RESULTADOS

24ª Corrida Integração

Data: 30/09/2007

Percurso: 10 km

Local: Campinas - SP

Telefone: (19) 3294-4949

Classificação Geral Feminina
Classificação Geral Masculina

VEJA COM FOI

João Ferreira de Lima, o João da Bota, venceu a 24 edição da Corrida Integração ontem. Atleta do Cruzeiro, mesma equipe da vencedora no feminino, Edielza Alves dos Santos, fez o percurso em 29min57s. Disse que o calor atrapalhou um pouco seu desempenho. "No início da manhã estava mais fresco. Na hora da largada esquentou bastante. Esperava um resultado melhor de tempo. Mas ganhei, e está bom", alegou.

O atleta participou da Integração no ano passado, mas não conseguiu concluir a prova. "Machuquei-me no quilômetro nove e tive de parar. Foi muito bom poder concluir a disputa este ano, ainda mais com vitória", disse. Em 2005, sua estréia na Integração, obteve o sexto lugar. Lima comentou que a corrida é bastante difícil e que o nível dos atletas é alto, o que aumenta a concorrência. "Torna a disputa mais acirrada e também melhor, de alto nível", afirmou.

Lima considerou o primeiro trecho, depois da largada, um dos mais exigentes para o atleta. "O começo do percurso é bem difícil", avaliou. Ele disse que treina diariamente para disputar as corridas. "Estamos sempre nos preparando para enfrentar qualquer prova", alegou. No domingo passado, participou de uma corrida de revezamento no Rio de Janeiro.

O corredor está há três anos no Cruzeiro. Foi convidado a integrar a equipe depois de ter conseguido bom desempenho em provas de corrida de rua. Aos 34 anos, disse que começou tarde no atletismo. "Vou continuar correndo enquanto puder, enquanto a idade permitir. Não dá para pensar em melhorar muito meu tempo, mas quero continuar nas disputas", afirmou. Disse que quer voltar a disputar a Integração no ano que vem.

"Se eu tiver saúde, volto. Gosto muito da Integração", comentou Lima. Este ano, quer correr ainda a São Silvestre. "Não consegui completar a prova no ano passado porque me machuquei. Este ano quero ir até o fim", explicou. Ele mora em Mateus Leme, cidade próxima a Belo Horizonte.

O segundo colocado no masculino de elite na Integração foi Francisco Barbosa dos Santos (Cruzeiro), com 30min10s. Gladson Alberto Silva Barbosa (Sport), ficou em terceiro lugar, com 30min12s. Marcos Alexandre Elias (Cruzeiro) obteve a quarta colocação, com 30min20s, e o queniano James Rotich fez o quinto tempo, com 30min22s.

Feminino - Edielza Alves dos Santos estreou com vitória na Corrida Integração. Ela foi a primeira colocada na 24 edição da prova, disputada neste domingo (30). A atleta, do Cruzeiro, percorreu os 10 quilômetros em 35min15s. "É uma prova muito difícil, há subidas e o percurso exige do atleta", afirmou. Ela contou que seu tempo ficou dentro da sua estimativa. "Imaginava fazer o percurso em 35 minutos", disse.

Edielza nasceu na Bahia e hoje mora em Gauratinguetá. Ela explicou que corre ao menos 20 quilômetros por dia para preparar-se para as corridas das quais participa. Contou que conheceu o percurso da Integração ontem, um dia antes da prova. "Dei uma olhada e descobri que é uma disputa que exige bastante do competidor", comentou.

De acordo com Edielza, o nível das concorrentes que disputam a Integração é muito alto. "São competidoras que têm um bom desempenho, porque a corrida exige isso. Fiquei muito contente de ter participado", alegou. Ela reclamou do calor e disse que poderia ter corrido mais rápido se o sol estivesse menos forte.

A atleta afirmou que pretende participar da Integração no ano que vem e melhorar seu desempenho. "Gostei muito da corrida", disse. A participação dos corredores amadores, que largam depois dos atletas de elite, foi considerada muito positiva por Edielza. "É importante para o atleta porque funciona como um incentivo, um ânimo extra", comentou.

Edielza contou que foi convidada a integrar a equipe do Cruzeiro depois de vencer uma disputa em Sete Lagoas. "Venci a prova e os dirigentes me chamaram para outras corridas representando o Cruzeiro", disse. Explicou que sua próxima corrida deve ser um evento promovido em São Paulo. Acrescentou que para este ano sonha em conseguir boas colocações nas corridas da Pampulha, em Minas Gerais, e na São Silvestre, em São Paulo.

Em segundo lugar, na 24 edição da Integração, ficou Luzia de Souza Pinto (Fican/Caixa), com tempo de 35min28s. Maria Lucia Santos (Matilat/Nardini), com 35min31, chegou em terceiro lugar, seguida de Marily dos Santos (Multstort), com 35min57s, e Andréa Celeste Benites (Cruzeiro), com 36min35s.