José Gutemberg Ferreira, do Maranhão, foi o vencedor da 22ª Maratona de Porto Alegre, realizada neste domingo, dia 29, com o tempo de 2h17min28s, no percurso de 42,195 quilômetros. O atleta correu como representante do Exército. Na segunda colocação ficou Vilmar Gonçalves. Diamantino dos Santos apareceu em terceiro.
Na disputa feminina, Rosa Jussara Barbosa conquistou o tricampeonato da competição, com o tempo de 2h41min27s. A corredora já havia assegurado a primeira colocação em 2003 com o tempo de 2h42min08s e em 2004 com 2h46min05s. Em segundo chegou Luciana Beatriz, de Santa Rosa, com 2h49min17s. Maria das Graças ficou com a terceira colocação com o tempo de 2h50min08s.
A Maratona de Porto Alegre é evento internacional, oficializado pela Federação Internacional de Atletismo Amador (Iaaf).
O campeão - A roça, as mecânicas de automóveis e a infância pobre e sofrida em Vitorino Freire, no Maranhão querido, fazem parte do passado de José Gutemberg Ferreira. Em sua primeira visita a Porto Alegre, ele não conseguiu terminar a maratona no tempo pedido pelo seu técnico, o doutor Henrique, como ele chama de forma humilde, mas fez melhor. Além do troféu de primeiro lugar, deixou o Rio Grande do Sul com R$ 5 mil. O título em Porto Alegre significa a confirmação da guinada em sua vida, desde que deixou o Maranhão sozinho e mudou-se para Petrópolis (RJ).
Trocou os calos nas mãos, frutos das lidas na roça e consertando carros, pela vida de atleta, de militar e de estudante. Soldado, empenha-se em fazer carreira no Exército e terminar, aos 27 anos, a oitava série do Ensino Fundamental. Entre um desafio e outro, corre. Ser um maratonista de sucesso também está nos planos. Ferreira se prepara para a Maratona Mundial Militar, na Itália.
- Doutor Henrique - fala Ferreira, por meio de um telefone celular para o técnico, no Rio. - Não deu para fazer aquele tempo. Fiquei sozinho a partir do quilômetro 30 e acabei baixando o ritmo. Mas, ó, ganhamos, doutor! Ganhamos!
A campeã - Os primeiros 20 quilômetros da prova feminina bem pareciam um repeteco da edição de 2004 da Maratona de Porto Alegre. Lado a lado, a gaúcha Rosa Jussara Barbosa e a paulista Maria das Graças Moreira não desgrudavam uma da outra. Como no ano anterior, também eram solidárias: dividiam copinhos de água a cada posto de hidratação. Mas, se em 2004, elas passaram a corrida tagarelando, ontem, elas preferiram a concentração. Rosa buscava, além do terceiro título consecutivo, fazer o melhor tempo de sua carreira em uma maratona. Pretendia baixar a marca de 2h40min51s feitas na prova de Blumenau. Como a companheira baixou o ritmo, a atleta natural de Alpestre e radicada em Passo Fundo, abandonou a parceira a partir do quilômetro 22. Entre o 25 e o 30 imprimiu uma velocidade tão acentuada que abriu três minutos de vantagem sobre a segunda colocada. Mas o objetivo de baixar o tempo não foi alcançado. Culpa das temíveis subidas dos últimos dois quilômetros de prova. Rosa terminou a prova em 2h41min31s.
- Estava brigando contra o relógio, por isso preferi não conversar com a Graça. Não deu para melhorar o tempo, mas o tricampeonato aqui em Porto Alegre é muito importante - disse a atleta de 29 anos.
Rosa entrou para o seleto hall de maratonistras com três títulos. Antes dela, apenas a catarinense Márcia Narloch e a gaúcha Geny Mascarello atingiram o feito.
Resultados
Masculino:
1º) José Ferreira (Pé de vento) 2h17min43s
2º) Vilmar Gonçalves (Fuzileiros Navais) 2h20min29s
3º) Diamantino Santos (sem equipe) 2h23min53s
4º) Lindomar Oliveira (Cruzeiro) 2h24min10s
5º) José Silva (Cruzeiro) 2h24min14s
Feminino:
1º) Rosa J. Barbosa (Clube Recreativo) 2h41min31s
2º) Luciana da luz (Correios/DR/RS) 2h49min19s
3º) Maria Moreira (EC Pinheiros/Mizuno) 2h50min09s
4º) Ilaine Wandscheer (Atletical Olímpica) 2h51min21s
5º) Elenir da Silva (Sogipa) 2h53min13s |