RESULTADOS

10º Meia Maratona do Rio

Data: 03/09/2006

Percurso: 21 km

Local: Rio de Janeiro - RJ

Telefone: (11) 3714-0506

Site: www.yescom.com.br

Resultados estão no site da Yescom

VEJA COM FOI

O mineiro Frank Caldeira venceu neste domingo a décima edição da Meia Maratona do Rio de Janeiro, disputada sob calor e muito sol, com largada em São Conrado e chegada no Aterro do Flamengo. O atleta da equipe Pé de Vento/Nike completou o percurso de 21.097 metros, em 1h03min26, recuperando a hegemonia para os brasileiros, que não venciam a prova masculina desde 1999, quando Luiz Antônio dos Santos ganhou. No feminino, a vitória foi de Marizete de Paula Rezende.

Franck, de 23 anos, dominou a prova de ponta a ponta. Tanto assim, que a 400 metros da chegada, o atleta olhou para trás, viu que tinha boa vantagem e começou a comemorar a vitória, jogando beijos para os torcedores. Emocionado, beijou o chão logo após cruzar a linha de chegada. “Para alcançar meus objetivos, tive de me separar de meus amigos e de minha família e focar com muita determinação na vitória e no futuro”, comentou o atleta nascido em Sete Lagoas (MG) e radicado em Petrópolis (RJ).

Frank , que chegou sábado de Cochabamba, retorna nesta segunda-feira para a Bolívia. Ele vai retomar os treinamentos em altitude, visando a Maratona de Milão, no dia 8 de outubro. “Quero conseguir um grande resultado para garantir a minha convocação para a maratona dos Jogos Pan-Americanos do Rio, no ano que vem. Estou deixando muita coisa para trás em função do Pan. Esse é o meu grande objetivo.”

O corredor mineiro ganhou a prova com mais de um minuto de vantagem sobre o também mineiro João Ferreira de Lima, o João das Botas, do Cruzeiro, que chegou em segundo lugar, seguido do paulista Paulo Alves, do Cruzeiro, e do queniano Elijah Kipkemboi Yator. O segundo lugar surpreendeu João das Botas. “Este foi o melhor resultado da minha vida e estou muito feliz”, disse o atleta de 32 anos, natural de Grão Mogol e residente em Mateus Leme, em Minas, que tem o apelido por ter corrido as primeiras provas da carreira de botinas.

Drama – A chegada da prova feminina foi dramática. Depois de travar uma luta intensa com Marizete de Paula Rezende e Sirlene do Pinho, a mineira Lucélia de Oliveira Peres conseguiu se destacar do pelotão principal e abrir boa vantagem. No final da prova, porém, ela começou a dar sinais de cansaço e a 300 metros da chegada foi ultrapassada pela campeã Marizete de Paula Rezende, caindo desmaiada logo depois.

Lucélia foi atendida pelos médicos da prova, que lhe aplicaram gelo. “Só sei que acordei na maca. Vi a linha de chegada e não me lembro de mais nada”, disse a corredora, vice-campeã da São Silvestre e campeã da Volta da Pampulha. “Minha primeira preocupação ao acordar foi ligar para minha mãe, em Brasília, e dizer que estava tudo bem comigo. Não dá para lamentar a perda do título. Tenho certeza de que não forcei o ritmo. Fiz o que estava treinado. O importante é que já estou bem”

Marizete lamentou o ocorrido com a companheira, mas comemorou muito a vitória. ”Esta foi a vitória mais emocionante e difícil da minha vida”, disse a campeã e líder do ranking nacional de maratona de 2006. “Mantive um ritmo forte do começo ao fim, sem me importar com o dos outros.”

A baiana Sirlene do Pinho também vibrou com o segundo lugar. Campeã do ano passado e voltando de uma fibrose na panturrilha esquerda, ela considerou o segundo lugar uma vitória. “Não tinha muitas expectativas para a prova. Meu treino está difícil de sair e estava, confesso, um pouco desanimada. Agora não. Acho que vou ganhar maior ânimo para buscar a vaga para o Pan.”

Já a catarinense Márcia Narloch deixou o Aterro do Flamengo contrariada com o terceiro lugar. “Mais uma vez não consigo fazer resultado aqui”, comentou a atual campeã pan-americana em Santo Domingo. Sinceramente não sei o que acontece. Tem horas que pareço que corro para trás.”

Os dois brasileiros mais bem colocados garantiram vaga na equipe que disputará em outubro o Mundial de Corrida de Rua na Hungria. Tanto Franck Caldeira quanto Marizete, que ganharam R$ 17 mil pelas vitórias, já avisaram que não aceitam a convocação. Os dois vão tentar em outubro índice na maratona para o Pan do Rio. A competição teve 14 mil inscritos.

Resultados:

Masculino

1- Franck Caldeira, Pé de Vento/Nike, 1h03min26
2- João Ferreira de Lima, Cruzeiro, 1h04min27
3- Paulo Alves, Cruzeiro, 1h04min39
4- Elijah Kipkemboi Yator, Quênia, 1h05min02
5- Giomar Silva, Equipe Domicana Gomes, 1h05s04
6- José Teles, Pinheiros/Mizuno, 1h05mins23
7- Élson Gracioli, Pão de Açúcar/BM&F, 1h05min24
8- Adriano Fortes, Papa Léguas, 1h05min25
9- Benedito Donizete Gomes, Cruzeiro, 1h05min35
10- José do Nascimento, Cruzeiro, 1h05min47

Feminino

1- Marizete de Paula Rezende, Damha, 1h14min23
2- Sirlene de Pinho, Mizuno/Memorial, 1h14min36
3- Márcia Narloch, Mizuno, 1h15min47
4- Marily dos Santos, Mizuno, 1h16min02
5- Marizete Moreira dos Santos, Mizuno, 1h16min29
6- Maria Sandra Pereira Silva, 1h18min23
7- Maria Cristina Vaqueiro, BM&F, 1h18min35
8- Antonia Bernardete da Silva, 1h18min51
9- Rosa Barbosa, 1h19min05
10- Maria Zeferina Baldaia, Pinheiros/Mizuno, 1h19min30

Confira as fotos do evento, um trabalho do fotógrafo Robson França, telefone (21) 9656-4610, email: robsondefranca@yahoo.com.br

Largada da elite feminina às 9:10.
Alguns minutos mais tarde, a largada dos demais participantes.
Franck Caldeira e Paulo Alves fizeram uma boa disputa até a metade da prova.
Sol e belas paisagens durante o percurso.
Marizete vibra com a vitória.
Franck vence com um minuto de vantagem sobre o segundo colocado.
A festa da premiação: