Giomar Pereira da Silva venceu a etapa de São Paulo do Circuito de Corridas da CAIXA e ficou muito perto de fechar o ano como o vencedor do Ranking CAIXA/CBAt de Corredores de Rua - é líder, com 242 pontos. "Falta bem pouco", comemorou Giomar, que cruzou a linha de chegada, no Estádio do Pacaembu, com o tempo de 30min25, seguido por Anoé dos Santos Dias, com 30min37. A queniana Ednah Mukhwana foi a vencedora da prova feminina, com 34min50. Mas quem levou os 30 pontos do ranking foi Simone Alves da Silva, a segunda colocada, com o tempo de 35min45.
Giomar e Simone, baianos de Jacobina, dividiram o pódio da penúltima etapa do Circuito de Corridas da Caixa - a última prova será dia 22, em Brasília. A corrida paulistana teve a participação de 2.000 pessoas. O medalhista olímpico André Domingos e o secretário de Esportes da Prefeitura de São Paulo, Walter Feldman, deram a largada, também dentro do Estádio do Pacaembu. Feldman ainda correu 5 dos 10 km do percurso. Com uma temperatura média de 24 graus, os atletas tiveram um desafio extra, a chuva que caiu em parte do percurso e deixou o ar úmido.
"Foi difícil aguentar o ritmo porque o tempo ficou abafado, úmido demais depois da chuva. Mas fiquei bem contente. Somei 30 pontos com a vitória. O Anoé fez 26, mas ainda tem 20 pontos de bônus por ter corrido seis etapas do Circuito CAIXA, coisa que eu ainda não tenho. Mas Brasília será minha sexta prova no Circuito. Aí é só terminar entre os cinco primeiros para ganhar o ranking", avaliou Giomar, que manteve a liderança com 242 pontos.
O Ranking CAIXA/CBAt define os atletas que vão ser patrocinados em 2010. "Já venho sendo campeão há três anos e quero vencer outra vez", acrescentou o baiano Giomar, de 37 anos, que ainda correrá em Brasília, na última etapa do Circuito CAIXA, na Volta da Pampulha e São Silvestre. Só não fará a 10K Rio - Pan-Americana.
"O percurso em São Paulo é bem variado e o clima estava úmido. Eu consegui a segunda posição nos últimos 500 metros, quando passei pelo William e o Sivaldo. Acho que o Giomar será o líder do ranking este ano mais uma vez. Vou brigar para ser o segundo", assegurou Anoé, vice-líder com 198 pontos, seguido por Sivaldo Santos Viana (149), José Nascimento (140) e Ivanildo dos Anjos, o Gomes (128).
No feminino, domínio é queniano
A queniana Ednah Mukhwana, de Nairóbi, 25 anos, dominou a prova e venceu com folga - 55 segundos de vantagem para a segunda colocada. A atleta, que ficará no Brasil até dezembro, considerou o percurso bom. "Gosto de provas com subidas e descidas", explicou. Ela treina com o grupo do ex-maratonista Luiz Antônio dos Santos, em Taubaté, interior de São Paulo e disse que vai correr a São Silvestre, no último dia do ano.
Simone Alves da Silva se sentiu bem na largada e acompanhou a queniana até o quilômetro quatro. Depois disso, como sabia que Ednah corre os 10 km para 33 minutos e ela em 34 minutos, decidiu optar pelo segundo posto e os 30 pontos do ranking reservados à melhor brasileira. "Eu não quis arriscar. Temia não aguentar o ritmo e quebrar. Quando começou a chover foi um pouco complicado, mas eu estava me sentindo bem", contou Simone, comemorando o pódio duplo com Giomar. A baiana vive e treina em São Paulo, diferentemente de Giomar, que mora em Jacobina.
Marizete Rezende terminou em sétimo em São Paulo (36min57) - sentiu falta de ar por causa de uma alergia. Mesmo assim, segue na liderança do ranking feminino (252 pontos). "Em Brasília, vou lutar com todas as forças para elas não me alcançarem", garantiu, sobre as adversárias.
Marizete Moreira, que ficou em sexto neste domingo, é a segunda no ranking (228 pontos), com Conceição Oliveira, a quarta em São Paulo, em terceiro na soma de pontos do ano (226 pontos). Mesmo com a vitória, Simone permaneceu em quinto (183 pontos), com Andrea Benites em quarto (213 pontos).
Entre os amadores, destaque para o médico Drauzio Varella, que foi ultrapassado pela queniana no Minhocão. No fim da prova, integrantes do Hemorrede e da Secretaria da Saúde do Estado distribuíram camisetas com o slogan "Correr está no Meu Sangue" e folheto com a lista com endereços de postos de doação de sangue. A campanha visa conscientizar as pessoas sobre a importância da doação de sangue.
Na tarde deste domingo, o Circuito CAIXA realizou a prova infantil, dentro do Estádio do Pacaembu, para 500 crianças e jovens, entre 4 e 15 anos.
Resultados
Masculino
1) Giomar Pereira da Silva, Cruzeiro/CAIXA, 30min25
2) Anoé dos Santos Dias, Aratrop/CAIXA/Pinheiros, 30min37
3) William Salgado Gomes, Luasa/Caixa, 30min38
4) Sivaldo Santos Viana, M. Calçados/Naval, 30min39
5) Jailson Araujo dos Anjos, Miguel Sarquis, 31min02
6) Alex Januário de Mendonça, Athletics Sports/Luasa, 31min43
7) Antonio José da Costa, 31min51m
8) Ivanildo dos Anjos, Cruzeiro/Café do Doutor/CAIXA, 31min52
9) Benedito Donizetti Gomes, M.Calçados/Saucony, 32min12
10) Naval Figueiredo de Freitas, M. Calçados/Harald, 32min31
Feminino
1) Ednah Mukhwana, Quênia/Luasa, 34min50
2) Simone Alves da Silva, Grancursos/Free Corner, 35min45
3) Andrea Celeste Benites, Bioleve/Runners, 35min51
4) Conceição Carvalho Oliveira, Findyourself/CAIXA, 36min08
5) Antônia Bernadete Lins da Silva, Centiser/CAIXA, 36min23
6) Marizete Moreira dos Santos, Caso/Supercei/CAIXA, 36min41
7) Marizete de Paula Rezende, Mizuno, 36min57
8) Adriana Aparecida da Silva, Pinheiros/CAIXA, 37min00
9) Maria Sandra Pereira da Silva, Pinheiros/CAIXA, 38min32
10) Elizabeth Esteves de Souza, Adidas/VO2/Stefanin, 38min40
Mais informações em www.circuitocaixa.com.br |