O queniano Lawrence Kiprotich e a paraibana Ednalva Lauriano da Silva, a Pretinha, foram os grandes campeões da 22ª edição dos 10 KM Tribuna FM, a corrida de rua mais rápida do Brasil na distância, neste domingo (dia 20), em Santos. Reunindo 12,5 mil atletas, a maior festa esportiva da região impressionou, novamente, tanto pelo alto nível técnico, quanto pela grande participação popular, com a torcida em todo o percurso, sobretudo na orla da praia, onde são disputados os dois últimos quilômetros.
Entre os homens, Lawrence não deu chances ao grande favorito, o brasiliense Marilson Gomes, campeão da Maratona de Nova Iorque e que tentava o tetra em Santos. O atleta africano correu na frente o tempo todo, para cruzar a linha de chegada em 28 minutos e 06 segundos, e por apenas cinco segundos não bateu o recorde da prova, pertencente a Vanderlei Cordeiro de Lima, desde 1997.
Na feminina, Pretinha comemorou em dobro, por ser a primeira tetracampeã da prova. Ela teve como rival a queniana radicada no México, Genoveva Kingen, mas ao chegar à praia, abriu vantagem e chegou à frente, com folga, encerrando o percurso em 33min12s, com uma vantagem de 29 segundos. Como prêmios os dois vencedores ganharam automóveis Celta 0km. No total, a prova distribuiu a premiação recorde de R$ 110 mil, entre os 20 melhores do masculino e feminino.
Junto com os principais fundistas do País e mais de 10 destaques do exterior, a prova chamou a atenção pela grande festa que proporciona, antes durante e após a sua realização. Os famosos pelotões, grupos uniformizados de empresas e academias, tanto na corrida quanto na caminhada, dão charme e colorido à disputa. Ainda no aquecimento, a alegria contagia a todos. No percurso, o clima de descontração contrasta com o esforço dos atletas que disputam a ponta.
Depois, a comemoração é total, ainda na premiação e nas ruas próximas e barracas de praias, até mesmo com churrascadas. “O dia é especial. A cidade toda vive esta prova, participa, colabora, prestigia”, comemorou o diretor-presidente de A Tribuna, Marcos Clemente Santini.
MULHERES - Na disputa pelas primeiras colocações, a elite feminina competiu primeiro. Tricampeã em 2002, 2003 e 2004, Pretinha saiu no encalço de Genoveva, que desde a largada imprimiu um ritmo forte, fazendo o famoso “Fartlek”, uma variação de velocidades na corrida, com o objetivo de “quebrar” os adversários. “No KM 5 me desanimei um pouco, o ritmo caiu e pensei: Será que vou entregar os pontos agora? Pedi forças a Deus, me concentrei, aumentei a velocidade novamente e no KM 7 eu passei”, contou a atleta.
Depois, o apoio da torcida foi fundamental para que a vencedora abrisse vantagem. “Esse público é maravilhoso. Escutava a todo tempo, Vamos Pretinha, vamos Ednalva e ganhei forças. Eu dedico esse título aos meus amigos Elsa e João Arruda, daqui de Santos”, afirmou a atleta, que agora só pensará no Pan do Rio. “Quero muito trazer uma medalha para o Brasil”, comentou.
Aos 31 anos de idade, Pretinha corre desde os 21. Antes, trabalhava na roça, plantando batatas e ajudando a família. O início foi duro e ela tinha de conciliar os treinos com o trabalho. “Não tinha moleza. Era difícil demais, mas hoje posso falar que sou uma vencedora”, comemorou a corredora que em Santos chegou à sua 14ª vitória nesta temporada.
Genoveva ficou feliz com a sua estréia no Brasil. A atleta revelou que passou mal nos quilômetros finais e quando melhorou e reagiu não conseguiu alcançar Pretinha. “Fiquei sem ar, mas estou muito contente com esta prova. Não existe prova igual no Mundo, com esse apoio todo do público no percurso”, relatou.
Outro destaque foi a baiana radicada em Santos, Sirlene Souza de Pinho, classificada para a maratona no Pan e que garantiu a excelente 3ª colocação, para a alegria da torcida local. A atleta chegou exausta e até desmaiou. “Foi sensacional. Me esforcei muito para comemorar com esse povo”, vibrou Sirlene. Também garantida no Pan do Rio, a triatleta Carla Moreno, outra que teve o público ao seu lado, surpreendeu, chegando na 7ª colocação, logo atrás de outra estrela dos Jogos, a catarinense Márcia Narloch.
HOMENS - No masculino, Lawrence assumiu a ponta desde o início e disse que aos quatro minutos sentiu que poderia manter o ritmo até o final. Durante todo o tempo teve Marilson correndo próximo, que aguardava o atleta africano cansar para chegar à vitória. Mas no KM 7, aumentou a velocidade, para não dar chances ao tricampeão.
Assim como todos os atletas de elite, ficou impressionado com a qualidade do percurso e o apoio total das pessoas. “O percurso é fantástico para garantir boas marcas e o incentivo do povo ajudou muito. Foi uma prova perfeita, com grandes nomes”, comentou o atleta de 22 anos, que corre somente há quatro, e mora em Kapsabet.
Principal estrela do atletismo nacional na atualidade, Marilson ressaltou que não acreditava que Lawrence agüentaria naquele ritmo até o final. “Mas ele foi muito bem e conseguiu chegar na frente. Eu estou bem demais, mas tinha alguém melhor do que eu hoje. Estou satisfeito, porque corri bem. Agora é pensar no Pan, treinar na pista e buscar as medalhas”, comentou Marilson, campeão em Santos em 2003, 2005 e 2006, vice outras duas vezes, em 99 e 2004 e 3º colocado em 2000.
O pernambucano Ubiratan José dos Santos surpreendeu vários cotados, para garantir o melhor resultado da carreira, na 3ª posição. “Treinei para isso. Estou 100% preparado e sabia que chegaria forte, mesmo com tantas feras juntas, como o Marilson, o Franck e os quenianos”, afirmou o atleta, referindo-se também a outra estrela do Pan, o mineiro Franck Caldeira, que chegou na 6ª posição.
Entre os cadeirantes, Carlos Neves de Souza foi o mais rápido. A 23ª edição dos 10 KM Tribuna FM já está confirmada para o dia 18 de maio de 2008, com a participação de 15 mil atletas, entre corredores e caminhantes. Os resultados completos deste ano estarão à disposição no site www.triesportes.com.br, na terça-feira (dia 22).
RESULTADOS OFICIAIS
MASCULINO
1) Lawrence Kiprotich - 28min06s
2) Marilson Gomes dos Santos - 28min20s
3) Ubiratan José dos Santos - 29min04s
4) Clodoaldo Gomes da Silva - 29min13s
5) Luis Paulo da Silva Antunes - 29min16s
6) Franck Caldeira de Almeida - 29min21s
7) Luis Carlos Fernandes da Silva - 29min28s
8) João Ntyamba - 29min35s
9) José Cícero Eloy - 29min36s
10) João Ferreira de Lima - 29min41s
FEMININO
1) Ednalva Lauriano da Silva - 33min12s
2) Genoveva Jelagat Kigen - 33min41s
3) Sirlene Souza de Pinho - 33min54s
4) Luzia Souza de Pinto - 33min58s
5) Edielza Alves dos Santos - 33min59s
6) Márcia Narloch - 34min17s
7) Carla Moreno - 34min19s
8) Jeptoo Priscah - 24min20s
9) Bertha Oliva Sanches - 34min56s
10) Nadir Sabino Siqueira - 35min01s |