Pelo terceiro ano consecutivo, a equipe masculina da Unidf/Free Corner sagrou-se campeã da Super 40km de Revezamento Brasília, considerada a principal competição do gênero no país. A hegemonia do grupo foi confirmada neste domingo (23/09), depois que os oitos atletas completaram as dez voltas no circuito montada na Esplanada dos Ministérios em 2h08m10s. O segundo lugar ficou com a Montevérgine/Supercei, com o tempo de 2h09m51s, seguido da equipe do Obcursos (2h10m08s). A Unidf/Free Corner fez “dobradinha” e também levou a melhor no feminino, vencendo com o tempo de 2h38m48s. A proxima etapa será no dia 21 de outubro, em Belo Horizonte.
A terceira edição na Capital Federal reuniu um número recorde de participantes, que tiveram pela frente o desafio de completar dez voltas de quatro quilômetros cada, no menor tempo. Ao todo, quatro mil atletas, profissionais e amadores, se dividiram em 382 equipes (358 no masculino e 24 no feminino).
Formada por atletas candangos de ponta (a maioria fundistas), do início ao fim da etapa brasiliense, a Unidf manteve a liderança e em nenhum momento foi ameaçada pelas equipes adversárias. Para o capitão da equipe, André Rezende, o tricampeonato foi o resultado de um trabalho sério. “Esta equipe treina junto há um bom tempo. A determinação, vontade e o trabalho de todos os atletas é que fazem ela sair vitoriosa. Estamos de parabéns!”, disse André.
Na opinião de Valdenor dos Santos, que teve a missão de correr dois trechos da prova - abriu e fechou o percurso o tricampeonato só prova como o entrosamento entre os atletas é importante neste tipo de competição. “Sem ele (entrosamento) não é impossível, mas fica muito difícil vencer uma prova como esta. A sintonia entre os participantes tem de ser muito grande”, declarou o piauiense de São Raimundo Nonato, mas radicado em Brasília há mais de quinze anos.
Se o primeiro lugar não teve muita novidade, a disputa acirrada ficou por conta dos segundo e terceiro lugares. Desde a largada, às 8h, a equipe do Obcursos, estreante na disputa, mantinha-se na frente. Porém, na quinta volta, foi superada pela Supercei, vice-campeã do ano passado. “Estamos satisfeitos com o bi-vice”, brincou o capitão da Supercei, Valdenir Gomes. “Nossa equipe não teve muito tempo para treinar e a falta de entrosamento atrapalhou um pouco. Mas o resultado foi bom”, concluiu.
Para o capitão da Obcursos, professor José Wilson Granjeiro, o terceiro lugar foi um resultado extraordinário. “A nossa meta era subir ao pódio. Atingimos nosso objetivo e daqui para frente investiremos mais ainda na equipe”, avisou Granjeiro.
Feminino - Deu “dobradinha” na categoria feminina da Super 40km. Repetindo o resultado do masculino, a Unidf subiu no pódio novamente em primeiro lugar, depois que as seis atletas cruzaram a linha de chegada em 2h38m48s. Em segundo lugar ficou a versão feminina da Supercei (2h54m21s), enquanto que as dez atletas do Obcursos terminaram a corrida de revezamento em terceiro, após 3h03m48s de prova.
A atleta Luciene Antônia de Jesus, que fechou a prova para a Unidf, não escondia a satisfação de mais uma vitória em sua vida. “Isso aqui para mim foi um treino. Mas, mesmo sendo assim, não gosto de perder. Eu e minhas companheiras de equipe nos esforçamos muito para conseguirmos esta primeira vitória”, disse Luciene, atual campeã do circuito de corridas do Parque Ecológico, referindo-se ao fato de que foi a primeira vez que a Unidf correu com uma equipe de mulheres na Super 40km. “O resultado foi além do esperado. Ano que vem estaremos aqui de novo para correr atrás do bicampeonato. Esperamos ter a seqüência de vitória que conseguimos no masculino”, avisou o capitão André Rezende.
Resultados:
Masculino:
1º) Unidf/Free Córner (2h08m10s)
2º) Montevérgine/Supercei (2h09m51s)
3º) Obcursos (2h10m08s)
Feminino:
1º) Unidf/Poupex (2h38m48s)
2º) Montevérgine/Supercei Fem A (2h54m21s)
3º) Obcursos (3h03m48s) |