Na terceira edição dos 10 Km Unicsul, o Brasil garantiu o primeiro lugar no pódio tanto no masculino como no feminino. Franck Caldeira completou a prova em 29min35seg e garantiu sua terceira vitória na corrida. O queniano David Chepkwony ficou com a segunda colocação, 29min48seg, seguido de seu compatriota Elijah Kipkemboi, 29min50seg. Já na disputa entre as mulheres, o título ficou com Fabiana Cristine da Silva, que fez o tempo de 34min30seg e também chega ao tricampeonato. Ednalva Laureano, a Pretinha, que retornou às competições depois de seis meses afastada, subiu no pódio com o segundo lugar, 34min40seg. A representante do Quênia Margareth Karie conquistou a terceira posição. Os vencedores ganharam o prêmio no valor de R$ 5.000,00.
Para Franck Caldeira a prova foi excelente e serviu de preparo para outras corridas. “Estou muito satisfeito e feliz com o resultado. Esse é um evento importante que contribui para meu treinamento e vou forte e com mais bagagem para a briga no Japão. O crescimento da prova valoriza e incentiva o esporte nacional”, comemorou Franck, que embarca hoje para disputar a Maratona de Fukuoka, no Japão, na semana que vem.
O ritmo imposto por Franck foi tão forte que ele manteve-se na liderança desde os primeiros metros da disputa, além de chegar 13 segundos à frente do queniano. Seu favoritismo se confirmou mesmo com o novo percurso da prova, disputada pela primeira vez no Ibirapuera. O atleta retorna ao Brasil no dia 06 de dezembro, quando pretende fazer os últimos treinos para a corrida São Silvestre.
FORÇA FEMININA
As mulheres brasileiras mostraram sua força garantindo os primeiro e segundo lugares no pódio, com Fabiana da Silva e Ednalva Laureano. A pernambucana Fabiana explicou que, assim como Franck, utilizou a disputa como preparação. “Sou de Pernambuco, mas estou em São Paulo há dez anos e posso dizer que tenho grande carinho pela cidade, por isso é uma alegria vencer aqui pela terceira vez”, ressaltou. “A prova foi ótima. O novo percurso está bem traçado, e pude treinar para o Circuito Caixa de Pista que vou participar no próximo dia 09”, concluiu a atleta, de 27 anos, que também está se preparando para a São Silvestre.
Ednalva Laureano, por sua vez, voltou às competições depois de seis meses de afastamento em razão de uma contusão e se mostrou muito feliz com o resultado. “É uma grande vitória e uma surpresa voltar e conseguir o segundo lugar. Esse resultado me deixa motivada e confiante para a briga na Volta da Pampulha e também para a São Silvestre”, festejou Pretinha.
A classificação ficou assim:
Masculino
1º Franck Caldeira (BRA) 29min35seg
2º Chepkwony David (QUE) 29min48seg
3º Elijah Kipkemboi (QUE) 29min50seg
4º Francisco Barbosa dos Santos (BRA) 29min51seg
5º Paulo Alves dos Santos (BRA) 30min05seg
Feminino
1º Fabiana Cristine da Silva (BRA) 34min30seg
2º Ednalva Laureano da Silva (BRA) 34min40seg
3º Margareth Karie (QUE) 34min47seg
4º Anne Cheptanui (QUE) 34min50seg
5º Maria Lúcia dos Santos (BRA) 36min15seg
|