Maior nome do atletismo brasileiro na atualidade, o brasiliense Marilson Gomes levantou a grande torcida pelo percurso para comemorar o tetracampeonato no 24º 10 KM Tribuna FM, uma das cinco maiores corridas de rua do País, que reuniu 15 mil atletas em Santos, na manhã deste domingo (dia 17). O bicampeão da Maratona de Nova Iorque correu isolado na frente praticamente toda a prova e cruzou a linha de chegada em 28 minutos e 16 segundos.
Entre as mulheres, a queniana Eunice Jepkirui Kirwa foi a mais rápida, com direito a novo recorde, com 32m52s, superando em cinco segundos a marca da equatoriana Marta Tenório, conquistada em 1998. A paranaense Luzia de Souza Pinto ficou em segundo lugar e também bateria o recorde em um segundo, com 32min56s, numa chegada emocionante, para empolgar o público.
Como prêmio, os dois campeões receberam R$ 25 mil, cada um, de um total de R$ 120 mil, divididos aos 20 melhores do masculino e do feminino. A competição, disputada sob sol e uma temperatura amena, novamente foi consagrada pelo alto nível técnico, aliado à festa da população, tanto na torcida, sobretudo nos dois últimos quilômetros, na orla da praia, quanto entre os amadores, como os famosos pelotões, grupos uniformizados de empresas e academias, promovendo um colorido especial e muita animação.
Outra grande atração foi a participação de figuras históricas do evento, atuando como ‘marcadores de tempo’, correndo junto aos amadores para ajudar na conquista das marcas. O mais badalado, sem dúvida, foi Vanderlei Cordeiro de Lima, bronze na maratona da Olimpíada de Atenas e recordista da prova santista desde 1997, com 28min01s. Ele “puxou” os atletas para 50 minutos e levou uma pequena multidão ao seu redor.
Também foram marcadores o angolano João Ntyamba, único tri consecutivo da prova (40 minutos), Ronaldo da Costa, que já foi recordista mundial da maratona e bi em Santos (45 minutos), Ednalva Lauriano, a Pretinha, tetra na disputa santista (55 minutos) e Valmir Nunes, bicampeão mundial dos 100 km (60 minutos).
ELITE - Mas o ponto forte mesmo foi a disputa da elite. Na feminina, a queniana Eunice Kirwa já saiu na frente e manteve a ponta até o final. Motivada pela torcida, Luzia vinha atrás e nos 300 metros finais tentou “virar o jogo”, chegando apenas quatro segundos atrás. Após cruzarem a linha de chegada, as duas atletas se ajoelharam para descansar e comemorar o feito. A piauiense Cruz Nonato da Silva ficou em terceiro, com 33min28s.
“Eu não esperava esse recorde. Essa prova é fantástica, principalmente pelo público, que é muito feliz, ajuda bastante. Com certeza, quero voltar no próximo ano para essa corrida”, afirmou Eunice, que está com 25 anos e tem como melhor marca na carreira 32min22s, no Canadá, em 2006.
Para Luzia, o vice teve um sabor todo especial. “Eu não estou acreditando. Vim com o objetivo de correr entre 33min10s e 33min30s. Na hora que começou a prova, me senti bem, segui a Eunice e fui com ela até o km 7. Daí, ela abriu e quando chegou na reta final, o povo começou a gritar, tentei passar, mas ela é muito experiente e não deu. O mais importante é que fiz um ótimo tempo nessa prova, que é a melhor do País”, afirmou. “Sem dúvida, foi o meu melhor resultado até hoje”, completou.
MARILSON - Já entre os homens, Marilson confirmou o favoritismo, sem dar chances aos rivais. Em sua primeira corrida de rua após o bicampeonato na Maratona de Nova Iorque, em novembro passado, elle correu com o grupo da frente até o km 2 e depois começou a abrir vantagem. O segundo colocado, o queniano Biwott Stanley chegou 41 segundos depois (28min57s), seguido de seu compatriota, Emmanuel Bett (29min00s).
“Quando vi que abri uma distância segura, comecei a administrar, porque estava com certo receio. Não sabia o quanto poderia suportar. Eu poderia puxar o começo e errar no final. Procurei controlar um pouco o ritmo, porque a prova estava muito forte”, explicou o tetracampeão.
Apesar de chegar perto do recorde da prova (ficou apenas 15 segundos atrás), ele ressaltou que fez o máximo na ocasião. “Fiz o que podia”, justificou, elogiando muito a prova. “Com certeza, é a melhor do Brasil. Todo mundo que conheço confirma isso. Quando as inscrições abrem, todos querem logo garantir vaga”, destacou.
“Durante todo o percurso o pessoal vem me incentivado, gritando o meu nome. Para mim, é como se estivesse em casa mesmo. Sou sempre muito bem recebido. Para mim, é um prazer muito grande correr aqui. Ainda mais garantindo o tetra”, afirmou Marilson, que comemorou o resultado ao lado da esposa, a também corredora Juliana Gomes, ouro no Pan Rio 2007, nos 1.500 metros.
Marilson já destacou que pretende voltar em 2010 para tentar o pentacampeonato. Se depender de retrospecto, a vantagem é imensa para o novo feito. Em oito participações, foram quatro vitórias, três vices e um terceiro lugar. “Fiquei muito feliz mesmo com a vitória. Mas, às vezes, a gente se surpreende. Treino é uma coisa, competição é outra”, relatou o corredor, que agora se prepara para o Mundial de Maratona, em Berlim. “Nova Iorque este ano vai depender de como vou me recuperar de Berlim”, revelou.
VANDERLEI - Mesmo longe da briga pela vitória, quem também foi muito badalado, antes, durante e após a corrida foi Vanderlei Cordeiro de Lima. Todos queriam tirar fotos, abraçá-lo, dar parabéns. E com muita humildade e simpatia (o mesmo ocorreu com Marilson), ele sempre retribuiu.
“Estou super feliz pelo reconhecimento do meu trabalho. Muito grato à organização por este presente e à esta nação maravilhosa. Para a gente é um calor humano maravilhoso. Foi muito bom participar e estar junto ao público. Parei de ser profissional, mas nunca vou parar de correr”, relatou, descrevendo a nova experiência. “Correr lá atrás é uma sensação muito grande. É um mundo totalmente diferente do atleta de alta performance e muito gostoso para curtir”, argumentou.
O 24º 10 KM Tribuna FM também teve como destaque atrações musicais, como o DJ Breno, e a Banda Mecânica, ao longo do percurso e uma das novidades, a transformação do túnel em uma danceteria para alegrar os corredores antes mesmo do primeiro quilômetro.
O jubileu de prata dos 10 KM Tribuna FM está confirmado para o terceiro domingo de maio de 2010. “Novamente tivemos um grande sucesso e a população de Santos, seja na torcida ou entre os amadores, está de parabéns por esta festa sensacional”, afirmou o diretor-presidente de A Tribuna, Marcos Clemente Santini. Os resultados completos do 24º 10 KM Tribuna FM estarão disponíveis no site www.triesportes.com.br.
RESULTADOS OFICIAIS
MASCULINO
1) Marilson Gomes dos Santos - 28min16s
2) Biwott Stanley Kipleting (Quênia) - 28min57s
3) Emmanuel Kipkmmei Bett (Quênia) - 29min00s
4) Paulo Alves dos Santos - 29min11s
5) Damião Ancelmo de Souza - 29min23s
FEMININO
1) Eunice Kirwa (Quênia) - 32min52s
2) Luzia de Souza Pinto - 32min56s
3) Cruz Nonato da Silva - 33min28s
4) Edielza Alves Guimarães - 33min47s
5) Milka Jerotich Kipker (Quênia) - 33min54s |