Os quenianos confirmaram a tradição e deram um show na segunda edição da Meia Maratona Internacional de São Paulo, que foi disputada na manhã deste domingo, com largada e chegada na Praça Charles Miller, no Pacaembu. Além de vencerem a prova, Kiprono Mutai e Eunice Kirwa estabeleceram novos recordes para a prova de 21.097 metros, com as marcas de 1h04min02 e 1h15min08s, respectivamente.
Na luta por uma das três vagas do país na maratona da Olimpíada de Pequim, em agosto, Vanderlei Cordeiro de Lima e Maria Zeferina Baldaia foram os atletas brasileiros mais bem colocados. Vanderlei, herói olímpico em Atenas, com a conquista da medalha de bronze, foi o segundo colocado no masculino, enquanto Zeferina terminou em terceiro lugar no feminino.
A competição, que teve a disputa simultânea de uma prova de 10.550 metros, reuniu 6.000 participantes e transformou a região do Pacaembu numa grande festa. Além de atletas de ponta, que buscam vaga na Olimpíada e no Ranking CAIXA/Confederação Brasileira de Atletismo, milhares de corredores demonstraram a força na procura por uma melhor qualidade de vida através de uma atividade física saudável.
“Fiquei muito feliz com a vitória, especialmente por ter vencido o Vanderlei, uma referência no esporte mundial”, comemorou Kipromo Mutai, de 21 anos. “Acho que as condições climáticas foram extremamente favoráveis e tudo transcorreu de forma excelente.”
Já Eunice Kirwa, ganhadora do feminino, mostrou surpresa com a vitória. Ela desembarcou na sexta-feira ao Brasil, vinda do Quênia. “Impus meu ritmo desde o início e não esperava vencer com mais de um minuto de vantagem”, disse, referindo-se à compatriota Ednah Mukhwana, segunda colocada. “Fiquei muito feliz com o resultado e, principalmente, com o meu desempenho”, completou a atleta, que fica no Brasil até o dia 28 de maio.
Olimpíada de Pequim - Para os brasileiros, a prova teve importância especial como preparação para a busca dos índices necessários para integrar a equipe nacional na Olimpíada de Pequim, em agosto. Sem Franck Caldeira, que alegou uma virose para não competir, Vanderlei Cordeiro de Lima foi a grande atração da prova. Herói brasileiro na Olimpíada de Atenas, quando mesmo atrapalhado por um manifestante conseguiu a medalha de bronze, ele ficou muito feliz com a segunda colocação.
“Ainda não estou 100% fisicamente, mas senti novamente confiança em correr. Isso me deixa extremamente feliz para tentar uma das três vagas do Brasil para Pequim. Meu sonho é disputar a minha quarta Olimpíada”, disse o atleta, que foi alvo de reportagem especial da rede de TV NBC, dos Estados Unidos. “Só peço a Deus não ter mais lesões para me atrapalhar.”
Aplaudido por torcedores e por participantes da prova em todo o percurso, Vanderlei prepara-se para tentar a vaga olímpica na Maratona de Turim, no dia 13 de abril, na Itália. “O carinho das pessoas é muito especial. Fico emocionado com muita gente gritando o meu nome, me incentivando. Não sei como agradecer.”
Tão feliz quanto Vanderlei estava Maria Zeferina Baldaia, que também enfrentou vários problemas de contusão, mas volta aos poucos à melhor forma. Campeã da São Silvestre de 2001, ela foi a brasileira mais bem colocada (terceiro lugar) na mesma competição do ano passado. “Acho que tive um excelente desempenho e acredito que estou em condições de sonhar com a Olimpíada”, comentou a ex-bóia-fria.
Para o técnico Cláudio Castilho, Zeferina deve tentar a vaga na equipe olímpica brasileira na Maratona de Hamburgo, no dia 27 de abril, na Alemanha. “Ela é um caso muito especial. Por causa dos problemas anteriores, penso nela dia a dia. Ela está correspondendo muito bem e, se não tivermos nenhum contratempo, estará em condições de boa performance na Alemanha.”
Assim como Vanderlei e Zeferina, José Teles, Giomar Pereira, Lucélia Peres e Marily dos Santos, entre outros, vão buscar vaga em provas na Europa, onde as condições climáticas nesta época do ano são mais favoráveis.
Na primeira edição da Meia Maratona de São Paulo, em 2007, a vitória no masculino ficou com o queniano Mathew Cheboi, com 1h06min15s. A paraibana Ednalva Laureano, a Pretinha, venceu o feminino, com 1h15min13s.
Os quatro primeiros colocados no masculino e no feminino passaram por exames antidoping por determinação da Associação das Federações Internacionais de Atletismo (IAAF).
Padrinhos especiais - Os atletas CAIXA Marílson e Juliana Gomes dos Santos foram os padrinhos do evento. Eles participaram das cerimônias de largada e premiação dos destaques da competição. Líder do ranking brasileiro de maratona, com a marca de 2h08min37s, Marilson, primeiro sul-americano a vencer a Maratona de Nova York, prepara-se para disputar o Mundial de Cross Country, no dia 30, em Edimburgo, na Escócia. Ele ganhou os Campeonatos Brasileiro e Sul-Americano da especialidade.
“Consegui uma marca que me deixa tranqüilo para a Olimpíada e por isso não tenho nenhuma maratona prevista até Pequim. Vou usar o Mundial de Cross e o circuito europeu de meetings como preparação para Pequim”, disse o brasiliense, que não se preocupa com a poluição da capital chinesa. “Tenho certeza de que será uma corrida dura para todo mundo. Além da poluição, a expectativa é de muito calor.”
Já Juliana, medalha de ouro nos 1.500 metros nos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro, vai iniciar a sua temporada nos Grandes Prêmios que serão disputados em maio no Brasil. Depois disso, ela seguirá para a Europa, buscando índices tanto nos 1.500 como nos 800 metros rasos. “O segredo é não criar grande expectativa. É treinar bem e esperar um dia bom, quando tudo dê certo”, observou.
Resultados
Masculino:
1) Kiprono Mutai (Quênia-Atlhetic Sports/Luasa), 1h04min02seg
2) Vanderlei Cordeiro de Lima (Pão de Açúcar/Nike), 1h04min10seg
3) Anoé dos Santos Dias (Cruzeiro), 1h05min24seg
4) Giomar Pereira da Silva (Domiciana/CAIXA), 1h05min28seg
5) Marcos Antonio Pereira ( (VO2/Coppertone Sport), 1h05min43seg
Feminino:
1) Eunice Kirwa (Quênia- Fila), 1h15min08seg
2) Ednah Mukhwana (Quênia – Athletic Sports/Luasa), 1h16min11seg
3) Maria Zeferina Baldaia (Pinheiros), 1h16min22seg
4) Marily dos Santos (Mizuno/CAIXA), 1h17min17seg
5) Edielza Alves dos Santos (Cruzeiro), 1h17min57seg
Confira as fotos do evento: |