Adriano Bastos e Márcia Maria do Nascimento foram os campeões da primeira edição da Light the Night, disputada neste sábado, próximo à Raia Olímpica da Cidade Universitária, na USP. Sob temperatura amena (18º C) e céu limpo, as pulseiras e colares brilhantes de 1.500 corredores iluminaram a noite paulistana. E, em nome de uma melhor qualidade de vida por meio de uma atividade física saudável, realizaram a grande novidade do calendário de corridas de rua do país.
O bicampeão da Meia Maratona de Buenos Aires e pentacampeão da Maratona Disney confimou o favoritismo ao subir no ponto mais alto do pódio. Para Adriano Bastos (Pão de Açúcar Club, New Balance, Powerbar, Oakley e Albino Advogados Associados) o caráter social da corrida é fundamental. “A Light the Night é uma prova participativa, faço questão de vir e marcar presença para mostrar que realmente vale a pena”, comentou o maratonista.
Aos 30 anos e em sua melhor forma, o atleta acredita ser um exemplo para os corredores que estão entrando neste mundo agora. “Com o fato de estar no pódio eu espero mostrar para as pessoas o que elas podem alcançar se envolvendo cada vez mais com a prática da corrida”, ressaltou Adriano, acrescentando que a noite estava perfeita para correr.
Outro destaque da prova, Antonio José da Costa, segundo colocado, aprovou a iniciativa e torce para que haja outras corridas noturnas. Membro da equipe Nike Cartel Endorfina, o atleta de Taboão da Serra também saiu da competição satisfeito. "Eu fiz 32 minutos na Volta da USP e agora consegui 31min5s, o que é muito bom porque significa que estou baixando meu tempo", explicou.
Surpresa – Vencer a competição foi uma grande surpresa para Márcia Maria, da equipe de Adriano Bastos. Insegura com a sua performance, já havia ido embora quando saiu o resultado e acabou recebendo a notícia mais tarde, por telefone. “Fiquei muito contente, foi realmente uma grande surpresa. Não corro em busca de resultados ou de pódio e sim porque gosto”, comentou a atleta de 48 anos.
Márcia ainda elogiou a organização do evento e o objetivo da prova. “Já estava muito feliz só pelo fato de ter saúde para participar da competição, ainda mais quando podemos colaborar com uma causa tão nobre”, completou a corredora.
Inspirado em um evento internacional que está na 10ª. edição, o Light the Night também é chamado de Corrida Noturna ABRALE (Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia). A competição tem como objetivo alertar para o diagnóstico precoce de doenças onco-hematológicas.
“A The Leukemia and Lymphoma Society (Estados Unidos), que é parceira da ABRALE desde a nossa fundação achou que a realização dessa corrida seria muito importante para o crescimento dos nossos projetos. Estou muito feliz porque hoje está uma noite maravilhosa, com um clima adequado para uma corrida noturna. É uma grande estréia para a Light the Night no Brasil”, disse a presidente da ABRALE Merula Steagall.
Além da corrida de 10 km, o evento teve outra de 5 km e uma prova em dupla (cada atleta disputou 5 km do circuito). Houve também uma caminhada de 5 km, com largada trinta minutos mais tarde.
Resultados da prova
Masculino
1- Adriano Bastos – 31min08s
2- Antonio José da Costa – Nike – 31min56s
3- Tarciso Fernandes Eloi – USP – 32min52s
4- Raimundo Barbosa dos Santos – USP – 33min44s
5- André Alves de Amorim – Avulso – 34min43s
Feminino
1- Márcia Maria do Nascimento – Adriano Bastos – 47min46s
2- Claudia Zeichner – Avulso – 48min35s
3- Kátia Simões Parente – Quality Life – 49min30s
4- Floraci Rocha Domingos – Quality Life – 50min27s
5- Melissa Bertti de Oliveira – Pique Sport – 50min57s |