O brasiliense Caio Oliveira de Sena Bonfim, de 27 anos, foi um dos protagonistas da festa da 19ª edição do Prêmio Brasil Olímpico, considerado o Oscar do esporte brasileiro, realizado nesta quarta-feira (dia 28) na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro, numa promoção do Comitê Olímpico do Brasil (COB).
O marchador, medalha de bronze nos 20 km no Mundial de Londres, recebeu o prêmio de destaque do Atletismo de 2017 das mãos do ex-atleta Fabiano Peçanha. Caio Bonfim recebeu ainda o prêmio "Atleta da Torcida", decidido por votação popular por meio das mídias sociais do Comitê Olímpico do Brasil.
"Faço um esporte individual e fico extremamente feliz por receber um prêmio decidido de maneira coletiva. Isso tem um valor muito especial, ainda mais para um marchador que enfrentou preconceito por causa do rebolado da prova", comentou. "Em 1996, fui buscar minha mãe no aeroporto e ela foi recebida com festa por causa de uma conquista na marcha. Agora, quero dedicar esse título a ela", prosseguiu.
O marchador superou muitas adversidades em sua carreira. Logo criança, teve de operar os joelhos e depois teve deixar a paixão pelo futebol de lado para aceitar a genética e seguir o caminho da mãe, Gianetti Bonfim, sete vezes campeã brasileira de marcha atlética.
Em 2017, depois de ganhar a inédita medalha de bronze na prova dos 20 km marcha atlética no Campeonato Mundial de Londres, na Grã-Bretanha, ele foi eleito o grande destaque do Atletismo brasileiro do ano. Foi a primeira vez que um marchador recebeu tal distinção.
"Estou curtindo muito este momento. O ano de 2018 é um degrau importante para o Mundial de Atletismo e o Pan-Americano em 2019, com o objetivo principal da Olimpíada de Tóquio, em 2020", concluiu.
O Troféu Adhemar Ferreira da Silva de 2017 foi entregue ao velejador Lars Grael. Ele recebeu o prêmio das mãos do técnico Bernardo Rezende, o Bernardinho, vencedor de 2016, num dos momentos mais emocionantes da cerimônia. "Estou extremamente lisonjeado com a homenagem, porque é a maior honraria do esporte olímpico brasileiro e que leva o nome do primeiro grande herói do esporte olímpico brasileiro", disse. "A associação com o Adhemar Ferreira da Silva vem da minha infância. É uma pessoa que aprendi a respeitar e admirar, e receber um troféu com o seu nome é uma grande responsabilidade", completou.
Criado em 2001, o Troféu Adhemar Ferreira da Silva tem como objetivo homenagear atletas e ex-atletas que representem os valores que marcaram a carreira e a vida de Adhemar, bicampeão olímpico no salto triplo, tais como ética, eficiência técnica e física, esportividade, respeito ao próximo, companheirismo e espírito coletivo.
A judoca Mayra Aguiar e o tenista Marcelo Melo receberam o Prêmio Brasil Olímpico, como os melhores atletas brasileiros de 2017.
Ficha de Caio Bonfim
Nome completo: Caio Oliveira de Sena Bonfim
Data de nascimento: 19/03/1991
Local de nascimento: Brasília (DF)
Treinadores: João Sena e Gianetti Bonfim
Clube: CASO (DF)
Recordes brasileiros:
20 km - 1:19:04 - Londres (GBR) - 13/08/2017
50 km: 3:47:02 - Rio de Janeiro (BRA) 19/08/2016
Melhores resultados:
Bronze no Mundial de Londres 2017
Bronze no PAN de Toronto 2015
Vice-campeão do Circuito da IAAF de Marcha 2017
4º lugar nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro 2016
6º lugar no Mundial de Pequim 2015 |