Como era esperado, os atletas profissionais levaram a melhor na edição de estréia da Super 9 km, prova participativa que reuniu cerca de 2.500 atletas no Autódromo Internacional José Carlos Pace, em Interlagos. Célio Falcão e Nilzete Ribeiro Martins tiveram pouco trabalho para vencer a disputa na manhã desta quarta-feira na capital paulista, feriado da Revolução Constitucionalista de 1932, Célio completou as duas voltas com o tempo de 27min06seg, seguido por Everton Luduvice Morais, com 27min34seg, e Adriano Bastos, 27min42seg. No feminino, Nilzete Martins venceu com o tempo de 38min14seg.
A estréia da Super 9 km no calendário nacional não poderia ser melhor. Apesar do vento frio em Interlagos, atletas, experientes ou não, coloriram a pista do circuito. Apesar de ter apenas duas voltas, o traçado, com várias subidas, exigiu bastante dos competidores, especialmente dos mais inexperientes. Na briga pelo primeiro lugar, Célio Falcão conseguiu superar os adversários logo na largada, completando a primeira volta na frente para depois fechar com boa vantagem sobre o segundo colocado.
O campeão acabou não sentindo tanto o percurso, uma vez que já havia corrido em Interlagos. “Como já conhecia, não sofri tanto. Forcei o ritmo na primeira volta e tive um desgaste maior. Como estava com boa vantagem, preferi administrar na segunda”, explicou. Falcão destacou que o clima também ajudou. “Com frio, a perda de líquido é menor, assim como o desgaste. Com isso, o rendimento é melhor”, completou.
Célio Falcão utilizou a participação na Super 9 km como treino para a Maratona de São Bernardo do Campo, no dia 3 de agosto. “Estou treinando com este objetivo e estar nesta prova foi uma das fases dessa preparação”. Com relação à programação casada com a 65ª Prova 9 de Julho, o atleta aprovou a idéia. “Gostei muito do evento, pois une dois esportes e possibilita maior público”, finalizou.
Nilzete, de 39 anos, também sobrou no feminino. Ele fez uma prova muito forte e completou as duas voltas com vantagem de quase três minutos para a segunda colocada. “Estou treinando bem e, por isso, pude impor um ritmo forte desde o começo. É muito bom vencer uma prova, especialmente quando ela acontece pela primeira vez”, declarou a vencedora.
Daniel Serra aprovou a experiência - Ele conhece bem o traçado de Interlagos. Afinal, costuma correr ali pelo menos três vezes ao ano pela Copa Nextel Stock Car. Mas Daniel Serra, piloto da equipe Red Bull Racing e do Chevrolet Power Team, acabou sentindo a diferença de percorrer os 4.300 metros da pista à pé. “Tinha muito tempo que não participava de um evento assim. Costumo treinar corrida, mas estar em eventos não é tão comum. Comecei pensando que era o Paul Tergat, a todo o vapor, e senti as subidas, especialmente a do Laranjinha. De carro nem parece subida”, brincou Daniel, que fez as duas voltas em 37min47seg. Outro destaque do automobilismo presente foi Renato Rattes, piloto da Copa Vicar.
Os cinco melhores da Super 9 km:
Masculino
1º) Célio Falcão - 27min06seg
2º) Everton Luduvice Morais - 27min34seg
3º) Adriano Bastos - 27min42seg
4º) Antônio José da Costa - 28min11seg
5º) Wellington Messias - 28min20seg
Feminino
1ª) Nilzete Martins - 38min14seg
2ª) Edeni da Silva - 41min45seg
3ª) Maria do Socorro Andrade - 42min42seg
4ª) Laudicéia dos Santos - 42min54seg
5ª) Clarice Maria de Oliveira - 43min11seg
A Super 9 km teve organização e realização da Yescom, com apoio especial da Prefeitura de São Paulo e patrocínio da Montevérgine e Schincariol. A supervisão ficou a cargo da IAAF, AIMS, CBAt e FPA.
Mais informações no site www.yescom.com.br/super9km |