Luís Antonio dos Santos), e procurei abrir vantagem rapidamente para evitar a surpresa da Meia Maratona de São Paulo, quando não consegui alcançar o Giomar no final", explicou o atleta de 23 anos, vice-campeão da Meia no domingo passado. Kiprop esteve uma temporada no Brasil, em 2008, ao lado do irmão, Kirprono Mutai, que morreu em fevereiro de 2009, num acidente de carro no Quênia.
Entre os brasileiros uma luta acirrada entre José do Nascimento, José Magno dos Santos Mota e a surpresa Valdir Sérgio de Oliveira. O atleta do Cruzeiro foi passando seus adversários até assumir a vice-liderança, a 500 metros da linha de chegada. "Treinei bastante para a prova e vim preparado para obter um bom resultado", contou, seguro, Valdir de Oliveira, de 24 anos, mineiro de Guanhães, que mora em Contagem.
Valdir voltou para a equipe do Cruzeiro há duas semanas e, na reestreia, foi sétimo na Meia de São Paulo. "Há três anos, fiquei um ano no Cruzeiro, mas fui prejudicado por uma série de lesões. Agora, estou bem e quero começar uma nova fase para buscar meu sonho, que é vencer a São Silvestre, ou pelo menos chegar ao pódio, ainda este ano", completou o atleta, que vai se dedicar a provas de 10 quilômetros e meia maratonas.
No feminino, Baldaia faz o público vibrar
A corrida feminina foi uma repetição da masculina. A partir do sexto quilômetro, a queniana Elizabeth Rumokol assumiu a ponta e chegou à vitória com tranquilidade. O bom público que compareceu ao Jardim Botânico vibrou bastante com a performance de Maria Zeferina Baldaia, que superou Vanda Carneiro Chagas e Conceição de Maria Oliveira para cruzar em segundo.
Ofegante, mas muito feliz, Baldaia explicou que esta foi a prova mais difícil que disputou em Ribeirão Preto. "Conheço bem o percurso, pois venci ano passado aqui, mas a corrida teve ritmo forte, imposto pela queniana. Gosto de correr com elas porque sempre faço bons tempos quando elas puxam a prova", explicou a vereadora de Sertãozinho, que não parou um segundo de dar autógrafos e tirar fotos com os fãs da região. Seu objetivo neste semestre é a Maratona de São Paulo, no dia 2 de maio. Para o segundo semestre, a atleta vai buscar o índice para garantir presença na maratona do Pan-Americano de 2011.
A campeã Elizabeth também deu muitos autógrafos. Recém-chegada ao Brasil, a atleta está invicta, pois foi campeã na semana passada da Meia Maratona de São Paulo. "Gostei do percurso, pois sempre treino em locais que têm subidas e descidas como aqui", afirmou a atleta de 27 anos, que ficará no Brasil até maio e também pertence à equipe Luasa, do técnico Luís Antonio dos Santos.
Resultado
Masculino
1- Kiprop Mutai (Quênia/Luasa) - 31min01s
2- Valdir Sérgio de Oliveira (Cruzeiro) - 31min12
3- José Magno dos Santos Mota (Orcampi/Unimed) - 31min19
4- José do Nascimento Souza (Instituto do Joelho) - 31min21
5- Joilson Bernardo da Silva (Pão de Açúcar/BM&FBovespa) - 31min24
6- Luis Paulo da Silva Antunes (Cruzeiro) - 31min40
7- Giomar Pereira da Silva (Cruzeiro/CAIXA) - 31min46
8- Marildo José Barduco (Montvérgine) - 31min48
9- Ivanei Xavier de Araújo (Cláudio Ribeiro) - 31min51
10- Sivaldo Santos Viana (M.Calçados/Naval Freitas) - 31min54
Feminino
1- Elizabeth Chepkanan Rumokol (Quênia/Luasa) - 36min23
2- Maria Zeferina Baldaia (Serquimica/CAIXA) - 36min51
3- Conceição M. Carvalho Oliveira (Find Your Self/CAIXA) - 36min59
4- Vanda Carneiro Chagas (Grancursos) - 37min23
5- Edielza Alves Guimarães (EJELP/Pindamonhangaba) - 37min47
6- Valquiria Silva Santos (BGAAT/Unimed) - 38min28
7- Elizabeth Esteves de Souza (Stefanini/CAIXA) - 38min57
8- Joelma de Jesus (Ascoruse/Maria Zeferina) - 41min09
9- Roseli Mateus (Correios) - 41min21
10- Maria dos Remédios Castro (Arena Projetos) - 41min38s
Mais informações em www.circuitocaixa.com.br |