O baiano Giomar Pereira da Silva e a alagoana Marily dos Santos conquistaram na manhã deste domingo o bicampeonato da etapa de Ribeirão Preto do Circuito de Corridas da CAIXA. Atuais campeões da competição, a dupla mais uma vez confirmou o favoritismo e a liderança do ranking nacional de Corridas de Rua da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt). Sob sol forte e temperatura de 35.c, a competição do interior paulista superou todas as expectativas. No total, 1.200 atletas profissionais e amadores marcaram presença no evento. Com a marca, a etapa teve aumento de 40% no número de participantes em relação ao ano passado.
Bicampeã também da etapa de Fortaleza, disputada em agosto, Marily levou toda a sua experiência para a corrida, que dessa vez não contou com a participação da ex-líder do ranking, a baiana Marizete Moreira dos Santos, que se recupera de uma lesão no pé direito.
“Estou muito feliz com a vitória e principalmente por ter conquistado a liderança do ranking”, comentou a alagoana, que agora tem quatro pontos de vantagem sobre Marizete. “Entrei confiante e logo no início senti que não seria uma prova fácil. O ar está muito seco e isso atrapalhou um pouco. Além disso, corri o tempo todo preocupada em marcar a Luzia Pinto, que está mais acostumada com o clima”, finalizou Marily, que cruzou a linha de chegada commo tempo de 35min19s.
A umidade relativa do ar por volta de 15% foi sentida pelos corredores e até mesmo pelo vencedor da categoria masculina. Mesmo morando e competindo no sol forte da Bahia, Giomar teve que colocar em prática sua estratégia para driblar o calor e os adversários.
“O alto nível dos corredores foi confirmado aqui. Mesmo estando muito quente foi uma competição disputada. Por isso, mais uma vez tive que usar a tática de correr um pouco mais para trás, ganhando ritmo, para no final deslanchar e correr para o pódio”, afirma Giomar, que conseguiu ultrapassar nos últimos quilômetros o paulista Luis Fernando Almeida Paula.
Tricampeão da Corrida Duque de Caxias, Giomar cruzou a linha de chegada em 30 minutos cravados, seguido de perto pelos gêmeos Luis Fernando (30min04s) e Paulo Roberto Almeida Paula (30min08s).
Ribeirão-pretanos – Gladson Barbosa e Sueli Aparecida Vieira foram os representantes da cidade na corrida deste domingo. Gladson garantiu o quinto lugar e Sueli o sétimo, melhorando em uma colocação em relação à etapa anterior.
“Essa é a primeira competição depois dos Jogos Pan-Americanos e ainda estou retomando os treinos. Mas um lugar no pódio na corrida que não é minha especialidade e correndo em casa tem um gosto muito especial”, disse Gladson, que foi o quarto colocado e melhor brasileiro nos 3 mil metros com obstáculos no Pan do Rio de Janeiro.
Para Sueli o sétimo lugar também teve um sabor especial. Com a colocação, ela agora passa a ser a quinta do ranking brasileiro. “Foi uma pena não conseguir um lugar no pódio, mas estou contente porque pelo menos melhorei na classificação geral”, conclui a paranaense, radicada em Ribeirão Preto há 18 anos.
Padrinho da prova – Édson Luciano Ribeiro foi o padrinho da etapa. Integrante da seleção brasileira no revezamento 4x100m, ele fez a entrega dos prêmios aos primeiros colocados no masculino e no feminino. O mais antigo titular da equipe brasileira que deu grandes resultados ao país, Edson também visitou a comunidade carente da cidade Monte Alegre onde fez uma palestra para os alunos da escola Dr. Ayma Batista Prado e para cerca de 40 estudantes de educação física do Centro Universitário Moura Lacerda.
A corrida de Ribeirão Preto é a quarta etapa do Circuito. A competição teve abertura em Brasília (abril), depois seguiu para Porto Alegre (maio) e Fortaleza (agosto). A quinta prova será realizada em São Paulo (7 de outubro) e a sexta, em Curitiba (11 de novembro).
Resultados
Masculino:
1) Giomar Pereira da Silva (CAIXA/Domiciana) – 30min
2) Luis Fernando Almeida Paula (Nike) – 30min04s
3) Paulo Roberto Almeida Paula (Nike) – 30min08s
4) João Ferreira de Lima (Cruzeiro) – 30min12s
5) Gladson Alberto S. Barbosa (Pinheiros) – 30min25s
Feminino:
1) Marily dos Santos (CAIXA/Mizuno) – 35min19s
2) Luzia de Souza Pinto (CAIXA) – 35min27s
3) Andréa Celeste Benites (EC) – 35min39s
4) Maria Lúcia Santos (Matilat/Nardini) – 35min59s
5) Conceição de Maria Oliveira (CAIXA/Findyourself) – 36min26s |