RESULTADOS

8ª Volta da Pampulha

Data: 03/12/2006

Percurso: 18 km

Local: Belo Horizonte - MG

Telefone: (11) 3714-0506

Site: www.yescom.com.br

Resultados estão no site da Yescom

VEJA COM FOI



Os mineiros dominaram a oitava edição da Volta Internacional da Pampulha, disputada na manhã deste domingo, sob sol e calor de 27 graus, em torno da Lagoa da Pampulha, em Belo Horizonte. Lucélia de Oliveira Peres conquistou o inédito tricampeonato, enquanto Franck subiu ao degrau mais alto do pódio pela segunda vez. O evento reuniu 10 mil participantes, sendo 9 mil na corrida de 17,8 quilômetros e mil na Caminhada da Família, de quatro quilômetros.

Lucélia fez uma corrida perfeita. Saiu na frente desde o início, imprimiu um ritmo forte e o resultado disso foram quase dois minutos de vantagem sobre a catarinense Márcia Narloch, segunda colocada. Lucélia completou o percurso, quase totalmente plano, em 1h02min14, contra 1h04min00 de Márcia.

“O objetivo era tentar melhorar o meu recorde do ano passado, de 1h00min57. O calor não deixou. Tive de adaptar ao clima e fiquei muito contente com o resultado”, disse a atleta da equipe Mizuno/Petrobras/UPIS, que mora e treina em Brasília. “Agora vou me preparar para a São Silvestre e no ano que vem meu alvo será exclusivamente o Pan-Americano do Rio.”

Lucélia reduziu o ritmo de prova inicialmente previsto para não ocorrer o problema da Meia Maratona do Rio, em setembro, quando liderava a prova com boa margem de diferença e acabou desmaiando a 400 metros da linha de chegada por excesso de esforço. “São lições que você vai aprendendo com o desenvolvimento da carreira”, comentou a atleta de 25 anos, 1,65m e 53kg.

A experiente Márcia Narloch preferiu conservar o segundo lugar do que tentar chegar ao primeiro pouco mais da metade da prova. “A Lucélia abriu uma boa vantagem e achei melhor defender o segundo lugar do que me arriscar à frente”, lembrou a catarinense de 37 anos, da equipe Mizuno/Caixa, campeã pan-americana de maratona, em 2003, em Santo Domingo. “Foi o meu melhor resultado desde 2002, quando fui a campeã.”

Hegemonia recuperada – Depois de duas vitórias seguidas do queniano Lawrence Kiprotich, o Brasil recupera a hegemonia na prova masculina da Volta da Pampulha e novamente com Franck Caldeira, campeão de 2003. O atleta de 23 anos, que em setembro ganhou a Meia Maratona do Rio, contou com o apoio muito especial de sua mãe, Vera Lúcia de Freitas Caldeira, que viajou da cidade de Sete Lagoas para acompanhar o desempenho do filho em Belo Horizonte.

“Sabia que ela ia me trazer sorte. Corri superbem e foi especial contar também com o incentivo do público mineiro”, disse o atleta, da equipe Pé de Vento/Nike, que completou os 17,8 km em 53min52. “Meu sonho agora é ganhar a São Silvestre e garantir uma vaga para o Pan-Americano do Rio.”

Dona Vera Lúcia chegou a chorar ao receber o troféu de campeão do filho no pódio. “É uma alegria muito grande ver o Franck correr tão bem e ganhar prêmios”, disse Vera Lúcia, de 63 anos, mãe de seis filhos, um falecido há poucos dias.

Franck acabou superando os favoritos quenianos Kosgei Kenneth Kiplimo e Cosmers Kibet Kemboi, segundo e terceiro colocados, com os tempos de 54min02 e 54min31, respectivamente.

Kosgei Kiplimo, de 21 anos, ficou surpreso com o calor de Belo Horizonte. “Treinamos aqui na sexta-feira e no sábado e a temperatura estava mais agradável. O objetivo era a vitória, mas temos de reconhecer que o brasileiro fez uma prova muito boa e mereceu ganhar”, observou o atleta da equipe Fila, que vai ficar no Brasil até a disputa da São Silvestre.

Antidoping – A Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), com vistas aos Jogos Pan-Americanos de 2007, fez antidoping surpresa na competição. Em vez dos oito exames de urina normalmente feitos, desta vez os 28 corredores mais bem colocados – 14 no masculino e 14 no feminino tiveram de passar pelo controle completo de drogas (urina e sangue) no Hotel Pampulha Flat.

Resultados da VIII Volta Internacional da Pampulha:

Feminino:
1- Lucélia de Oliveira Peres, Mizuno/Petrobras/UPIS, 1h02min14
2- Márcia Narloch, Mizuno/Caixa, 1h04min00
3- Marily dos Santos, Mizuno/Multisports, 1h04min40
4- Marizete Moreira Santos, Mizuno/Caso, 1h05min00
5- Edielza Alves dos Santos, Cruzeiro, 1h05min43

Masculino:
1- Franck Caldeira, Pé de Vento/Nike, 53min52
2- Kosgei Kenneth Kiplimo, Fila, 54min02
3- Cosmers Kibet Kemboi, Fila, 54min31
4- José do Nascimento Souza, Cruzeiro, 54min34
5- Ubiratan José dos Santos, Usina São José/Symap, 54min48