NOTÍCIAS

02/09/2018

Wellington Bezerra supera quenianos e vence as Dez Milhas Garoto


O pernambucano Wellington Bezerra da Silva dominou a tradicional Dez Milhas Garoto na manhã deste domingo (2) e acabou com uma hegemonia africana que durava oito anos. Ele completou os 16 quilômetros entre Vitória e Vila Velha em 48min55s, mais de um minuto à frente do seu parceiro do Cruzeiro, Gilmar Silvestre Lopes, que repetiu o vice-campeonato, e superou dois fortes concorrentes do Quênia Geofry Kipchumba e Paul Kipkemoi Kipkorir. O capixaba Valério de Souza Fabiano, completou o pódio masculino.

No feminino as brasileiras não tiveram chance. Esther Chesang Kakuri conquistou o bicampeonato, em 57min18, um minuto à frente da etíope Meseret Gezahegn Merine. A melhor brasileira foi a atleta do Cruzeiro Franciane dos Santos Moura, terceira colocada, seguida de Rejane Bispo da Silva e Mirela Saturnino Andrade.

A 29a edição da Dez Milhas Garoto pintou de amarelo a orla de Vitória, que amanheceu nublada, mas logo foi dominada pelo sol. Milhares de corredores largaram às 8h da manhã, na Praia de Camburi, com temperatura em torno de 20 graus. A Elite Masculina subiu junto a Terceira Ponte, que liga as duas cidades, e na descida, no sexto quilômetro, Wellington forçou o ritmo e começou a abrir. Aumentou sua vantagem e correu sozinho pelas ruas de Vila Velha até chegar em frente da fábrica da Chocolates Garoto para fazer uma grande festa e ser aplaudido por centenas de pessoas que lotavam as arquibancadas.

"Prova difícil, na descida da ponte eu saí e o queniano tentou me acompanhar mas não conseguiu. Aí segui forte porque estou bem preparado. Foi um ótimo teste para meu próximo desafio, a Maratona de Berlim, no dia 16 deste mês. Estou feliz por levar este título para Pernambuco e ter sido o primeiro brasileiro a ganhar depois do Marilson em 2010", explicou o campeão. Depois de Berlim, Wellington quer fazer uma preparação específica para a Volta da Pampulha, em Belo Horizonte, e para a São Silvestre, ambas em dezembro.

Queniana é bicampeã - A queniana Esther Kakuri impediu que o domingo fosse totalmente verde e amarelo. Ela seguiu no pelotão de Elite até o quilômetro 12 e começou a abrir, conquistando o bicampeonato sem muita dificuldade. "Me senti bem, apesar do calor, e não tive dificuldade por que já conhecia o percurso. Estou muito feliz pelo título", resumiu Esther, que também foi campeã da Meia Maratona do Rio, no início de junho.

Franciane dos Santos Moura estava feliz com sua estreia na Dez Milhas Garoto. "Acompanhei as africanas até próximo do final, mas aí elas abriram. É difícil vencê-las, mas não é impossível. É preciso treinar mais para isso. Mesmo assim ser a melhor brasileira foi muito bom", afirmou a paraense radicada em Manaus.

Resultados:

Elite Masculina

1- Wellington Bezerra da Silva (Cruzeiro) - 48min55s
2- Gilmar Silvestre Lopes (Cruzeiro) - 50min11s
3- Geofry Kipchumba (Quênia) - 50min15s
4 - Paul Kipkemoi Kipkorir (Quênia) - 50min27
5 - Valério de Souza Fabiano (Cruzeiro) - 50min38s

Elite Feminino
1 - Esther Chesang Kakuri (Quênia) - 57min18s
2 - Meseret Gezahegn Merine (Etiópia) - 58min18s
3 - Franciane dos Santos Moura (Cruzeiro) - 58min33s
4 - Rejane Bispo da Silva (File/Marcia Narloch) - 58min57s
5 - Mirela Saturnino Andrade (Marinha do Brasil) - 59min43s

Mais informações no site www.dezmilhasgaroto.com.br

Fonte: Divulgação