NOTÍCIAS

23/06/2019

Brasileiros dominam a Maratona do Rio de Janeiro


A Maratona do Rio Cosan chegou a sua décima oitava edição com muita emoção. Neste domingo, 23 de junho, os atletas chegaram antes do sol raiar no Aterro do Flamengo para encarar os 42Km na Cidade Maravilhosa. Para a alegria do público, os brasileiros dominaram a prova. No masculino, Giovani dos Santos liderou do início ao fim e conquistou o primeiro lugar com o tempo de 2h18min48. Antonio Wilson Sousa Lima (2h20m05seg) e Edmilson Santana (2h20min47seg) completaram a festa verde e amarela. No feminino, também deu Brasil. Vitória de Cristiane Alves Silva, com o tempo de 2h50min23.


“Eu estou muito feliz com essa conquista. Ganhar a Maratona do Rio não é para qualquer um. Ainda estou me adaptando às provas de 42km, é um desafio para mim. Vim tentar o índice olímpico, que apesar de chegar até o KM30 com ele, infelizmente não rolou. Mas, foi uma manhã incrível e quero voltar ano que vem para quem sabe, brigar pelo bi”, disse Giovani dos Santos.

Tanto no masculino quanto no feminino, as vitórias de Giovani e Cristiane quebraram um jejum longo de vitórias brasileiras na Maratona do Rio. Desde 2014, quando o atual terceiro colocado, Edmilson Santana venceu com o tempo de 2h17min12 nenhum brasileiro conquistava a prova.

No feminino, o período era ainda maior, quase completando uma década sem uma brasileira no topo. A última vez foi em 2010, com Sirlene de Sousa de Pinho, terminando com 2h43min15.


“Como foi minha primeira vez aqui (na Maratona do Rio Cosan), meu objetivo era ficar entre as cinco do pódio. Então eu fiquei ali entre as meninas. Mas no decorrer da prova eu fui desenvolvendo e fui surpreendida com o primeiro lugar. Não tenho palavras para agradecer. Treinei bastante para estar aqui e vim com o objetivo de subir no pódio. Acabei sendo a primeira, então, é muita gratidão”, disse Cristiane empolgada com o resultado.

Completaram o pódio feminino a queniana Monica Cheruto, com 2h51min52seg, e a também brasileira Roselaine Souza Ramos (2h52min49seg).

A largada da prova aconteceu às 5h30, no Aterro do Flamengo. De lá, os atletas seguiram em direção ao Centro da cidade, relembrando um percurso histórico, que também foi explorado no Jogos Olímpicos Rio 2016. Depois passaram pela Marina da Glória, Monumento dos Pracinhas, Praça XV, Igreja de São José, Candelária, Pira Olímpica, Centro Histórico e Boulevard Olímpico mantendo a tradição dos cartões postais da cidade. Na sequência, retornaram para o Aterro, seguindo para Copacabana e Ipanema até a fazer a volta no final da praia do Leblon, voltando em direção ao Aterro, passando também pelo Leme no trajeto de volta.

Além da disputa pelo título, vale destacar a participação de cerca de 11 mil corredores amadores que coloriram as ruas do Rio ao longo do percurso de 42km. Sem contar, os 3 mil atletas inscritos no Desafio Cidade Maravilhosa, que depois de correrem os 21km da Meia Maratona Olympikus no sábado, hoje encararam os 42km da Maratona do Rio Cosan.

O maior evento de corrida da América Latina, a Maratona do Rio reuniu neste final de semana cerca 40 mil pessoas pelas ruas do Rio de Janeiro, nas provas de 42Km (Maratona do Rio Cosan), 21Km (Meia Maratona Olympikus), 10Km, 5Km, Maratoninha Gloob e o Desafio Cidade Maravilhosa (21Km + 42Km), além de atrações da Maratona com Arte, que contou com shows no percurso e na arena e do Maratona Parade.

Resultados

Maratona - Masculino

1- Giovani dos Santos (Brasil) – 2h18min48s
2- Antonio Wilson Sousa Lima (Brasil) – 2h20min05
3- Edmilson dos Reis Santana (Brasil) 2h20min47
4- William Kimbor (Quênia) – 2h22min14
5- Antonio de Souza Dias (Brasil) 2h23min04

Maratona - Feminino
1- Cristiane Alves Silva (Brasil) – 2h50min23
2- Monica Cheruto (Quênia) – 2h51min52
3- Roselaine Souza Ramos Benites (Brasil) – 2h52min49
4- Conceição de Maria Carvalho de Oliveira (Brasil) – 2h57min03
5- Maurine Jelagat Kipchumba (Quênia) – 2h59min03

Os resultados serão disponibilizados no site do evento: www.maratonadorio.com.br

Fonte: Divulgação