Grande competitividade marcou o encerramento do Circuito de Corridas da Caixa de 2007, na manhã nublada deste domingo, em Curitiba. A última prova da temporada contou com mais um confronto entre brasileiros e quenianos. Entre os homens, Kiprono Mutai Chemwolo foi o vencedor com o tempo cravado de 30 minutos, seguido pelo mineiro João Ferreira de Lima, que chegou 10 segundos atrás, em 30min10s. Já no feminino, Chemtai Rionotukei foi a mais rápida e cruzou a linha de chegada em 35min05s. Maria Lúcia do Nascimento foi a melhor entre as brasileiras, ficando com a quarta colocação.
O pelotão masculino reforçado por sete africanos e alguns dos principais corredores da elite brasileira iniciou a luta pelo último título. “Os brasileiros são muito fortes, mas mesmo assim consegui chegar à frente. Estou feliz pelo título, principalmente porque a corrida foi bastante difícil, com muitas subidas”, comenta o campeão.
Já para João Ferreira, o João da Bota, da equipe do Cruzeiro, o segundo lugar teve um sabor especial. “É a primeira vez que participo desta corrida em Curitiba e estou contente pelo resultado. Consegui ser o melhor brasileiro numa prova nacional com nível internacional”, comemora o mineiro, que com o resultado permanece na liderança do ranking nacional.
Em terceiro lugar chegou o queniano Kosgei Kenneth Kiplimo com 30min12s, seguido pelo compatriota Titus Kosgei Kibii, com 30min22s. Francisco Barbosa dos Santos, também da equipe de Belo Horizonte, completou o pódio com 30min39s.
Entre as mulheres, Chemtai Rionotukei e Nancy Jepkosgei Kipron disputaram o primeiro lugar até os metros finais. Com apenas dois segundos de vantagem, Chemtai decidiu na reta final. “As atletas estão muito fortes, mas consegui superar os obstáculos. O percurso com muitas subidas não ajudou muito e corremos sempre lado a lado”, lembra a queniana, que na última semana também foi a vencedora do Nextel 10K Cidade Maravilhosa.
Campeã da etapa de São Paulo, Maria Lúcia do Nascimento foi a melhor brasileira. Com o quarto lugar, ela completou o percurso em 36min24s, atrás da africana Eunice Jepkirui Kirwa, que obteve a marca de 35min58s. “Me sinto privilegiada. Tentei correr junto mas não deu para acompanhar. Então foi só concentrar para manter o ritmo e garantir a colocação”, lembra a corredora, que chegou à frente de outra brasileira, a paranaense Luzia de Souza Pinto, que ficou em quinto lugar com 36min36s.
Padrinho da prova – O medalhista olímpico Robson Caetano foi o padrinho da etapa de Curitiba. Medalha de bronze nos 200 metros rasos da Olimpíada de Seul, em 1988, e no revezamento 4 x 100 metros rasos nos Jogos de Atlanta, em 1996, Robson deu a largada e fez a entrega dos prêmios. “A iniciativa deste projeto é excelente. Porque é uma ótima oportunidade para as pessoas praticarem uma atividade física saudável e para os atletas profissionais de avaliar o seu nível técnico”, comenta Robson.
Corrida – A prova deste domingo contou com a participação de 1.600 pessoas. O aumento de 25% no número de inscritos em relação ao ano passado superou todas as expectativas. Essa foi a última prova do circuito deste ano. A primeira etapa foi realizada em Brasília (abril), depois seguiu para Porto Alegre (maio), Fortaleza (agosto), Ribeirão Preto (setembro) e São Paulo (outubro).
As provas somam pontos para o ranking CAIXA/CBAt de corredores de rua, que garante os dez atletas mais bem colocados no masculino e no feminino no Programa Nacional CAIXA de Apoio aos Corredores de Rua de Elite da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) de 2008.
Resultados:
Masculino:
1. Kiprono Mutai Chemwolo (Athletics) – 30min00s
2. João Ferreira de Lima (Cruzeiro) – 30min10s
3. Kosgei Kenneth Kiplimo (Fila) – 30min12s
4. Titus Kosgei Kibii (Fila) – 30min22s
5. Francisco Barbosa dos Santos (Cruzeiro) – 30min39s
Feminino:
1. Chemtai Rionotukei (Athletics) – 35min05s
2. Nancy Jepkosgei Kipron (Fila) – 35min07s
3. Eunice Jepkirui Kirwa (Fila) – 35min58s
4. Maria Lúcia do Nascimento (Matilat/Nardini) – 36min24s
5. Luzia de Souza Pinto (Caixa) – 36min36s |