Na tradicional corrida de São Silvelho, Nilton Kohn foi o campeão na categoria geral masculino e Ana Maria Coutinho no feminino. Com 17min58s ele percorreu os cinco quilômetros da prova.
A atleta Ana Maria conquistou o título depois de 20min57s. Pela primeira vez, o trecho foi cronometrado através de chip colocados nos tênis dos competidores.
A corrida desse ano teve 96 inscritos, 80 corredores completaram a prova, que teve largada e chegada na praça Souza França no Magalhães, num circuito oval, completando duas voltas e meia na avenida Getúlio Vargas e João Pessoa.
O competidor Efistatius Anastasiades, conhecido por todos na cidade como o "seu Estácio", no auge dos seus 84 anos, recebeu troféu de participação como convidado especial da prova e por ser também o atleta mais velho da competição.
A realização da competição foi do Instituto Tática e Ação com apoio da Prefeitura Municipal de Laguna, Fesporte e patrocínio da Caixa Econômica Federal.
Brincadeiras entre amigos - Em 1995, a conversa entre três amigos girava em torno de um desafio. Queriam disputar uma corrida contornando a pracinha do Magalhães. Vedê, provocando os companheiros, iria correr de roller, Joneci (sargento que não foge das batalhas) topando e apostando no seu sucesso, iria correr com o auxílio de pé-de-pato, e por último, Dorival (que não deixa navio parado no porto), concordava com a aposta e aumentava o desafio, onde ganharia a corrida fazendo o trajeto com uma prancha de surf nos braços.
Waldizinho e o professor Flavinho, que atentos ouviam os rumores dos três senhores, resolveram bancar a aposta, aumentando o trajeto, tornando-se uma verdadeira corrida, mais longa, até o Monumento dos Trabalhadores (estátua). Até o presente momento tudo era brincadeira e festa, porém, no exato instante em que discutiam e regulamentavam a prova, na TV brilhava a propaganda da internacional corrida de São Silvestre. Num relâmpago de idéias, e entusiasmados com a brincadeira e conversa dos senhores, fazendo uma analogia à tradicional corrida pelas ruas de São Paulo, criou-se naquele momento a corrida de São Silvelho, para os senhores e senhoras acima de 50 anos. Desde então, esta corrida enche de orgulho os moradores do bairro Magalhães e a comunidade esportiva lagunense.
Veja como foi: |