RESULTADOS

1ª Maratona de Revezamento

Data: 07/07/2002

Percurso: 42 km

Local: Fortaleza - CE

Classificação Geral
Feminino - 2 Atletas
Feminino - 4 Atletas
Feminino - 8 Atletas
Masculino - 2 Atletas
Masculino - 4 Atletas
Masculino - 8 Atletas

VEJA COM FOI

Fortaleza foi palco pela primeira vez da I Maratona de Revezamento Pão de Açúcar. Os atletas compareceram em peso, com 1.850 inscritos. Competidores famosos se misturaram aos amadores. No final, a festa foi totalmente cearense

Eles chegavam de dupla, em quarteto ou num grupão de oito pessoas. Aos poucos foram tomando parte da avenida Beira Mar, até completarem os 1.850 competidores da I Maratona Pão de Açúcar de Revezamento. O clima de festa e desafio era visível entre os atletas. Percorrer 42 quilômetros debaixo de um sol escaldante era um obstáculo superado pelos sonoros e entusiasmados gritos de incentivos dos companheiros. Poucos estavam ali interessados em ganhar parte da premiação de R$ 10.500,00. Pelo contrário, a confraternização era geral.

Mas como em toda competição tem de haver um vencedor, lá se foram eles. Idosos, crianças, mulheres, amadores, profissionais, altos, baixos, gordos ou magros. Tinha todo tipo de gente. Às 8h15min, os primeiros das equipes dispararam ao meio de bolas brancas. Afinal, o slogan da prova era ''Correr pela Paz'', antecipando a campanha nacional contra o desarmamento, com data oficial de lançamento no dia 9.

''E sebo nas canelas''. O primeiro a dar a volta inicial no trajeto foi o atleta da equipe da Gás Butano, José Elio de Oliveira, em pouco mais de 20 minutos. Logo atrás dele vieram mais marmanjos. A estratégia no começo da prova era forçar o ritmo para criar uma boa vantagem entre as outras equipes.

Essa, pelo menos, foi a tática usada pela equipe mista em que estava competindo a triatleta Fernanda Keller. Ela foi a primeira mulher a completar uma volta no percurso. ''Tive que fazer um pouco mais forte do que o normal para ajudar a equipe'', disse. E ainda teve de guardar mais fôlego para dar outra volta por outra equipe.

Além de Fernanda Keller, triatleta que já ficou com o terceiro lugar no Iron Man, estiveram presentes na maratona outros atletas de renome nacional, a exemplo de Viviany Anderson, atual campeã da Maratona de São Paulo e melhor brasileira na Maratona Internacional de Nova York, e de Marilson dos Santos, melhor brasileiro da São Silvestre em 2001, com o 4º lugar. ''É sempre bom participar de corridas como essa. Serve como treinamento'', afirmou Marilson, que pretende estar nas próximas Olimpíadas, em Atenas.

Como ''santo de casa é quem faz milagre'', os cearenses fizeram bonito e levaram o primeiro lugar tanto no masculino como no feminino. A equipe de oito atletas patrocinada pela Gás Butano, a maioria formada por policiais, liderou a corrida de ponta a ponta e fechou a prova em 2h09min32s. ''Nós vamos dar muita vitória ao Ceará'', gritou Artenildo Souza, que fechou o revezamento.

A mesma alegria foi passada ao público presente por Maria da Conceição Menezes, campeã da equipe feminina, patrocinada pela Jandáia. Ele disputava pela primeira vez um revezamento. Mas experiência é que não falta a ela. Campeã Cearense de maratona, ela tirou o 25º da última São Silvestre. ''O bom desse tipo de competição é a força da união dos competidores. A somatória é que faz a vitória'', afirmou.
Fonte : Jornal O Povo - CE