O mineiro Franck Caldeira e a paraibana Ednalva Laureano, a Pretinha, confirmaram o favoritismo e ganharam a quarta edição dos 10 KM Unicsul, disputada neste domingo pela manhã, num circuito de cinco quilômetros no Ibirapuera. Os dois campeões têm um objetivo em comum: conseguir uma vaga na equipe brasileira nos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro, no ano que vem. A prova reuniu 3.000 corredores nas categorias individual, revezamento em dupla e amigo corre junto.
Franck Caldeira, de 23 anos, comemorou bastante a vitória, a terceira em quatro edições desta prova. “Gosto muito de correr aqui. A competição é bem rápida e é importante para meu objetivo de tentar uma vaga para o Pan”, comenta o atleta radicado em Petrópolis, no Rio de Janeiro. Franck se prepara para obter uma boa marca na Maratona de Milão, marcada para o dia 8 de outubro.
“Quero correr a maratona no Pan do Rio. Se não conseguir uma boa marca agora para ficar bem no ranking, aí vou tentar o índice nos 10 mil, na pista”, avisa o fundista, logo após receber seus prêmios no pódio montado no estacionamento da Assembléia Legislativa. “Esta prova é especial por causa do apoio que dá para os atletas. Outras universidades poderiam seguir o exemplo da Unicsul.”
Ao contrário de Franck, que treina no Brasil, o paulista Paulo Alves dos Santos e o baiano José Nascimento, ambos do Cruzeiro, que terminaram na segunda e na terceira colocações, chegaram na quinta-feira da Colômbia, onde fizeram um estágio de treinamento na altitude de 2.600 metros da cidade de Paipa.
“A prova foi muito boa e fiquei um pouco cansado porque não consegui me recuperar por completo da Meia Maratona de Bogotá, que disputei no dia 30 e fiquei em quinto”, lembra Paulo Alves, de 29 anos. “A corrida foi excelente, o percurso de duas voltas ajuda bastante.”
Depois de dois meses fora de casa, Nascimento estava ansioso para comemorar o terceiro lugar em Londrina, junto com seu familiares. “Vim da Colômbia e fiquei em São Paulo para correr”, diz o campeão do circuito sul-americano de 10 km. “Depois de tanto tempo na altitude, senti um pouco correr em São Paulo. Mas fiquei contente com o terceiro lugar.”
Feminino - Segunda colocada na prova de 2005, Pretinha comemorou bastante a vitória. “Esta prova é muito rápida e encaixa nas minhas características”, lembra a atleta de 30 anos, de Campina Grande. “Até o Pan-Americano vou me dedicar aos 10 mil metros e, depois disso, vou tentar a sorte nas maratonas.”
Para a baiana Sirlene de Pinho, segunda colocada, o seu desempenho foi muito especial. “A corrida foi boa, rápida e positiva para mim. Estou muito contente com o resultado, principalmente porque estava com uma fibrose na perna”, comenta a corredora radicada em Santos. “Pretinha está muito rápida e se estivesse com 100% de minha forma talvez pudesse alcançá-la.”
A mineira Maria Zeferina Baldaia vibrou com a terceira colocação. “Estou satisfeita com o resultado, porque o meu objetivo era ficar entre as dez primeiras e o terceiro lugar me surpreendeu. A elite do atletismo brasileiro estava aqui e isso é muito legal”, conta a atleta que mora em Sertãozinho (SP). “Os meus treinamentos estão focados para as corridas mais longas, como as maratonas.”
Num bonito domingo de sol, os atletas enfrentaram calor. Muitos levaram acompanhantes e transformaram o estacionamento da Assembléia Legislativa numa verdadeira festa.
RESULTADOS
Masculino
1° Franck Caldeira Almeida – 29min23seg
2° Paulo Alves dos Santos – 29min31seg
3° José Nascimento Souza – 29min37seg
4° Luís Paulo da Silva Antunes – 29min46seg
5° William Salgado Gomes – 30min22seg
Feminino
1° Ednalva Laureano – 33min43seg
2° Sirlene de Pinho – 34min20seg
3° Maria Zeferina Baldaia – 34min50seg
4° Maria Cristina Vaqueiro – 35min21seg
5° Elisângela de Oliveira – 35min59seg |