Runner Brasil

77ª Corrida Internacional de São Silvestre

 

Os textos e as fotos abaixo foram obtidos no site oficial da prova

 

  Wander Roberto/Gazeta Press

Wander Roberto/Gazeta Press

  Jifar venceu sem dificuldades

São Paulo (SP) - O terceiro colocado da São Silvestre 2000, o etíope Tesfaye Jifar, é o grande campeão da 77ª Corrida Internacional de São Silvestre. Liderando de ponta a ponta, ele não teve problemas para garantir a vitória no tempo de 44min15.

"Achei o clima muito quente. Os últimos três quilômetros da prova foram muito difíceis e os quenianos que estavam ao meu lado eram muito forttes. Gostei bastante de participar", disse o atleta, que completou sua segunda São Silvestre. Na edição de 2000, Jifar terminou em terceiro, com o tempo de 43min59.

O corredor tem uma carreira no esporte considerada curta. Corre há apenas quatro anos. Jifar recebeu a influência do irmão, Habbe Jifar, que era especialista nos 10 mil m, chegando a fazer o tempo de 27min06.

Mas experiência definitivamente parece não fazer falta ao atleta. Afinal, ele coleciona importantes conquistas em sua curta carreira. Logo na estréia em provas de longa distância, em 1999, Jifar venceu a Maratona de Amsterdã, com 2h6min49, nada menos que o oitavo melhor tempo do mundo.

Depois disso o atleta não parou mais. Neste ano consagrou-se como um dos corredores de maior destaque da atualidade ao vencer a Maratona de Nova York, na qual quebrou o recorde que vigorava há 12 anos, com o tempo de 2h7min43.

Jifar tem uma dificuldade a mais nas corridas, porque é cego do olho direito. "Levei uma chifrada de um touro na fazenda da minha família quando tinha uns 13 anos", justifica o atleta que, mesmo assim, conseguiu a primeira colocação.

Com a vitória, Jifar garante, por mais um ano, a hegemonia africana na São Silvestre. Desde 1997, quando o brasileiro Emerson Iser Bem ficou com o título, as vitórias foram para o país africano do Quênia, representado por Paul Tergat. Nos últimos dez anos, os africanos chegaram ao ponto mais alto do pódio sete vezes.

 

  Wander Roberto/Gazeta Press

Wander Roberto/Gazeta Press

  Marílson terminou a prova em quarto lugar, com 44min43s

São Paulo (SP) - Marílson Gomes dos Santos foi o brasileiro melhor colocado na 77ª Corrida Internacional de São Silvestre, repetindo a colocação de 1999, quando também foi o melhor corredor nacional. Ele completou em quarto lugar coma marca de 44min43s.

Vanderlei Cordeiro de Lima, melhor brasileiro em 2000, ocupou a quinta colocação, marcando 44min55s. O queniano Guilbert Okari foi o segundo, com 44min32s, e o tanzaniano John Yuda, o terceiro, com 44min37s. O recorde da prova continua sendo de Paul Tergat, do Quênia, que estabeleceu a marca de 43min12s em 1995.

 

Fabio Sabba/Gazeta Press

Fabio Sabba/Gazeta Press

  O 5° lugar deixou o atleta animado

São Paulo (SP) - O atleta Vanderlei Cordeiro de Lima, quinto colocado na 77ª Corrida Internacional de São Silvestre, enfatizou que esse resultado compensa o tormento sofrido antes do Mundial de Edmonton (Canadá), em agosto, quando uma contusão impediu a sua participação na prova de maratona e o deixou cinco meses afastado das competições. "Estou muito feliz. Vou começar 2002 com tudo", diz, otimista. 

 

  

Wander Roberto/Gazeta Press

Wander Roberto/Gazeta Press

  Queniano concluiu o percurso com o tempo de 44min32

São Paulo (SP) - Nos seis últimos anos o domínio queniano foi quase absoluto na São Silvestre. O pentacampeão Paul Tergat venceu em 1995, 96, 98, 99 e 2000. Apesar desta tradição, o queniano Guilbert Okari (44min32), segundo colocado na edição 2001 da competição, disputada nesta segunda-feira, em São Paulo (SP), afirma que não sentiu o peso da responsabilidade.

"Pude correr com desenvoltura, acreditando que poderia ir bem", garante. "Fiquei feliz com o segundo lugar porque o Quênia é mesmo muito forte na modalidade". Este ano, o etíope Tesfaye Jifar Ragassa levou a melhor e conquistou o título, concluindo o percurso em 44min15.

Okari chegou a liderar a corrida em parte do trajeto, mas teve que diminuir o ritmo por causa de dores no joelho direito. "Senti o joelho e tive que diminuir as passadas", recorda.

A São Silvestre foi a segunda prova de 15 quilômetros disputada pelo queniano. Aos 22 anos, em seu primeiro como profissional, ele está mais acostumado a participar de provas de cinco ou dez quilômetros. Da primeira vez, Okari ficou em quarto lugar, agora conquistou o segundo. Por isso, não titubeia em assegurar que a distância é bastante "interessante". Seu melhor resultado nesta temporada era o primeiro lugar em uma corrida de 10 quilômetros disputada nos Estados Unidos.

Por não conhecer o percurso, Okari ressalta que disputou a prova sem a expectativa de vencer. O vice-campeão afirma que se for convidado volta para a edição de 2002.

Segundo ele, as etapas mais difíceis da corrida foram a descida (Consolação) e subida (Brigadeiro). "Não esperava encontrar uma subida e uma descida tão fortes", afirma.

A São Silvestre foi a primeira prova disputada por Okari fora do circuito Quênia-Estados Unidos. Ao seu lado no pódio ficaram John Yuda (44min37), da Tanzânia, e os brasileiros Marilson Gomes dos Santos (44min43) e Vanderlei Cordeiro de Lima (44min55).
 

Wander Roberto/Gazeta Press

Wander Roberto/Gazeta Press

  São Silvestre foi a primeira prova de 15 quilômetros disputada por John Yuda

São Paulo (SP) - Terceiro colocado na 77ª Corrida de São Silvestre, John Yuda (44min37), da Tanzânia, fez sua estréia nos percursos de 15 quilômetros. Assim como o queniano Guilbert Okari (44min32), segundo colocado na prova desta segunda-feira, ele também tem mais experiência nas provas de cinco e dez quilômetros, com a diferença de já haver participado do Mundial de Meia-Maratona deste ano, quando também ficou em terceiro.

Yuda retorna ao seu país nesta terça-feira, satisfeito com a classificação obtida na São Silvestre. O resultado também fez com que o corredor afirmasse a intenção de participar novamente da prova, caso seja convidado.

O etíope Tesfaye Jifar Ragassa (44min15) foi o vencedor da prova. Os brasileiros Marilson Gomes dos Santos (44min43) e Vanderlei Cordeiro de Lima (44min55) completaram o pódio em quarto e quinto lugar, respectivamente.

 

Gilberto Marques/Gazeta Press

Gilberto Marques/Gazeta Press

  Jifar não quer saber de comparações com Paul Tergat

São Paulo (SP) - "Não sou o (Paul) Tergat", deixa claro o etíope Tesfaye Jifar, vencedor da 77ª Corrida de São Silvestre, quando indagado sobre se quer igualar a marca do queniano pentacampeão da prova. "Represento apenas a mim e ao meu país", deixa claro.

Mesmo assim, ele se mostra animado para voltar a competir no Brasil. "Se me convidarem virei com o maior prazer", afirma o campeão, que não participou da festa da virada no hotel que está hospedado, em São Paulo. "Fui dormir", explica.

Apesar de querer conhecer a cidade, ele não terá tempo para isso, porque volta para casa ainda na tarde desta terça-feira.
 

Daniella Rocha / Gazeta Press

Daniella Rocha / Gazeta Press

  Vanderlei na festa dos atletas

São Paulo (SP) - Foram apenas 49 segundos a mais em relação ao tempo do ano passado, mas, desta vez, completar a prova foi bem mais difícil para Vanderlei Cordeiro de Lima. Em 2000, com o tempo de 44min06s, ele foi o brasileiro melhor colocado, terminando em quarto lugar. Em 2001, com 44min55s, ficou em quinto, atrás do brasileiro Marílson Gomes dos Santos. Foi uma vitória, de qualquer forma, depois de um longo período de afastamento das corridas. Vanderlei ficou mais de três meses se recuperando de uma lesão que o impediu de disputar a maratona no Mundial de Edmonton, Canadá, em agosto passado.

"Treinei bastante para subir ao pódio da São Silvestre. Mas comecei sem ritmo e tive de fazer uma corrida de recuperação", analisa. "Por isso, a emoção foi diferente desta vez".
 

Gilberto Marques/Gazeta Press

Gilberto Marques/Gazeta Press

  Atletas que subiram ao pódio foram premiados nesta terça

São Paulo (SP) - O auditório da Fundação Cásper Líbero, na avenida Paulista, ficou lotado na tarde desta terça-feira para receber os atletas de maior destaque na 77ª edição da Corrida de São Silvestre. Participaram do evento os cinco melhores de cada categoria, além dos 50 primeiros colocados da prova masculina e 30 da feminina.

Um dos momentos de maior emoção na festa foi a premiação das cinco melhores mulheres. No pódio, quatro eram brasileiras. Uma das mais animadas era Maria Zeferina Baldaia, que conquistou o título, com o tempo de 52min12 e, com a medalha nas mãos, não conteve a emoção.

"Ofereço este prêmio ao povo brasileiro, que me apoiou na competição e aproveito para desejar a todos saúde, paz e um ano de muitas conquistas", discursou a atleta, sob aplausos.

Na premiação masculina, a única ausência entre os cinco primeiros foi a de Vanderlei Cordeiro de Lima. Marilson Gomes dos Santos, brasileiro mais bem colocado, com a quarta colocação, comemorou mais uma vez. "É sempre uma honra correr a São Silvestre. E só por ter repetido minha melhor colocação (Marilson também foi quarto em 1999) fico muito feliz, pois o nível da prova está muito forte", disse o atleta.