No último domingo (22) foi realizada em Taubaté/SP a 3ª. Corrida Rústica do Mineiro “Prova Antonio Manoel Dias”, o Parque do Itaim, com toda a sua beleza (veja pelas fotos a seguir), foi o novo local escolhido para a corrida deste ano.
foto: www.guiataubate.com.br
“Área de 1,7 milhão de m² dedicada a reforçar a cultura dos personagens de Monteiro Lobato e Mazzaropi, oferecendo muitas opções de lazer como: Mirante, passeios de Maria Fumaça e ginásio de esportes radicais.”
Fonte: www.guiataubate.com.br
A foto acima foi tirada debaixo da imensa Figueira, que ofereceu sombra e água fresca aos atletas e ao público em geral durante todo o evento.
A foto acima apresenta a forte descida por onde todos os atletas da prova principal (de 10km) passaram. Ao fundo, logo após a casa, é possível observar a Figueira comentada na foto anterior.
Nesta foto a alameda por onde todos os atletas passaram por duas vezes, km 3,8 e km 9,8. Ao fundo é possível ver a continuação do percurso, e quase que sumindo no horizonte, o mirante entre a caixa d’água e a torre de telefonia celular.
Com o Parque do Itaim já bastante apresentado, vamos à corrida.
Os atletas chegaram cedo para a retirada dos kits de largada (camiseta e número de peito).
As 9:10h foi dada a largada da prova infantil, que teve a distância de 3km. Os atletas gêmeos Elias e Eliseu Constantino foram respectivamente 2º e 3º lugares, segundo o treinador Fernando, esta foi a primeira participação deles numa corrida de rua. O campeão da prova infantil foi o atleta Douglas, da equipe DEL Taubaté. E as 9:30h foi dada a largada para a desafiadora prova dos 10km.
Acima a descida forte comentada no início desta matéria, alguns atletas se apegaram à frase “Pra descer todo Santo ajuda!” e desceram a todo vapor.
Outros já desceram, digamos assim, de forma mais cuidadosa.
O atleta da Equipe Cruzeiro de Belo Horizonte dominou a prova (foto acima), abriu quase dois minutos do segundo colocado, concluiu com 32min 46s. A intenção dos Organizadores é manter a prova no parque, inclusive com o mesmo traçado, para que os corredores possam comparar seus resultados com os resultados dos próximos anos. E já para a 4ª. edição, será motivada a quebra deste recorde inicialmente estabelecido. Será que este incrível tempo, em função do elevado nível de dificuldade do percurso, será quebrado em breve? Difícil saber!
A prova contou a participação de 272 inscritos, vindos de 22 cidades: Caçapava (2); Campos do Jordão (7); Guaratinguetá (2); Guarulhos (2); Itajubá (9); Jacareí (12); Jardinópolis (1); Lorena (6); Mendes RJ (1); Natividade da Serra (2); Peruíbe (1); Pindamonhangaba (15); Piquete (2); Potim (1); Resende RJ (3), São Paulo (20); São José dos Campos (60); Sapucaí Mirim MG (12); Suzano (3); Taubaté (104); Tremenbé (3); Ubatuba (4).
Na foto acima a atleta Adriana Melo (Bil), da equipe ACRI de Itajubá/MG, chegando na quinta colocação geral da prova feminina.
Na foto acima, o atleta Luciano Régis, primeiro taubateano a cruzar a linha de chegada, logo atrás, quase que escondido na foto, o atleta Jéferson Dutra (Dandão), também taubateano. Esses dois atletas travaram uma verdadeira guerra pelo percurso, pois estava em jogo o grande troféu rotatório. O atleta Luciano resistiu à pressão imposta pelo Dandão, chegou a passar mal após a linha de chegada, mas levou o troféu pra casa.
Enquanto alguns chegaram passando mal, a atleta joseense Camila da equipe Ação Total/Officer (foto acima), chegou com fisionomia de quem faria até mais uma volta no percurso, se fosse preciso. Ela chegou na 4ª colocação geral da prova feminina.
O simpático atleta Dirceu, funcionário do Parque do Itaim, empolgado com a prova desde a sua divulgação, deu orientações sobre o percurso e sobre a prova no geral para os atletas que compareciam ao parque para treinar. Completou a prova cheio de animação e teve até torcida organizada – a torcida será apresentada à diante.
Na foto acima a atleta Carla da Academia Estilo Livre / ASCORT, 5ª colocada na categoria veterano feminino. Chegou tão bem que fez até pose pra foto.
E o dia estava mesmo para superações, na foto acima, à esquerda, o atleta Elias concluiu com 1h e 11min, ele é deficiente visual e foi guiado pelo atleta voluntário Valdemar Ferreti da equipe ASCORT. Vale também comentar sobre o atleta Edson, que não aparece nas fotos, tem somente 10% da visão, correu sem guia, foi pelo vulto dos outros atletas, concluiu com o tempo de 44min e 22s. Tempo de fazer inveja a muita gente.
O atleta Fábio da Academia Estilo Livre (foto acima, à direita), é outro exemplo de superação, pra quem há poucos meses ficava intimidado com provas de até 5km totalmente planas, até que ele já está bastante corajoso!
O pódio acima está preenchido pelos 3 primeiros da categoria veteraníssimo A, de 50 a 59 anos. Em primeiro lugar o atleta Ivanir (Barba) da equipe ASCORJ de Jacareí, em segundo, o atleta Luiz Carlos (Zénon) da equipe Estilo Livre – Assessoria Esportiva e em terceiro, o atleta Moacir da equipe Dep. José Naden de Mendes RJ.
Em fim a torcida organizada do funcionário Dirceu (foto acima), juntamente com o atleta Maia da equipe AMUB, que veio pra correr, mas trouxe também a família para passear e se divertir.
A Organização se despede de todos os atletas, agradece a presença, informa que a Corrida do Mineiro do ano que vem contará com um apoio maior, e poderá, assim, oferecer uma estrutura de melhor qualidade, livre das pequenas falhas observadas nesta edição.
Por e-mail*, em carta fechada aos atletas inscritos, a Organização listou o que ela mesma achou falho, se desculpou e se comprometeu em não repetir os mesmos erros nas edições seguintes. Os atletas enviaram críticas construtivas, sugestões, muitas palavras de motivação, ofereceram até ajuda, se mostraram super compreensivos e fizeram questão de classificar a prova como no mínimo legal, desafiadora, bonita. Com um público assim, difícil é desistir! |