NOTÍCIAS

08/01/2018

Corrida de Reis de Cuiabá é vencida por dupla queniana

Sob chuva, o queniano Edwin Kipsang Rotich conquistou pela quarta vez o título da 34ª edição da Corrida de Reis, neste domingo. Ele completou a prova em 29 minutos e 17 segundos. Esta é a maior prova de rua do Centro-Oeste e abre o calendário de corridas de ruas do país.

No ano passado, Kipsang não participou da corrida, mas em 2013, 2014 e 2016 ficou em primeiro lugar. O atleta de 29 anos ficou em 3º lugar na Corrida de São Silvestre no último dia 31.

Com mais essa vitória, Edwin se iguala aos maiores vencedores da Corrida de Reis da história, Amauri Ribeiro e Daniel Lopes, que também conquistaram quatro títulos cada.

Com o seu tempo, Kipsang ficou a apenas quatro segundos de bater o recorde da prova, que é dele mesmo - 29 minutos e 13 segundos -, em 2014.

O segundo lugar ficou com o atleta de Uganda Maxsuell Kortek Rotich, que completou a prova em 29 minutos e 36 segundos. E, em terceiro outro queniano, Paul Kipkorir Kipkemoi, que fez em 29 minutos e 53 segundos.

Giovani dos Santos, que no ano passado venceu a prova, ficou em quarto lugar e foi o brasileiro mais bem colocado na prova.

O quinto lugar também ficou com outro brasileiro, Wendel Jerônimo de Souza, que fez o percurso em 30 minutos e 34 segundos, exatos 10 segundos a mais que Giovani dos Santos. Wendel é atleta da casa, de Pontes e Lacerda, interior de Mato Grosso. Ele fechou o pódio no masculino.

FEMININO

A queniana Paskalia Chepkorir, que foi a 5ª colocada na última edição da Corrida de São Silvestre, venceu a Corrida de Reis neste domingo. Ela completou o percurso de 10 km em 34 minutos e 23 segundos.

Essa é a primeira vez que a atleta de 29 anos participa da Corrida de Reis.

Já tem 11 anos que nenhuma atleta brasileira vence a corrida. A última a chegar em primeiro foi Lucélia de Oliveira Peres, em 2007. De lá para cá, só as quenianas chegaram ao 1º lugar do pódio.

Durante o percurso, Paskalia teve como forte concorrente a outra queniana, Esther Chesang Kakuri. A disputa foi acirrada até os metro finais, mas Paskalia mostrou mais força e cruzou a linha de largada em primeiro lugar, com uma diferença de 7 segundos.

Esther Chesang ficou em segundo lugar na corrida. O terceiro lugar ficou com a Mestawut Fikir Trunet, da Etiópia. A atleta de apenas 17 anos ficou em 9º lugar na Corrida de São Silvestre.

Apenas na 4ª posição apareceu a primeira brasileira. E foi uma atleta de Mato Grosso, Jéssica Suzan Rodrigues Santos. Elaine Nascimento Gama, também de Mato Grosso, fechou o pódio na 5ª colocação.

Hegemonia

Nas últimas 11 edições da Corrida de Reis, o título está com as atletas do Quênia. Desde 2008, quando Alice Timbilili chegou no lugar mais alto do pódio, que as africanas não dão chances para as demais.

Fonte: Globo Esporte