A paraibana Ednalva Laureano, a Pretinha, brilhou na bonita manhã de sol e calor deste domingo e venceu a primeira edição da Meia Maratona de São Paulo, que teve largada e chegada na Praça Charles Miller, no Pacaembu. Ela completou os 21.097 metros do percurso, sob uma temperatura média de 25 graus, em 1h15min13, com mais de um minuto de vantagem sobre a baiana Marizete Moreira dos Santos, segunda colocada. No masculino, a vitória foi o queniano Mathew Cheboi, seguido do tanzaniano Michael Tlumay e do pernambucano Francisco Barbosa dos Santos.
Muito feliz, Pretinha, que conquistou na semana passada o Sul-Americano de Cross Country, comemorou bastante o resultado. “É uma alegria imensa ter conquistado essa vitória logo na primeira edição. Senti um pouco de dificuldade nos últimos cinco quilômetros, mas consegui chegar em primeiro”, comentou a atleta, de 31 anos, que a partir de agora vai concentrar-se na busca por uma vaga no Pan-Americano do Rio de Janeiro. “Vou atrás dos índices dos 5 e dos 10 mil metros. Vou correr dia 30 o Circuito CAIXA de Pista, no Rio e depois no Troféu Brasil de Atletismo.”
Segunda colocada no ranking brasileiro dos 10 mil metros, com 33min35s70, e terceira nos 5 mil metros, com 16min03s40, ela está animada. “Estou treinando bastante para conseguir essa vaga. Minha meta é baixar principalmente a marca nos 10 mil, em que tenho mais chances. Minha maior adversária é a Lucélia Peres”, disse Pretinha, que treina em Campina Grande (PB), mas vai fazer preparação especial em altitude por 40 dias em Bom Repouso, Minas Gerais.
Assim como Pretinha, Marizete Moreira e Maria Zeferina Baldaia, terceira colocada, também buscam vagas para o Pan. “Vou correr a Maratona de Roma, no dia 18, e quero melhorar a minha marca de 2h41min”, revelou Marizete. “Vou conversar com o meu técnico para decidir em que prova vou tentar a vaga no Pan. Não sei se vai ser nos 10 mil ou na maratona. Consegui me classificar para o Mundial de Cross, no Quênia, mas por causa do Pan não vou participar”, disse Zeferina, campeã da São Silvestre de 2001.
Na prova masculina, o pernambucano Francisco Barbosa dos Santos, o Chiquinho foi o brasileiro mais bem colocado. Ele se distraiu no aquecimento, feito em frente ao Estádio Municipal do Pacaembu, chegou em cima da hora para a largada e nem teve tempo para amarrar o tênis. Correu os primeiros 800 metros com cuidado e só depois procurou um espaço seguro para amarrá-lo. “Fiz uma prova muito boa, seguindo sempre o meu ritmo. Este terceiro lugar me dá mais confiança para as próximas competições”, observou o corredor de 33 anos.
Vovô das ruas - Benedito Donizete Gomes, técnico de Chiquinho, chegou em quarto lugar. Aos 46 anos, o treinador, chamado de “Vovô”, pôde comemorar o fato de estar ainda em boa forma e superar muitos adversários com menos da metade de sua idade. “O segredo é gostar do que faz, é treinar com carinho e sempre buscar objetivos. Aqui corri consciente de que brigaria por um lugar no pódio”, comentou o atleta, que antes mesmo de subir ao pódio ligou para o filho, Clayton, para dar a boa notícia. “Meu filho foi quarto colocado no Sul-Americano de Cross Country Juvenil e está bem encaminhado no atletismo.”
O queniano Mathew Cheboi comemorou bastante a vitória. Há três meses no Brasil, ele treinou as últimas duas semanas especialmente para a Meia Maratona de São Paulo e impôs um ritmo seguro em toda a prova. “Foi uma corrida bem organizada, sem nenhum tipo de problema”, disse o corredor de 25 anos, que viaja de volta para seu país no dia 25. “Volto daqui uns quatro meses. Meu objetivo é vencer a São Silvestre.”
A Meia Maratona de São Paulo reuniu 3.500 atletas em sua primeira edição, sendo 3.000 na prova individual e 500 em 250 duplas. A prova, disputada em duas voltas num circuito de 10.548 metros, contou pontos para o ranking da TV Globo.
Classificação da Meia Maratona de São Paulo 2007
Masculino
1- Mathew Cheboi (QUE) – Fila – 1h06min15
2- Michael Tlumay (TAN) – Fila – 1h06min31
3- Francisco Barbosa dos Santos (BRA) – Cruzeiro – 1h06min42
4- Benedito Donizete Gomes (BRA) – Cruzeiro – 1h06min52
5- Giomar Pereira da Silva (BRA) – Domiciana – 1h06min56
Feminino
1- Ednalva Laureano (BRA) – Unicsul/Paraíba – 1h15min13
2- Marizete Moreira dos Santos (BRA) – Caso/Mizuno – 1h16min48
3- Maria Zeferina Baldaia (BRA) – Pinheiros/Mizuno – 1h16min55
4- Marily dos Santos (BRA) – Multsport/Mizuno – 1h17min31
5- Pamela Bundotich (QUE) – Fila – 1h18min18
Fotos: Sérgio Shibuya/ZDL
|